Conheça o programa Amigos da Natureza

Conheça o programa Amigos da Natureza e saiba como, junto ao iFood, você pode contribuir na preservação dos recursos naturais!

O envio de talheres, canudos e guardanapos descartáveis no delivery podem gerar um grande volume de lixo de forma desnecessária, além de representar um gasto a mais para o seu negócio na compra desses insumos.

Para minimizar a produção de lixo de delivery, nasceu o programa Amigos da Natureza. Essa iniciativa do iFood já diminuiu o envio de descartáveis a mais de 240 milhões de pedidos.

Saiba como você pode reduzir a emissão de lixo e ainda otimizar seus custos com insumos!

Amigos da Natureza

O programa Amigos da Natureza opera de 2 formas, para ir de acordo com cada restaurante, avisando ao consumidor que aquele estabelecimento não envia descartáveis ou perguntando aos clientes se desejam receber descartáveis no momento de conclusão de um pedido.

Mais de 110 mil estabelecimentos do iFood já fazem parte do programa, com uma taxa de recusa de descartáveis em 82% dos pedidos. Além disso, um estudo do iFood também constatou que mais de 90% dos descartáveis enviados são descartados pelo cliente sem mesmo usar.

Além de economizar na compra de insumos, você ajuda a combater o consumo excessivo de plástico, que demora muito tempo para se decompor na natureza, gerando acúmulo de lixo em oceanos e florestas, sendo consequentemente prejudicial à saúde humana.

Adesão ao programa

O programa Amigos da Natureza tinha uma adesão opcional no iFood, mas entendemos que para auxiliar todas as lojas parceiras a otimizarem os custos com insumos e também evitar a circulação de plástico, a adesão tornou-se automática a todas as lojas aptas parceiras.

Ao receber um pedido pelo Gestor de Pedidos, você será informado se o cliente deseja ou não receber descartáveis. Por isso, não deixe de informar sua equipe operacional sobre a mudança, reforçando a importância do programa para o seu negócio e para o próprio meio ambiente.

O Amigos da Natureza é uma iniciativa 100% gratuita e que não afeta sua operação e nem sua reputação ou quantidade de pedidos na plataforma. Na verdade, empresas no geral que levam a sustentabilidade a sério, tem mais visibilidade positiva com os consumidores.

Quer adotar outras iniciativas sustentáveis a seu negócio? Conheça as embalagens biodegradáveis e saiba como escolhê-las para seu delivery!

127 respostas

  1. Ótimo..mas tem que ser obrigatoriamente para todos os clientes responder
    Só consegui fechar o pedido se escolher a questão dos descartáveis

  2. Nosso estabelecimento aderiu ao programa desde o inicio e além de trazer economia ao restaurante traz muito beneficio ao meio ambiente além de nos deixar mais bem visto pelos clientes

  3. Nossa loja não trabalha com envio de talheres, não temos. Em função deste programa alguns clientes estão solicitando talheres que não temos para enviar. Como faço para desativar essa possibilidade.

  4. Parece boa a iniciativa, porém o cliente diz que não quer e quando chega o pedido ele avalia mal reclamando que não foi um determinado descartável.
    Na nossa empresa existem descartáveis que não podem deixar de ir junto ao produto.

    Dessa forma passamos a ignorar a mensagem pois já percebemos que os clientes não entenderam a campanha e avaliam com mal a empresa que não manda, no nosso caso.

  5. Estou tentando adicionar minha loja na campanha amigos da natureza , porém sem sucesso, ja abri dois chamados e falei com dois atendentes diferentes que não resolveram, gostaria de receber o selo,poderiam me ajudar ?

  6. Devemos nos unir para preservar a nossa natureza,somente cada um de nós,agindo dessa forma,iremos ter uma Natureza, linda e maravilhosa,como Deus criou…

  7. Como eu faço pra ter esse selo, já procurei e não encontrei e não tenho acesso ao chat mais não porque.

  8. Não está ativo em todas. Minhas lojas não possuem. Estava procurando por esta opção para ativar nas minhas lojas pois não está sendo perguntado ao cliente e nem chega a nós. Além disso é muito ineficiente buscar ativar essas coisas na plataforma. A opção que tenho é criar um complemento, mas isso não parece ser eficiente se o ifood já tem essa opção.

    1. Oi Guilherme. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  9. Olá boa tarde gostaria de saber como nossa loja de vinhos pode aderir a este programa pois não temos como um restaurante mas nossas embalagens são descartáveis de papelão.
    Obrigado aguardo.

    1. Oi, Andre! Para contato com o suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa ou loja temporariamente fechada, promoções, nossos programas), o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro