Cafeteria: como abrir e gerenciar o negócio

O sonho de ter o próprio negócio deve ter como base o planejamento. Entenda como ter uma cafeteria de sucesso.

De acordo com uma pesquisa levantada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Fispal Food Service, 55% dos brasileiros que bebem café tomam a bebida fora de casa, pelo menos, três vezes por semana. Esse é um dado relevante para quem está pensando em abrir uma cafeteria.

Mas para realizar o sonho e investir no seu próprio negócio, você precisa dar a atenção necessária para vários aspectos que envolvem esse tipo de empreendimento. Esse cuidado é fundamental para ser possível alcançar os seus objetivos e evitar prejuízos financeiros.

Continue a leitura e confira alguns passos essenciais sobre como montar uma cafeteria e se diferenciar dos concorrentes!

Como é o mercado de cafeterias?

O primeiro passo para montar uma cafeteria de sucesso é estudar as possibilidades do mercado. Uma pesquisa vai permitir que você identifique informações essenciais para começar o seu negócio, como perfil dos concorrentes, projeções de faturamento e perfil de clientes.

Um estudo detalhado permite entender se vale a pena investir o seu capital nesse tipo de empreendimento antes de colocá-lo em prática. Os dados também fornecem uma visão sobre como identificar o seu público e pensar em estratégias para atraí-lo.

Como criar um plano de negócios?

Elaborar um plano de negócios vai ter como base os resultados das pesquisas realizadas sobre o setor. Esse documento é fundamental para que você seja capaz de identificar oportunidades e pontos de atenção relacionados ao mercado em que pretende atuar.

O plano de negócios da sua cafeteria vai surgir das respostas a algumas perguntas, como:

  • Em que consiste o negócio?
  • Quem são os clientes?
  • Quanto será investido?
  • É negócio próprio ou franquia?
  • É modelo tradicional ou gourmet?
  • Quais os itens comercializados no estabelecimento?
  • Qual o lucro esperado e tempo estimado de retorno do capital investido?

Como escolher a melhor localização?

Em geral, as cafeterias são localizadas em regiões conhecidas por sua gastronomia, centros comerciais ou shoppings. Mesmo quando o foco é o delivery, é interessante que a localização também seja considerada.

Afinal, um estabelecimento em regiões centrais ou que permitem um bom fluxo das pessoas entregadoras, por exemplo, garante entregas mais rápidas. Mas, para iniciar o seu negócio, é possível até mesmo começar em casa se tiver um espaço adequado.

Seja na própria casa, seja em outro lugar, considere se o espaço físico é capaz de atender às necessidades do seu negócio. Observe se o ambiente oferece toda a estrutura necessária para a produção e a circulação dos colaboradores: escritório e local para acomodação dos equipamentos e estoque, por exemplo.

Como saber o diferencial da minha cafeteria?

Assim como padarias e confeitarias, o diferencial da sua cafeteria é o que vai chamar a atenção do público entre a concorrência. Então, confira algumas alternativas capazes de destacar seu negócio e fidelizar a clientela.

Embalagem

Uma boa apresentação faz toda a diferença para se destacar e fazer sua empresa ser lembrada. Assim, invista em embalagens atraentes e práticas, capazes de deixar a sua marca na mente das pessoas.

Porém, é importante lembrar que elas devem ser, em primeiro lugar, capazes de manter a temperatura e a qualidade dos itens. Caso contrário, eles podem esfriar até chegar ao destino, resultando em uma experiência desagradável para a pessoa que fez o pedido.

As embalagens também precisam ser imunes a derramamentos, já que vão balançar no trajeto da entrega. O uso de opções recicláveis, por exemplo, é uma boa forma de promover os valores do seu negócio, demonstrando a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Estilo diferenciado

Uma cafeteria com um tema diferente pode ser uma boa ideia para destacá-la das outras. São várias as alternativas que você pode escolher, como uma cafeteria com livraria, com sorveteria, anos 80, rock ‘n’ roll, estilo container, entre outras.

Se deseja investir nesse tipo de diferencial, escolha um estilo que tenha a ver com você. Dessa forma, será capaz de transmitir a sua personalidade ao público que deseja atingir.

Cafés especiais

Aposte em cafés que usam grãos especiais para conquistar paladares mais exigentes. Café gourmet e cafés com ingredientes inusitados são perfeitos para servirem de diferencial do seu empreendimento.

Você também pode investir em café sustentável, que conta com atenção especial em relação ao cultivo e à produção. Isso garante uma bebida de qualidade e atenta aos parâmetros de sustentabilidade.

Como fazer um cardápio para cafeteria?

Com tudo preparado, a próxima dúvida é: o que vender na cafeteria? Nesse momento, tenha em mente que um bom cardápio é essencial para o sucesso do negócio.

É importante que ele seja diversificado para que seja capaz de atender ao que o público procura. Porém, evite elaborar um cardápio muito extenso, o que pode torná-lo confuso.

Além dos clássicos café expresso e cappuccino, fique de olho nas tendências. Algumas delas incluem opções como café gelado e cafés com caldas diversificadas. Pense também nos acompanhamentos, como drinks, doces e bolos.

Como montar um delivery de cafeteria?

Amantes de café com certeza gostariam de receber um quentinho no conforto de casa. Oferecer a opção de delivery é outra maneira de fazer com que o seu estabelecimento se mantenha à frente da concorrência.

A venda de café por delivery exige montar uma boa estrutura para garantir desde um bom atendimento até a entrega em um tempo adequado. A divulgação dessa opção pode ser feita por meio de aplicativos de delivery e do uso de redes sociais.

Investir em um cardápio digital também é importante. Afinal, o uso desse instrumento é fundamental para tornar o atendimento mais simples e ágil.

Neste post, você viu os primeiros passos de como abrir uma cafeteria e começar da maneira certa. Siga as dicas dadas e coloque todo o seu empenho e dedicação no seu novo negócio para alcançar todos os objetivos relacionados a ele!

Aproveite para baixar o e-book e entenda como a Inteligência Artificial (IA) para negócios alimentícios pode ajudar no seu novo empreendimento!

3 respostas

  1. Não consigo falar com aifood para abrir meu portal do parceiro aifood não responde não atende ligações não manda código é não consigo vender sem abrir a plataforma

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

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