Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.
As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.
Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.
De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.
Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.
Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.
Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?
O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.
Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.
Usuários que acessam com senha temporária
Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.
Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.
Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.
Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.
Usuários que utilizam e-mail e senha
Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:
- e-mail;
- WhatsApp;
- SMS.
Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.
Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.
Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.
Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?
Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.
Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.
Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.
Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!
#MelhoriaContinua
134 respostas
Cadastrei o whats e não recebo o código, não consigo entrar no portal e não aparece outro meio de enviar o código.
Oi, Marcela! Como não está conseguindo acessar a página, entra em contato pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/ – e selecione a opção “Dificuldades no site”. Vamos te orientar por lá, tá bem?
Ativei autenticação de dois fatores por email mas quero desativar e não consigo. Quando clico em editar ele me joga pra outra tela e não consigo desativar. O que fazer??
Oi, Leonan! Fala com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que vemos isso melhor, combinado? ?
Meu Ifood não tem a Opção ” serviços” gostaria de cancelar entrega parceira e colocar entrega Basica. oq faço?
Oi, Jullyana! Entre em contato com a gente pela opção “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que te ajudamos, beleza? ?
Não consigo o código de verificação de dois fatores o que eu faço?
Boa tarde! Foi cadastrado essa verificação em duas etapas, gostaria de saber se é obrigatório? Teria a opção de não utilizar?
Caso contrário, o e-mail cadastrado no login pode ser o mesmo da verificação?
Oi, Aline! Pra gente conseguir te ajudar melhor, entre em contato pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br/). Vamos te ajudar, ok? 😉
Olá, após cadastrar Whatzapp para login em duas etapas o código não chega mais no número cadastrado. Não tenho como acessar o portal para pedir ajuda… nem para mudar a forma de receber o código de outra maneira. O que faço agora?
Oi, Araci. Pra gente conseguir te ajudar, fale com nosso time de especialistas pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br/), ok? Basta selecionar a opção Dificuldades no site.
Não estou conseguindo entrar no portal, foi colocado a autenticação de dois fatores, mas na hora da inclusão ficou o número de telefone errado, e agora não chega a mensagem no whatsapp e eu não consigo entrar no portal pra acessar e fazer qualquer alteração. Preciso de auxilio, pois nem contato com vcs eu consigo para resolver o meu problema.
Ei, Larissa! A verificação de duas etapas é uma forma de garantir mais segurança para o seu restaurante. Entre em contato com a gente pela opção “Chamados e ajuda” do próprio app pra vermos isso melhor, combinado? ?❤️
Oi, Marlene. Pra gente conseguir te dar a melhor orientação, fala com nosso time de especialistas pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br/) e selecione a opção “Dificuldades no site”, ok?
não consigo entrar no portal do parceiro. não recebo o código de autentificação no canal que eu escolhi. não consigo alterar meu cardápio com isso.
Oi, Louise. Pra gente conseguir te ajudar melhor, fala com o nosso time de especialistas pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro, combinado? ?
Não estou mais recebendo o código de verificação pelo e-mail, já faz uma semana e não tenho nem uma resposta do ifood sobre o mesmo.
Oi, Wagner. Para dificuldades no acesso, selecione a opção “Esqueci minha senha” ou “Esqueci meu e-mail” no site do Portal do Parceiro mesmo: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. 😉
Oi, Wagner. Esperamos que esteja bem! Para que possamos te ajudar com a recuperação do acesso, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção Esqueci meu e-mail, tudo bem? Depois, basta preencher as informações solicitadas. ?
O acesso ao gestor de pedidos fica da mesma forma? Oi continua com o cód por e-mail?
Oi, Bianca. Você ainda pode acessar o Gestor de Pedidos ou app iFood para Parceiros e contar com a autenticação de dois fatores para proteger seu acesso. ?
Não consigo acessar o portal ifood. Não recebo o código de dois fatores. Primeiramente pensei que seria problema no e-mail, fiz todo o procedimento para mudar para outro e-mail e mesmo assim não recebo nada, nem o código e nem consigo recuperar a senha. Os 2 e-mails estão recebendo e-mails normalmente, até mesmo informativos do ifood, menos o código.
Oi, Isabelle! Como você está com esse problema no acesso, pedimos que entre em contato na nossa DM do Instagram @ifoodparaparceiros. Nos envie alguma informação da sua loja e um contato para investigarmos o seu caso.
ola bom dia
nao estou recebendo o código de validação por sms ja faz mais de 1 dia que nao recebo
Oi, Elizangela! Você pode utilizar o fluxo de recuperação de conta para atualizar os seus dados. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
fiquei ontem o dia inteiro tentando recuperar mas nem por email nem por sms nem por wastzap recebo o codigo
fiquei ontem o dia inteiro tentando recuperar mas nem por email nem por sms nem por wastzap recebo o codigo
Não bastasse problemas com a conta digital, que até hoje perdi minha chave pix cadastrada lá, e alguns repasses que também ficaram presos lá e os atendendentes disseram que nada podiam fazer, agora vem a novidade:
Essa autenticação de dois fatores complicou minha vida, faz meses que não consigo o acesso ao portal do parceiro ifood, porque pede sempre para fazer o login e logo em seguida a autenticação de dois fatores via whatsapp, não dá nem outras opções para receber o código como e-mail por exemplo, perdi o meu número que era Oi, e migrou para outra operadora, porém tentei fazer a portabilidade do número, mas não consegui, a questão é que até para entrar em contato com o suporte tem que está logado, tentei via email, e nem resposta tive, o App parceiros é só representativo, não serve para alterar e nem para entrar em contato com o ifood.
Fica difícil!
Então estou seguindo normalmente com minhas vendas em outras plataformas, enquanto não resolvo mais uma falha do ifood comigo.
Oi, Ravena. Para qualquer problema financeiro que tenha, pode acionar o nosso time pelo atendimento disponível no Portal do Parceiro, em: https://portal.ifood.com.br/cases/help. Dessa forma, poderemos te ajudar mais!