Imagine que você está na praça de alimentação de um shopping. Há diversas opções de restaurantes para escolher, mas é preciso passar em cada um deles para conhecer o cardápio e saber se é um tipo de comida que você ou não. Parece trabalhoso, não é?!
O aplicativo iFood tem uma diversidade de restaurantes para atender aos diferentes gostos. Mas o diferencial é que o cliente não precisa passar por cada um deles, já que a inteligência da ferramenta oferece ao consumidor as lojas com mais potencial de efetuar um pedido.
Se você quer entender como funciona a visibilidade no aplicativo e aprender boas práticas que podem ajudar sua loja a aparecer no iFood para mais clientes, continue a leitura!
Como funciona a visibilidade no aplicativo iFood?
Os restaurantes não aparecem no iFood na mesma ordem para todos os clientes que utilizam a plataforma. Isso porque o iFood entende o comportamento do cliente e oferece as opções de loja que são mais adequadas às suas preferências.
A plataforma do iFood utiliza algoritmos para indicar os restaurantes aos clientes. Podemos entender os algoritmos como um conjunto de informações armazenadas e processadas. Essas informações vêm de dados comportamentais dos clientes.
Os algoritmos entendem, por exemplo, qual é o tipo de comida mais pedido pelo cliente, qual horário costuma fazer mais pedidos, qual é a média de dinheiro gasto em um pedido, além da localização do cliente.
Cada pessoa recebe sugestões únicas do aplicativo, justamente porque as pessoas têm preferências e comportamentos diferentes. Essa inteligência artificial ajuda os restaurantes a alcançarem o público certo, enquanto os clientes têm um acesso facilitado às lojas com mais potencial para fazer o pedido.
Ainda tem dúvidas? Imagine que você está acessando a Netflix para assistir a um filme. No seu perfil você encontrará várias sugestões de filmes e séries semelhantes aos que você já assistiu, porque a ferramenta entende o que você mais gosta de ver.
O iFood funciona de forma semelhante. A inteligência artificial entende o que o cliente mais gosta de pedir e dá sugestões de pratos e restaurantes.
Como um cliente descobre restaurantes no iFood?
Os algoritmos do iFood sugerem aos clientes aqueles restaurantes com mais potencial de fazer um pedido. Se um cliente costuma pedir comida brasileira na hora do almoço, por exemplo, ele receberá sugestões de restaurantes que oferecem essa categoria de prato.
Mas o algoritmo também considera o comportamento semelhante entre consumidores. Isso significa que se um grupo de clientes que costuma pedir comida brasileira está também pedindo comida saudável, as pessoas que têm um comportamento semelhante ao grupo receberão recomendações de restaurantes de comidas saudáveis.
Por isso, não se preocupe caso o seu restaurante não esteja aparecendo no seu aplicativo. Possivelmente, sua loja está sendo indicada aos clientes com mais aderência a seu cardápio.
Apesar de sugerir restaurantes mais parecidos com o comportamento do cliente, o iFood incentiva descobertas e experimentações. Por isso, eventualmente o algoritmo também sugere aos clientes alguns restaurantes diferentes daqueles que estão acostumados a pedir.
Já as lojas que acabaram de se cadastrar no aplicativo são inseridas em listas de forma aleatória, para incentivar que sejam descobertas. Assim, os primeiros pedidos são facilitados com um incentivo da inteligência artificial do iFood.
Por que o iFood trabalha com Inteligência Artificial?
A inteligência artificial consegue aprender padrões de comportamento dos clientes e auxiliar na tomada de decisões, além de promover uma melhor experiência de compra. O cliente gasta menos tempo escolhendo o que vai comer, já que o aplicativo indica as lojas que mais combinam com o comportamento dessa pessoa.
Os restaurantes também são beneficiados com a inteligência dos algoritmos do iFood. As lojas são expostas aos clientes de forma inteligente, conectando o restaurante às pessoas com mais potencial de realizarem um pedido.
Como funciona a recomendação de restaurantes?
De forma prática, a recomendação de restaurantes acontece a partir do momento em que o cliente abre o aplicativo. A inteligência do iFood busca pelos pedidos anteriores do cliente para conhecer seu comportamento de compra e, em seguida, verifica quais restaurantes atendem naquela região e turno em que o aplicativo foi aberto.
Com todos esses dados processados, o aplicativo apresenta a lista de restaurantes recomendados ao comportamento de compra daquela pessoa — essa lista também é conhecida como ranking de lojas.
O ranking de lojas é a ordem com que os estabelecimentos aparecem no aplicativo do cliente. Cada cliente visualiza um ranking único, de acordo com seus hábitos de compra. Mas vale considerar que diferentes fatores interferem na construção do ranking, como:
- novos restaurantes podem ter uma posição separada;
- os Super podem receber uma pequena preferência;
- restaurantes com boa performance em vendas também são priorizados.
Além do ranking da página inicial do aplicativo iFood, as lojas podem aparecer para os clientes em diferentes locais, como:
- lista de lojas;
- lista de pratos;
- lista de promoções;
- tela de busca no aplicativo
A construção do ranking não considera a média de avaliação dos clientes, o preço de entrega e a distância da loja até o cliente.
Como fazer seu restaurante aparecer no iFood?
O principal responsável por fazer você aparecer no iFood é o comportamento do consumidor. No entanto, você pode adotar boas práticas para garantir que seu cardápio está sendo visto pelas pessoas certas.
Insira boas fotos dos seus pratos
As fotos são responsáveis por atrair os olhares dos clientes e os incentivarem a pedir seus produtos. Mas não se preocupe em produzir fotos com equipamentos profissionais.
Você pode aprender a produzir boas fotos utilizando seu próprio celular. Escolha uma boa iluminação, faça um bom empratamento, procure o melhor ângulo e capriche na imagem. Isso é fundamental para valorizar seus produtos.
Entregue comida de qualidade
Não basta apenas produzir boas fotos. Os pratos entregues devem atender às expectativas dos clientes. Assim você consegue oferecer uma boa experiência de consumo e, consequentemente, ter mais visibilidade no aplicativo.
Faça uma descrição completa dos produtos
Descreva todas as informações relevantes dos produtos. Os clientes precisam saber tudo que contém no prato antes de pedir. Por isso, considere inserir as seguintes informações:
- ingredientes;
- método de preparo;
- adaptação a restrições alimentares;
- tamanho do prato;
- número de pessoas que serve.
Faça promoções de desconto e combos para aparecer no iFood
Ofereça condições especiais de compra a seus clientes, como frete grátis ou cupons de desconto. Essas ações colocarão seu restaurante em mais listas, além de oferecer um diferencial de compra aos consumidores.
Divulgue o link da sua loja no iFood nas redes sociais
Pegue o link que leva o consumidor diretamente à sua loja no aplicativo e compartilhe com os seus contatos nos canais que já costuma utilizar, como WhatsApp, Instagram e Facebook. Isso incentivará que mais pessoas comprem de você e, com o aumento de clientes bem atendidos, você pode ter mais visibilidade no iFood.
Para encontrar o link do seu restaurante você deve acessar a página do iFood pelo computador. Coloque a sua localização e, na aba de pesquisa, digite o nome do seu estabelecimento no iFood. Clique na sua loja e copie o link disponível no navegador — é aquela informação que aparece no espaço em que você digita o site que quer acessar.
Depois disso, é só compartilhar esse link com seus clientes nas redes sociais que você já utiliza.
Confira se sua loja aberta aos clientes
No Gestor de Pedidos do iFood, confira se sua loja está aberta aos consumidores. Basta verificar o status no canto superior direito da tela inicial.
Dê atenção à entrega
Todo processo de entrega da comida ao cliente deve ser visto com atenção. Garanta que os pratos estão saindo da sua loja com embalagens de qualidade, que garantam a temperatura e apresentação da comida.
A inteligência artificial do iFood conecta clientes e restaurantes com mais aderência. Por isso, foque em otimizar o seu cardápio para ser encontrado pelas pessoas certas e, com isso, você terá mais oportunidades de ter um bom desempenho no aplicativo.
Quer mais uma dica para aparecer no iFood? Conheça o Feed iFood e comece a divulgar seus pratos.
214 respostas
Muito bom!
Que bom que gostou, João! Aproveite e assine nossa newsletter para continuar recebendo mais conteúdos como este! ?
Me ajudem a vender muito Ms
Eu preciso comprar a prótese da minha mãe.ela perdeu a metade da perna então sei Ms o que fazer .
Oi, Débora! Estamos aqui para ajudar você a ter resultados ainda melhores no seu negócio. Além de acompanhar os conteúdos do blog iFood para Parceiros, sugiro que você acesse o material sobre funil de vendas no iFood. Juntos, a gente alimenta os seus planos!
Ótimas dicas obrigado!!vamos colocar em prática
Que bom que gostou, Anny! Aproveite para assinar nossa newsletter e receba outros materiais como este no seu e-mail! ?
Que bom que a plataforma ajuda os parceiros com toda dedicação!sou nova na plataforma mas seguindo o passo a passo da plataforma estou conseguindo crescimento .
Que bom que está conseguindo, Viviane! Quer mais uma dica? Acesse o material sobre funil de vendas no iFood e saiba como melhorar ainda mais o seu desempenho! ?
Tudo muito válido…. gostaria de oferecer cupons e não consigo.
Oi, Silmara! Temos um conteúdo sobre cupons de desconto do iFood. As dicas vão ajudar você!
Temos tido.bons resultados com ifood, e vídeos de várias pessoas nos ajudaram a ir implementando diversas estratégias. Preciso contratar mais um motoboy para dar conta de todas as entregas.
Oi, Flávio! Ficamos muito felizes em saber que você está tendo bons resultados! Confira nosso post sobre entrega de comida e conheça as soluções logísticas do iFood que podem ajudar você! 🙂
Minha comida é muito boa , só preciso ficar mais em cima na plataforma.
Oi, Renata! Hummm! Fiquei com vontade de experimentar seus pratos! Tenho certeza que é um sucesso! Além de colocar as dicas deste post em prática, sugiro que você confira nosso post sobre funil de vendas no iFood para melhorar ainda mais o desempenho da sua loja.
JÔ REFEIÇÕES otimo e bom para ambas partes
Oi, Jô! Estamos felizes por você ter gostado! Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais materiais diretamente no seu e-mail!
Gostei das dicas
Oi, Eliane! Agora é só colocar tudo em prática! Aproveite e confira o material sobre funil de vendas no iFood para crescer ainda mais!
Adorei as dicas, descritas acima.
Parabéns por terem a preocupação em esclarecer e dar dicas simples mas por isso mesmo valiosíssimas.
Que bom que você gostou, Cida! Agora é só colocar tudo em prática! Aproveite e confira nosso material sobre funil de vendas no iFood e continue crescendo com a gente!
Muito rica as informações, foi proveitoso a leitura.
Parabéns.
Que bom que gostou, Luís! ?
Aproveite para assinar nossa newsletter e receba mais conteúdos no seu e-mail.
Super satisfeito
Que bom, Deoclecio! Continue acompanhando nossas dicas! Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos no seu e-mail.
Tem como ter duas lojas ou estar em duas categorias?
Oi, Ana! Você pode estar em duas categorias diferentes, caso faça sentido com o seu cardápio. Nosso conteúdo sobre funil de vendas no iFood explica como fazer isso.
Gostaria que minha loja tivesse a opção fedd
Oi, Marli! O Feed iFood é uma funcionalidade gratuita aos parceiros. Confira este conteúdo para entender como usar. ?
Muito bom conteúdo
Que bom que gostou, Meirianne! Assine nossa newsletter para receber mais materiais diretamente no seu e-mail!
Gostei
Que bom que gostou, Deila! Assine nossa newsletter para receber mais materiais diretamente no seu e-mail!
Gostei muito, preciso vender muito no ifood
Que bom que gostou, Meirianne! Confira o material sobre funil de vendas no iFood para vender ainda mais!
Continue contando com o iFood! Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos na sua caixa de entrada. 😉
Vcs dão mais apoio os grandes parceiro
Oi, Carlos! Estamos empenhados a melhorar a experiência de todos os parceiros com o iFood. Confira as ações que estão sendo desenvolvidas.
Só acho que o restaurante que tem melhor pontuação deveria estar no topo, pois trabalhou muito para isso, é tão frustante ver seu restaurante 4,9 atrás de um restaurante 4,3 ou menos!!!!
Oi, Julio! Nosso algoritmo considera diferentes critérios para posicionais os restaurantes. A avaliação é muito importante, pois mostra aos demais consumidores como foi a experiência de outros clientes com sua loja. Continue empenhado a oferecer uma boa experiência aos seus clientes, pois esse é o principal segredo para ter um bom desempenho no iFood! ?
Parabéns gostei muito já sigo Boa parte do que foi sugerido e desejo fazer muito mais . Obrigado iffod pelas as dicas preciosas.
Que bom que gostou, Luciana! Aproveite e acesse nosso material sobre Funil de Vendas no iFood e continue crescendo seu negócio com a gente!