Autenticação de dois fatores: segurança no Portal do Parceiro iFood

Saiba como acessar o Portal do Parceiro iFood utilizando a autenticação de dois fatores. Esse recurso promove mais segurança ao seu negócio!

Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.

As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.

Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!

O que é a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.

De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.

Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.

Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.

Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?

O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.

tela de login do portal do parceiro ifood.

Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.

Usuários que acessam com senha temporária

Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.

Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.

cadastre uma senha forte.

Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:

  • no mínimo 10 caracteres;
  • letra maiúscula;
  • caractere numérico;
  • caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
autenticação de dois fatores: cadastrar senha

Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.

Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.

Usuários que utilizam e-mail e senha

Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:

  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • SMS.
por onde quer receber o código de acesso?

Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.

Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.

autenticação de dois fatores: insira o código de confirmação.

Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha: 

  • no mínimo 10 caracteres;
  • letra maiúscula;
  • caractere numérico;
  • caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).

Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.

Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?

Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.

Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.

minha conta no portal do parceiro ifood

Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.

Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!

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134 respostas

  1. Cadastrei o whats e não recebo o código, não consigo entrar no portal e não aparece outro meio de enviar o código.

    1. Oi, Marcela! Como não está conseguindo acessar a página, entra em contato pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/ – e selecione a opção “Dificuldades no site”. Vamos te orientar por lá, tá bem?

  2. Ativei autenticação de dois fatores por email mas quero desativar e não consigo. Quando clico em editar ele me joga pra outra tela e não consigo desativar. O que fazer??

    1. Oi, Leonan! Fala com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que vemos isso melhor, combinado? ?

  3. Meu Ifood não tem a Opção ” serviços” gostaria de cancelar entrega parceira e colocar entrega Basica. oq faço?

  4. Boa tarde! Foi cadastrado essa verificação em duas etapas, gostaria de saber se é obrigatório? Teria a opção de não utilizar?
    Caso contrário, o e-mail cadastrado no login pode ser o mesmo da verificação?

  5. Olá, após cadastrar Whatzapp para login em duas etapas o código não chega mais no número cadastrado. Não tenho como acessar o portal para pedir ajuda… nem para mudar a forma de receber o código de outra maneira. O que faço agora?

  6. Não estou conseguindo entrar no portal, foi colocado a autenticação de dois fatores, mas na hora da inclusão ficou o número de telefone errado, e agora não chega a mensagem no whatsapp e eu não consigo entrar no portal pra acessar e fazer qualquer alteração. Preciso de auxilio, pois nem contato com vcs eu consigo para resolver o meu problema.

  7. Ei, Larissa! A verificação de duas etapas é uma forma de garantir mais segurança para o seu restaurante. Entre em contato com a gente pela opção “Chamados e ajuda” do próprio app pra vermos isso melhor, combinado? ?❤️

  8. não consigo entrar no portal do parceiro. não recebo o código de autentificação no canal que eu escolhi. não consigo alterar meu cardápio com isso.

    1. Oi, Louise. Pra gente conseguir te ajudar melhor, fala com o nosso time de especialistas pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro, combinado? ?

  9. Não estou mais recebendo o código de verificação pelo e-mail, já faz uma semana e não tenho nem uma resposta do ifood sobre o mesmo.

    1. Oi, Bianca. Você ainda pode acessar o Gestor de Pedidos ou app iFood para Parceiros e contar com a autenticação de dois fatores para proteger seu acesso. ?

  10. Não consigo acessar o portal ifood. Não recebo o código de dois fatores. Primeiramente pensei que seria problema no e-mail, fiz todo o procedimento para mudar para outro e-mail e mesmo assim não recebo nada, nem o código e nem consigo recuperar a senha. Os 2 e-mails estão recebendo e-mails normalmente, até mesmo informativos do ifood, menos o código.

  11. Oi, Isabelle! Como você está com esse problema no acesso, pedimos que entre em contato na nossa DM do Instagram @ifoodparaparceiros. Nos envie alguma informação da sua loja e um contato para investigarmos o seu caso.

  12. ola bom dia
    nao estou recebendo o código de validação por sms ja faz mais de 1 dia que nao recebo

    1. fiquei ontem o dia inteiro tentando recuperar mas nem por email nem por sms nem por wastzap recebo o codigo

  13. fiquei ontem o dia inteiro tentando recuperar mas nem por email nem por sms nem por wastzap recebo o codigo

  14. Não bastasse problemas com a conta digital, que até hoje perdi minha chave pix cadastrada lá, e alguns repasses que também ficaram presos lá e os atendendentes disseram que nada podiam fazer, agora vem a novidade:
    Essa autenticação de dois fatores complicou minha vida, faz meses que não consigo o acesso ao portal do parceiro ifood, porque pede sempre para fazer o login e logo em seguida a autenticação de dois fatores via whatsapp, não dá nem outras opções para receber o código como e-mail por exemplo, perdi o meu número que era Oi, e migrou para outra operadora, porém tentei fazer a portabilidade do número, mas não consegui, a questão é que até para entrar em contato com o suporte tem que está logado, tentei via email, e nem resposta tive, o App parceiros é só representativo, não serve para alterar e nem para entrar em contato com o ifood.
    Fica difícil!
    Então estou seguindo normalmente com minhas vendas em outras plataformas, enquanto não resolvo mais uma falha do ifood comigo.

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