O envio de talheres, canudos e guardanapos descartáveis no delivery podem gerar um grande volume de lixo de forma desnecessária, além de representar um gasto a mais para o seu negócio na compra desses insumos.
Para minimizar a produção de lixo de delivery, nasceu o programa Amigos da Natureza. Essa iniciativa do iFood já diminuiu o envio de descartáveis a mais de 240 milhões de pedidos.
Saiba como você pode reduzir a emissão de lixo e ainda otimizar seus custos com insumos!
Amigos da Natureza
O programa Amigos da Natureza opera de 2 formas, para ir de acordo com cada restaurante, avisando ao consumidor que aquele estabelecimento não envia descartáveis ou perguntando aos clientes se desejam receber descartáveis no momento de conclusão de um pedido.
Mais de 110 mil estabelecimentos do iFood já fazem parte do programa, com uma taxa de recusa de descartáveis em 82% dos pedidos. Além disso, um estudo do iFood também constatou que mais de 90% dos descartáveis enviados são descartados pelo cliente sem mesmo usar.
Além de economizar na compra de insumos, você ajuda a combater o consumo excessivo de plástico, que demora muito tempo para se decompor na natureza, gerando acúmulo de lixo em oceanos e florestas, sendo consequentemente prejudicial à saúde humana.
Adesão ao programa
O programa Amigos da Natureza tinha uma adesão opcional no iFood, mas entendemos que para auxiliar todas as lojas parceiras a otimizarem os custos com insumos e também evitar a circulação de plástico, a adesão tornou-se automática a todas as lojas aptas parceiras.
Ao receber um pedido pelo Gestor de Pedidos, você será informado se o cliente deseja ou não receber descartáveis. Por isso, não deixe de informar sua equipe operacional sobre a mudança, reforçando a importância do programa para o seu negócio e para o próprio meio ambiente.
O Amigos da Natureza é uma iniciativa 100% gratuita e que não afeta sua operação e nem sua reputação ou quantidade de pedidos na plataforma. Na verdade, empresas no geral que levam a sustentabilidade a sério, tem mais visibilidade positiva com os consumidores.
Quer adotar outras iniciativas sustentáveis a seu negócio? Conheça as embalagens biodegradáveis e saiba como escolhê-las para seu delivery!
127 respostas
Isso é bom e agradável mesmo ?
???
Ótimo..mas tem que ser obrigatoriamente para todos os clientes responder
Só consegui fechar o pedido se escolher a questão dos descartáveis
Oi, Regina. Recomendamos também o uso do chat com o cliente para facilitar a comunicação. 🙂
Ótimo
? ?
Mando só se pedem
Dessa forma você contribui com o meio ambiente, para um mundo mais sustentável. ?
Nosso estabelecimento aderiu ao programa desde o inicio e além de trazer economia ao restaurante traz muito beneficio ao meio ambiente além de nos deixar mais bem visto pelos clientes
É ótimo ler esse relato sobre o seu estabelecimento, Cleber. ?
Nossa loja não trabalha com envio de talheres, não temos. Em função deste programa alguns clientes estão solicitando talheres que não temos para enviar. Como faço para desativar essa possibilidade.
Oi, Ivan. Entra em contato com nosso atendimento por meio do Portal do Parceiro, na aba Chamados e ajuda.
Ótimo incentivo
Você já participa do programa, Daniel? ?
?????Minha loja já faz parte a mais de 2 anos
Vamos juntos para mais 2 anos! ? ? ?
Parece boa a iniciativa, porém o cliente diz que não quer e quando chega o pedido ele avalia mal reclamando que não foi um determinado descartável.
Na nossa empresa existem descartáveis que não podem deixar de ir junto ao produto.
Dessa forma passamos a ignorar a mensagem pois já percebemos que os clientes não entenderam a campanha e avaliam com mal a empresa que não manda, no nosso caso.
Oi, Rossan. Incentivamos sempre o uso do chat com o cliente para tornar essa relação cada vez melhor.
Estou tentando adicionar minha loja na campanha amigos da natureza , porém sem sucesso, ja abri dois chamados e falei com dois atendentes diferentes que não resolveram, gostaria de receber o selo,poderiam me ajudar ?
Oi, Alberto. Poderia informar o número do chamado para verificarmos internamente?
foi uma otima iniciativa, parabens ifood!
Você já faz parte o programa? Compartilhe conosco.
muito bom !!!!!!
? ? ❤️
muito top !!!!!!!!!!
Conte com a gente!
Amei essa iniciativa, Top d + …
? ?
Devemos nos unir para preservar a nossa natureza,somente cada um de nós,agindo dessa forma,iremos ter uma Natureza, linda e maravilhosa,como Deus criou…
Esse pensamento é importantíssimo para seguirmos para um mundo mais sustentável. ? ?
Como eu faço pra ter esse selo, já procurei e não encontrei e não tenho acesso ao chat mais não porque.
Gostaria de me tornar loja amiga da natureza e não consigo, como faço?
Oi Thais! A adesão no programa tornou-se automática a todas as lojas aptas parceiras. Para saber mais sobre como funciona, acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/embalagens-sustentaveis/
Não está ativo em todas. Minhas lojas não possuem. Estava procurando por esta opção para ativar nas minhas lojas pois não está sendo perguntado ao cliente e nem chega a nós. Além disso é muito ineficiente buscar ativar essas coisas na plataforma. A opção que tenho é criar um complemento, mas isso não parece ser eficiente se o ifood já tem essa opção.
Oi Guilherme. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Olá boa tarde gostaria de saber como nossa loja de vinhos pode aderir a este programa pois não temos como um restaurante mas nossas embalagens são descartáveis de papelão.
Obrigado aguardo.
Oi, Andre! Para contato com o suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa ou loja temporariamente fechada, promoções, nossos programas), o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.