Como está a venda de bebidas artesanais no seu negócio? Se você ainda não investe nesse produto, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. Afinal, essa categoria inclui cervejas, destilados e vinhos boutique, e vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.
Apesar de exigir alguns cuidados, a venda de bebidas é um grande atrativo. E se você aproveitar a tendência dos artesanais, pode agregar valor, aumentar a sua cartela de clientes e fazer seu faturamento crescer.
Então, que tal entender mais sobre esse mercado e como usar essas informações a seu favor? Confira as dicas neste artigo.
Quais são as bebidas artesanais?
Cervejas
As cervejas artesanais têm uma grande diversidade de estilos e muitos sabores inovadores. Você encontra IPAs, stouts, sours e muitas outras. Algumas envelhecem em barris, enquanto outras usam ingredientes diferenciados, como maracujá e outras frutas.
Elas precisam estar no seu cardápio de bebidas, porque vendem muito bem e são uma preferência dos consumidores. Além disso, ajudam a aumentar seu faturamento ao aproveitar datas comemorativas, como o Dia da Cerveja.
Destilados
Os destilados artesanais abrangem uma grande variedade de bebidas, por exemplo, whisky, brandy, rum e gin. Atualmente, já existem várias destilarias de pequeno porte que inovam nos sabores e oferecem uma experiência única.
Gaseificadas
As bebidas gaseificadas também passam pelo processo de produção artesanal. Podem ser tônicas, refrigerantes e outras opções. Nesse caso, o foco é deixar os sabores artificiais e os adoçantes de lado, trocando-os por especiarias, frutas e ervas. Além de serem mais naturais e saudáveis, podem ser utilizadas na preparação de drinques e coquetéis.
Kombucha
Para negócios que focam a saúde, a Kombucha pode ajudar na sua estratégia de vendas. Essa é uma bebida probiótica e pode ter diferentes sabores.
Qualquer que seja a bebida artesanal, existe toda uma expressão repassada pelo líquido. Por isso, existem muitas possibilidades a explorar, seja no segmento alcoólico ou sem álcool.
Como está o mercado de bebidas?
O mercado de bebidas está em alta no Brasil. No verão de 2024, a projeção do faturamento foi de R$ 1 bilhão. Esse cenário apresenta uma recuperação pós-pandemia, que vem sendo registrada desde o verão de 2021-2022. Além disso, verificou-se uma alta de 19% no gasto médio do consumo dentro do lar.
Esses dados são do mercado de bebidas artesanais e industrializadas, tanto alcoólicas quanto outras, como água, chás e energéticos. No entanto, um destaque é a cerveja, a opção preferida em bares e restaurantes.
Segundo dados de 2023, o crescimento do consumo de cerveja no ano foi de 1,1%, quando comparado a 2022. No total, foram 112 milhões de hectolitros.
Além disso, 48% dos brasileiros frequentam bares e restaurantes 1 vez por semana ou mais. Desse total, quase metade dos visitantes (47%) bebe cerveja. Em seguida, vem o vinho (28%) e os destilados (22%).
O clima quente é, inclusive, um incentivador desses resultados. A preferência dos consumidores faz com que o total de cervejarias venha aumentando. Em 2023, o aumento foi de 6,8%, especialmente devido à opção dos consumidores por produtos nacionais.
4 dicas para alavancar suas vendas no mercado de bebidas
1. Tenha bebidas com baixo teor alcoólico no cardápio
O mercado de bebidas sem álcool ou com baixo teor está crescendo e você pode aproveitar essa tendência. Vale a pena criar drinks bem elaborados, ter cervejas 0% e até vinho com essa característica.
2. Conte com várias opções
Tenha uma ampla diversidade de marcas e opções de bebidas, artesanais ou industrializadas. Também considere usar ingredientes diferenciados nas elaborações, como o óleo de coco.
3. Use datas comemorativas para criar promoções
Você pode utilizar várias datas comemorativas para criar promoções e descontos em bebidas artesanais e industrializadas. Além do Dia da Cerveja, também tem o Dia do Café, por exemplo, que pode ser servido da maneira tradicional ou ser utilizado para a criação de drinques e outras receitas elaboradas.
4. Treine seus colaboradores
O treinamento da equipe é indispensável para aumentar a venda de bebidas artesanais, especialmente. Isso porque as industrializadas costumam ser mais conhecidas.
Então, é importante que eles conheçam os drinques, os tipos de cervejas e vinhos, como preparar cada bebida, o que vai em cada receita etc. Ainda é necessário que eles estejam aptos a cuidar muito bem do armazenamento dessas bebidas.
Adotando todas essas boas práticas, você pode potencializar suas vendas e ter bons resultados com a venda de bebidas artesanais e industrializadas. Elas são válidas para qualquer tipo de negócio e podem ser uma maneira interessante de aumentar seu faturamento e se destacar perante a concorrência.Então, o que acha de ter esse diferencial? Descubra como conquistar o selo de Melhor Serviço e destaque-se nas buscas do iFood.