Como criar um cardápio de pastel

Confira tudo o que você precisa saber para criar um cardápio de pastel que vai ser um grande diferencial do seu negócio!

Para quem está no ramo de alimentos, a venda de pastéis pode ser uma oportunidade interessante para expandir o mix de produtos, aumentar as vendas e atrair novos clientes — e um bom cardápio de pastel é essencial para começar.

Afinal, tão importante quanto ter receitas deliciosas, é saber como apresentá-las aos seus clientes, deixando-os com água na boca e com muita vontade de consumir.

Se você concorda e já está começando a investir no incrível mercado de pastéis, entenda como montar um cardápio de pastel diferenciado e ter um negócio de sucesso!

Qual a importância de ter um bom cardápio de pastel?

Muita gente gosta do bom e velho pastel, e certamente os clássicos de carne e de queijo são sucesso garantido. Mas há muito mais o que explorar nesse vasto universo — e quanto mais opções, maiores são as chances de agradar os mais variados clientes.

Além de caprichar no ambiente, no serviço e em vários outros detalhes do seu estabelecimento, o cardápio sempre merece uma atenção especial. Seja por meio de descrições, seja por meio de fotos, é ele que vai deixar o cliente com “água na boca”, incentivando a compra.

Se você já tem um negócio e está apenas acrescentando os pastéis no menu, vale a pena criar um cardápio somente para eles. Dessa forma, você atrai a atenção apenas para esse novo tipo de item e não deixa a categoria “perdida” no meio de tantas outras.

Vale destacar que o pastel tem um baixo custo, por isso, ao diferenciar o cardápio, você pode atrair uma clientela que não está disposta a gastar muito, mas não vai desanimar de consumir por causa do preço dos outros itens comercializados.

Agora, se você está abrindo um negócio próprio de pastéis, o cardápio é uma oportunidade única de encher os olhos do cliente e surpreender com a imensa quantidade de opções salgadas, doces, gourmet etc. Capriche e deixe os consumidores com vontade de comer um de cada!

Como criar um bom cardápio de pastelaria?

Se você já sabe sobre a importância de um bom cardápio, mas não tem ideia de como começar, confira algumas dicas valiosas!

Invista em um bom design

É claro que um bom design é aquele que deixa os clientes com vontade de consumir. Mas não é só — ou, então, não é tão simples assim.

Um cardápio de pastel com preço e descrições detalhadas está diretamente relacionado a um design adequado que mostra os produtos com clareza e também facilita a leitura de todos os itens. Cores que poluem, elementos que não acrescentam nada, letras pequenas demais, entre outros erros, apenas dificultam a escolha.

Por isso, dedique tempo e, se possível, contrate ajuda profissional para criar o seu cardápio de pastel.

Coloque os produtos de maior demanda primeiro

Uma estratégia que funciona no segmento de alimentos é colocar os produtos de maior demanda primeiro. Nesse caso, os pastéis são as estrelas do cardápio e, como os salgados são os mais consumidos, comece por essa lista.

Em seguida, prossiga com os pastéis salgados mais sofisticados — os gourmets, com um custo mais elevado, mas ainda assim são bastante requisitados.

Por fim, liste as opções doces, assim como as sobremesas em um cardápio comum.

Faça uma boa descrição dos pastéis

Apesar de ser um alimento simples, os pastéis podem ter diversas opções de recheio. É direito do consumidor saber exatamente aquilo que ele está comprando. Afinal, uma simples salsinha não especificada pode causar uma grande frustração na primeira mordida. Isso pode evitar, inclusive, problemas mais sérios, como no caso de pessoas alérgicas.

Como as misturas são sempre possíveis dentro de um pastel, não esqueça nada: do milho à cebola, descreva tudo no cardápio. Até mesmo no pastel de queijo, especifique qual queijo está no recheio.

Lembre-se ainda que há muitas pessoas com restrições alimentares, portanto informar os ingredientes é uma questão de respeito e segurança.

Por fim, se você usa algum elemento especial que valoriza os seus pastéis, como óleo de algodão para fritar, deixe essa informação bem clara nas páginas.

Não esqueça as bebidas

As bebidas elevam o valor médio de consumo. Por isso, não se esqueça de oferecer uma boa variedade de opções e de especificar tudo no cardápio, logo após os pastéis. Uma opção interessante é criar combos, que incentivam o consumo e dão descontos no valor final dos produtos.

Novamente, vale a pena considerar as necessidades dos mais diferentes perfis de clientes e garantir opções variadas, como águas, refrigerantes com e sem açúcar, sucos naturais e bebidas alcoólicas.

Se você quer surpreender e encantar uma boa parte da clientela, estude a possibilidade de oferecer um caldo de cana fresquinho: uma clássica dupla com o pastel que vai levar o “consumidor raiz” à loucura!

Outra opção que pode agradar é o milk-shake. Como você pode ver, são inúmeras as opções de bebidas para acompanhar seus pastéis, por isso é tão importante conhecer seus clientes.

Aposte em um cardápio digital

Um cardápio digital direcionado para a sua loja aumenta o alcance e a visibilidade do seu negócio nas plataformas enquanto facilita e agiliza o seu atendimento.

A solução iFood, por exemplo, permite que você gere um link único para o acesso à sua loja, criando uma espécie de página exclusiva para vendas. 

Nesse cardápio interativo, é possível criar o seu próprio cardápio delivery integrado diretamente ao seu gestor de pedidos, ou seja, seu cliente vê todas as suas opções em detalhes, e você ganha em organização, segurança e facilidade.

Essa é uma ótima forma de já sair na frente dos concorrentes, mostrando seus pastéis e provando que o seu negócio se preocupa em oferecer as melhores soluções. É um cuidado que as versões generalistas não têm — e que pode fazer toda a diferença no momento da decisão do consumidor.

Agora você está cheio de ótimas ideias para criar o seu cardápio de pastel! Com essas dicas valiosas, com certeza o seu material vai ser um sucesso que vai refletir diretamente nas vendas.

Afinal, um cardápio bem-feito é uma poderosa ferramenta de marketing. Por falar em marketing, aproveite para baixar gratuitamente o guia completo para divulgar seu estabelecimento!

Picture of Por iFood

Por iFood

3 respostas

  1. Olá, tudo bem?

    Meu nome é Rafael e faço parte do time do Canva.

    Estou entrando em contato porque gostaria de deixar uma sugestão para vocês neste post.

    Como posso contatá-los?

    Agradeço desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery