Produtividade: o que é e como melhorar?

Motivar a equipe e investir em tecnologia são algumas alternativas para aumentar a produtividade. Saiba mais!

A produtividade é um dos grandes desafios de qualquer negócio, sobretudo quando falamos de empresas que trabalham com delivery. É preciso atender às demandas com agilidade sem comprometer a qualidade do preparo dos itens.

É importante que você conheça as práticas para aumentar a produtividade do seu estabelecimento. O objetivo é conseguir preparar os itens com mais eficiência e entregar os pedidos em menos tempo.

A seguir, entenda o que é produtividade no trabalho e quais ações ajudam a alcançar esse objetivo.

O que é produtividade?

O termo produtividade está associado à capacidade de executar mais tarefas em um determinado período. Porém, não basta apenas aumentar a produção para que a ação seja definida como produtiva.

A execução das tarefas deve estar relacionada à qualidade, eficiência e constância. Priorizar o que é mais urgente e focar a atenção naquilo é indispensável para manter a alta produtividade de um negócio.

Também é importante otimizar os recursos e saber controlar a gestão do tempo, a fim de produzir em menor período. Para Junior Peto, proprietário do Johns Burger, você precisa prestar atenção aos negócios à sua volta. Dessa forma, “você sempre consegue achar alguma coisa para agregar ao seu delivery”.

Por que a produtividade é importante?

Para quem trabalha no ramo de alimentos, principalmente com entrega por delivery, tempo é um fator crucial. É importante buscar meios para reduzir o tempo de preparo dos itens sem prejudicar a qualidade do alimento.

Junior Peto ressalta que é preciso “se preparar com antecedência para não ser surpreendido”. Dessa forma, um aumento de demanda inesperada não pode afetar o ritmo de entrega.

Quanto maior a produtividade, mais pedidos podem ser entregues em menos tempo, resultando na satisfação dos clientes. Além disso, empreendimentos produtivos têm o planejamento eficiente como base.

Esse plano faz com que os negócios sejam capazes de reduzir custos de produção, desde a matéria-prima até o orçamento com gestão de pessoas.

Em um restaurante, isso se traduziria, por exemplo, na redução do tempo de preparo dos itens, do desperdício de insumos e da necessidade de contratar mais colaboradores.

Como aumentar a produtividade?

Após conhecer os pilares da produtividade e sua importância, conheça algumas práticas para alcançar esse objetivo no seu ambiente de trabalho.

Trabalhe a motivação da equipe

Uma equipe motivada se empenha ainda mais para alcançar os objetivos estabelecidos. Crie metas realistas e ofereça todos os equipamentos e recursos necessários para a execução das tarefas. Dê atenção também para a gestão de escala e aos feedbacks dos seus colaboradores.

Monitore de perto a produtividade

Acompanhe as tarefas que estão sendo executadas e monitore o tempo dedicado a cada uma. Assim, você pode identificar variações de desempenho e corrigir o que estiver interferindo na produtividade da equipe.

A dica de Junior Peto é “cuidar do pré-preparo para que, quando chegar o pedido, você já estar pronto e alinhado para ser o mais rápido possível”.

Invista em tecnologia

A automação de processos permite que tarefas simples e repetitivas sejam realizadas de forma automática. Investir em softwares de gestão é uma alternativa que precisa ser considerada no seu negócio.

Assim, os colaboradores podem dedicar mais tempo para a realização de outras tarefas, aumentando a produtividade e o nível de entrega.

Neste post, você entendeu como melhorar a produtividade impacta a produção e entrega dos pedidos por delivery. Por esse motivo, comece a investir em práticas para aumentar o desempenho no seu estabelecimento e atender às demandas com mais agilidade e eficiência.

Confira e baixe agora a nossa Planilha de Alocação de Funcionários e tenha mais controle na gestão dos seus colaboradores!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery