Imagine entrar na mente do seu público-alvo, saber o que ele deseja e oferecer atendimentos, produtos e serviços mais adequados. Embora pareça improvável, isso já pode ser feito com a utilização de algumas ferramentas, como o mapa da empatia. Trata-se de um recurso usado para desenhar o perfil do seu público com base nos sentimentos dele.
Portanto, se você tem um empreendimento e deseja alcançar melhores resultados ao entender como o consumidor pensa, continue a leitura deste post para saber o que é mapa de empatia e como criar o seu!
O que é mapa de empatia?
O mapa de empatia é uma ferramenta que as marcas utilizam para compreender melhor as suas personas. Com esse recurso, torna-se possível classificar os comportamentos do cliente conforme o que ele pensa, faz, escuta, vê e sente.
Portanto, é um mecanismo que traz um nível mais completo de compreensão sobre quem pretende se envolver com o seu negócio para a compra ou contratação de algum serviço/produto.
Por exemplo, se você é dono de um restaurante e consegue entender o seu cliente com mais empatia, será possível resolver os problemas que ele apresenta com mais precisão, podendo atraí-lo com campanhas mais eficientes.
Como criar um mapa de empatia?
Após entender melhor como essa ferramenta de marketing contribui para o negócio, é necessário aprender a usá-la.
Primeiramente, lembre-se de criar uma persona para a sua empresa e estude o seu comportamento e as principais características. A persona é um personagem semi-fictício que representa o perfil do seu consumidor ideal. Com ela, você consegue entender dados demográficos e comportamentais desse público.
Após estruturar sua persona, chegou a hora de criar o seu mapa de empatia. Confira os passos!
Identifique o que a persona vê
Nesse passo, é necessário identificar e compreender o que a persona observa no cotidiano. Basicamente, você deve questionar onde ela está inserida e como vê o mundo. Por exemplo:
- quais sites a persona lê;
- como é o mundo em que ela vive;
- quais jornais, livros e revistas ela consome;
- quem são seus amigos.
Saiba o que ela ouve
Aqui, compreender quais são os estímulos musicais e assuntos pelos quais o público se interessa é muito importante, porém, não é o suficiente.
É fundamental descobrir quem influencia sua persona e em quais meios isso acontece. Assim, levante aspectos como:
- por quem sua persona tem admiração;
- quais são as suas marcas favoritas;
- quem são os seus ídolos;
- quais são os meios de comunicação prediletos.
Perceba o que ela sente e pensa
Depois, investigue a questão emocional da persona e compreenda o que ela sente e pensa diante do mundo. Entenda quais são os pensamentos, sensações e ideias que seu produto desperta na mente dos clientes.
Você pode fazer perguntas sobre os seus sonhos, suas preocupações, suas sensações e os pensamentos que influenciam seu comportamento.
Uma ótima ideia é implementar o PDCA, um método de gestão cujo objetivo é melhorar a qualidade dos processos em um empreendimento.
Levante o que ela fala e faz
Nesse passo, preencha os dados sobre o comportamento da persona, tendo em mente seus serviços e produtos. Quais ações ela realiza durante a decisão de compra? Procure saber:
- as mensagens que ela transmite nas redes sociais;
- os passatempos;
- as mensagens que utiliza;
- os assuntos de interesse.
Conheça suas dores
Nessa parte do mapa de empatia, inclua as dores da persona, assim como suas dificuldades, desafios e problemas. Para conhecer as verdadeiras dores do público-alvo, entenda:
- com o que ele sofre;
- quais são suas preocupações;
- quais problemas deseja resolver;
- quais os obstáculos enfrentados.
Entenda suas necessidades
Dores e necessidades formam uma ligação de causa e efeito. Afinal de contas, ao conhecer as insatisfações, incômodos e problemas da persona, é possível acessar suas necessidades. Portanto, procure saber:
- o que pode deixar a persona feliz;
- quais são os seus sonhos e como realizá-los;
- como resolver seus problemas.
O mapa de empatia é uma ferramenta indispensável para que você consiga compreender profundamente a realidade de seus clientes. Por isso, aproveite o passo a passo trazido aqui e utilize esse recurso em seu empreendimento. Assim, você certamente alcançará melhores resultados!
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite a visita no blog e baixe agora mesmo o guia completo de Marketing para seu negócio!