Profissionais de comércios alimentícios gostam de explorar a criatividade e desenvolver novos pratos e combinações. No entanto, para o estabelecimento se dar bem no mercado, nada melhor do que apostar também em opções mais tradicionais. Uma delas é tão amada e popular que ganhou até a sua própria data: o Dia do Macarrão.
O alimento é um dos preferidos dos brasileiros e pode ser complementado com diversos acompanhamentos, como carnes, frutos-do-mar e molhos variados.
Confira o post para entender o que é o Dia do Macarrão, curiosidades sobre o alimento e descobrir como explorar essa data!
Quando é o Dia do Macarrão?
O Dia Mundial do Macarrão é comemorado no dia 25 de outubro. A data especial existe desde 1995, quando ocorreu a primeira edição do Congresso Mundial da Pasta, em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. No Brasil, a celebração ocorre desde 2014.
Depois, outros países aderiram ao calendário, como Estados Unidos, Turquia, México, Alemanha e Venezuela. Contudo, só algumas poucas nações rivalizam com o Brasil quando o assunto é consumo e produção de macarrão.
De acordo com uma pesquisa de 2019 da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), cada brasileiro consome aproximadamente 6 kg de macarrão por ano, e a iguaria está em 99,3% das casas do país.
Em relação ao consumo, o campeão, como se pode imaginar, é a Itália: de acordo com o estudo, o consumo pode chegar a 25,3 kg por pessoa no país da bota — mais de três vezes o consumo brasileiro.
Como foi a invenção do macarrão?
A origem exata do alimento ainda é cercada de mistério. Afinal, há registros de consumos de massas similares, que podem ter evoluído para uma versão bem parecida com o macarrão atual, em civilizações muito antigas, como os povos assírios e babilônicos.
Outros relatos indicam que o macarrão foi criado em 2.500 a.C., quando agricultores descobriram que conseguiam moer cereais e misturá-los com água para obter uma pasta que poderia ser cozida ou assada.
O trigo, um dos principais ingredientes na composição do macarrão, é originalmente asiático. Por isso, a versão mais famosa da disseminação do alimento é a de que o aventureiro italiano Marco Polo teria trazido a iguaria da China, no século XIII.
De lá, ele trouxe uma mistura de farinha e água com formato de espaguete, como é conhecido o alimento hoje em dia. Até mesmo por conta do aventureiro, os italianos se tornaram os maiores difusores e consumidores do macarrão.
Qual é o maior produtor de macarrão do mundo?
O fato de o Congresso Mundial de Macarrão ter ocorrido em Roma já oferece uma dica sobre a resposta. A Itália lidera o ranking, seguida pelos Estados Unidos. No país europeu, as massas são tão populares que é possível encontrar mais de 500 tipos diferentes.
Por muito tempo, somente as elites do país europeu tinham acesso ao alimento. No início, a massa era produzida de forma rudimentar, com as pessoas esmagando os grãos de farinha com os pés.
Muito tempo depois, o rei Francesco I exigiu normas de higiene mais rigorosas para a produção do alimento. Surgiram as prensas hidráulicas, que ampliaram a fabricação das massas e possibilitarem que o macarrão se espalhasse pela Europa, com a expansão marítima, por volta de 1800.
O surgimento de mais de 500 tipos de massas só foi possível devido à engenhosidade dos italianos com a incorporação da farinha de grano duro. Nas décadas seguintes, a versatilidade no preparo se espalhou para o mundo.
Qual é a produção de massas no Brasil?
Os italianos que migraram para o Brasil no século XIX trouxeram a massa para cá. Pela facilidade do preparo, do baixo custo e, óbvio, pelo sabor delicioso, não demorou muito para que ela fosse assimilada por aqui e introduzida nos hábitos alimentares dos brasileiros.
Não à toa, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de macarrão, logo após os Estados Unidos, de acordo com o estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO).
Conforme o levantamento da Abimapi, as massas secas são as preferidas dos brasileiros, respondendo por cerca de 81% do consumo no país. Alguns exemplos dessa modalidade são:
- tradicional;
- sêmola;
- integral;
- grano duro;
- com ovos.
Depois das secas, a preferência nacional é pelas instantâneas, com um percentual de 14,7. As massas frescas fecham a lista das favoritas dos brasileiros, com 4%.
Como os estabelecimentos brasileiros podem explorar a data?
Como o estudo da Abimapi deixou bem claro, brasileiros estão entre as pessoas que mais consomem a massa no mundo. Os estabelecimentos podem explorar essa preferência no marketing estratégico do negócio, uma vez que consumidores não vão faltar.
E o Dia do Macarrão é uma ótima oportunidade para isso, já que dá um motivo especial para se falar do tema, contar curiosidades sobre a iguaria, criar promoções especiais e anunciar novos sabores no cardápio. Tudo isso pode ser bastante trabalhado no marketing digital.
Um ponto interessante é que o macarrão é versátil: pode ser oferecido em versões mais simples, como parte de um PF (prato feito), com preço acessível, ou em versões mais rebuscadas e com um valor agregado maior. Profissionais de cozinha podem exercer a criatividade na hora de misturar a massa com complementos diversos.
Outra abordagem que pode ser explorada por comércios alimentícios é a de que o macarrão não é necessariamente um inimigo das dietas. Conforme o depoimento de uma nutricionista em uma matéria do G1, 100 gramas do alimento cozido têm a mesma quantidade de carboidratos que uma banana.
Assim, estabelecimentos que apostam em uma alimentação balanceada podem evitar molhos gordurosos para acompanhar as massas. Uma dica interessante é incluir uma proteína para reduzir o impacto do carboidrato.
Do mesmo modo, evitar servi-lo junto com pães é uma boa ideia, já que os dois são carboidratos e a combinação pode não ser bem recebida por quem segue dietas. Para estabelecimentos que queiram se destacar como referências de comidas leves, essas dicas podem ser incorporadas ao marketing do restaurante.
O Dia do Macarrão é uma data que pode ser muito útil para a divulgação do estabelecimento alimentício e a identidade do negócio. Além disso, como visto, ele é um alimento adorado e consumido com regularidade no Brasil, o que torna o público em potencial bastante amplo.
Além de levar em conta essas interessantes oportunidades de marketing, baixe as planilhas de gestão gratuitas para complementar as suas estratégias de negócio!
Uma resposta