Autenticação de dois fatores: segurança no Portal do Parceiro iFood

Saiba como acessar o Portal do Parceiro iFood utilizando a autenticação de dois fatores. Esse recurso promove mais segurança ao seu negócio!

Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.

As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.

Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!

O que é a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.

De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.

Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.

Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.

Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?

O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.

tela de login do portal do parceiro ifood.

Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.

Usuários que acessam com senha temporária

Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.

Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.

cadastre uma senha forte.

Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:

  • no mínimo 10 caracteres;
  • letra maiúscula;
  • caractere numérico;
  • caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
autenticação de dois fatores: cadastrar senha

Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.

Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.

Usuários que utilizam e-mail e senha

Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:

  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • SMS.
por onde quer receber o código de acesso?

Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.

Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.

autenticação de dois fatores: insira o código de confirmação.

Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha: 

  • no mínimo 10 caracteres;
  • letra maiúscula;
  • caractere numérico;
  • caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).

Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.

Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?

Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.

Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.

minha conta no portal do parceiro ifood

Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.

Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!

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Por iFood

Por iFood

130 respostas

  1. Não estou recebendo em meu celular o sms com o código da autenticação de dois fatores e não localizei um canal para ajuda. Conseguem me ajudar por aqui?? Preciso acessar o portal.

  2. Código de segurança dá sempre como inválido ou expirado. Não consigo acesso à plataforma de jeito nenhum. Como vou fazer minhas vendas desse jeito? Também não consigo falar com ninguém. Assim fica complicado viu…

  3. Oi, Alexandre! Como vai?

    Precisamos entender melhor o seu caso para direcionar uma solução. Por favor, entre em contato com a gente pelo Instagram @ifoodparaparceiros. Nos informe o CNPJ da sua loja e um detalhamento do ocorrido.

    Estamos à disposição para ajudá-lo!

  4. Gostaria de ter um outro modo de receber o código pra acessar a conta digital, meu celular parou, eu tentei abrir por outros aparelhos e não consegui porque o código só por sms e eu tive que ficar com o dinheiro parado.

  5. Boa noite não estou conseguindo acessar o meu portão não tenho mais o contato telefônico por qual chego o código de autenticação

  6. Bom dia, perdi acesso ao número de celular cadastrado no portal e não consigo receber o cód de verificação de duas etapas. Como mandar par o email pois não estou conseguindo acessar o portal

  7. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

    Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

  8. Olá, fiz o cadastro mas não tinha opção de criar senha. Ao tentar finalizar o processo, que cadastrar loja pede a senha, eu aponto para esqueci a senha, mas não chega. E recebo mensagens de dicas, mas esse e-mail não chega em nenhuma caixa, não tem com quem falar, não tem um chat, uma central, nada. Preciso de uma solução.

  9. Eu nao consigo ter acesso ao portal do parceiro, coloco o email, a senha e quando pede pra enviar o codigo para o tel cadastrado a mens na chega. nao consigo contato com iffod, nao sei mais o que fazer. alguem pode me ajudar?

  10. por favor, o código de autenticação não esta vindo por sms, estou a três dias sem conseguir abrir o portal do parceiro

  11. Não está chegando o sms com código para acessar o portal parceiro! Já troquei a senha, tentei fazer de tudo e não chega, faz 1 dia já esse problema!

    1. Oi, Ana. Para solucionar problemas de acesso, abra uma aba anônima no seu navegador web, vá à página https://portal.ifood.com.br, depois clique em “Esqueci meu e-mail”. Algumas informações serão solicitadas para ajuda com o acesso. Basta preenchê-las, tudo bem?

  12. Olá, não consigo acessar o portal do parceiro! Perdi o número que eu usava e não recebo o SMS (dois fatores). O faço?

    1. Oi, Eliel. Ao acessar o site do Portal do Parceiro, clique em “Problemas de acesso e “Esqueci meu e-mail”. Depois, preencha as informações que serão solicitadas, tudo bem?

  13. Estou sem acesso ao portal, perdi meu número de celular e o código para acessar ao portal era enviado via WhatsApp, estou desesperada, pois o IFOOD não utiliza outros meios de comunicação com os parceiros a não ser pelo portal do parceiro. Preciso de ajuda!

    1. Oi, Diana. Para ajudarmos com a recuperação do acesso, pedimos que abra uma aba anônima do navegador, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção “Esqueci meu e-mail” (mesmo que saiba o e-mail). Depois, basta preencher as informações que serão solicitadas, tudo bem?

  14. Nao consigo acessar meu portal do parceiro minha senha de 6 digitos nao chega no meu email estou desperado nao consigo nenhum acesso

  15. Não estou conseguindo logar a loja, o código para entrar não está chegando no email nem mesmo na caixa de spam, preciso de ajuda pois nem chamado é possível abrir se eu não entrar no portal!

  16. Boa noite,

    É possível cadastrar outro usuário para acesso a minha loja com funções de administrador?
    Caso positivo como fica a autenticação em dois fatores?

  17. Oi Bom dia! Na utenticação em dois fatores a confirmçao ia para um celular. Meu restaurante foi roubado e preciso troca o numero do celular. Como proceder?

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