Cardápio iFood: confira 5 dicas de especialista para você montar o seu!

Saiba como criar o seu cardápio iFood e atraia atenção de mais clientes. Aprenda a valorizar seus produtos com nossas 5 dicas de especialista!

Se você busca conquistar mais clientes para aumentar suas vendas, saiba que ter um cardápio atrativo é uma tarefa essencial. Ao preparar o seu cardápio do iFood, você deve garantir que os itens acompanham todas as informações que o cliente precisa ter, além de fotos que valorizem os seus produtos.

Para tornar essa tarefa mais fácil, reunimos valiosas dicas da expert iFood, Bia Fraga, e da foodlover e apaixonada por gastronomia, Catarine. Elas compartilham ideias essenciais para que você possa construir um cardápio irresistível e atrair mais clientes para o seu estabelecimento. 

Continue a leitura e conheça 5 dicas que vão ajudar você a construir o cardápio no iFood!

1 . Organização

Para facilitar a decisão de compra do cliente, organize as categorias da seguinte forma: 

  • primeiramente, insira suas promoções e combos mais atrativos; 
  • depois, inclua os pratos principais pela ordem de mais vendidos; 
  • na sequência, insira as sobremesas;
  • por fim, coloque as bebidas.

Vale lembrar que a estrutura do cardápio depende muito do tipo de cozinha do seu restaurante! Por isso, adapte essa sugestão conforme a sua necessidade.

2. Descrição dos itens

Na hora de incluir todos os itens que estarão à venda, capriche nos detalhes do prato no campo “descrição”. Lembre-se de informar os ingredientes que compõem o produto. Esclarecer o tamanho da porção e a quantidade de pessoas que serve é fundamental para que o cliente saiba exatamente que tipo de prato receberá.

Além disso, para alcançar um cardápio eficaz, é crucial que a tagline esteja alinhada e conectada com o cliente. Bia Fraga enfatiza que a tagline deve refletir a identidade única do seu restaurante, proporcionando uma experiência memorável aos clientes.

3. Complementos

Oferecer aos clientes a possibilidade de personalizar cada prato é uma estratégia inteligente. Permita escolhas como o ponto da carne, tamanho da refeição, e adição de ingredientes extras. Ao desenvolver essas opções, pense cuidadosamente em complementos que se alinhem à identidade da sua cozinha.

Lembre-se de que a qualidade supera a quantidade quando se trata de complementos. Ofereça escolhas estratégicas que aprimorem a experiência do cliente. É muito importante que os complementos estejam em harmonia com o prato principal. Conforme destaca Catarine, não faz sentido oferecer brigadeiros como opção complementar para pratos veganos, por exemplo.

Também não é necessário sobrecarregar com muitas opções de bebidas, já que o iFood oferece essa facilidade no check-out. Foque em proporcionar escolhas relevantes e alinhadas ao seu menu.

4. Disponibilidade

Você pode escolher quais dias da semana algum prato pode ficar disponível no iFood, além de definir turnos e horários para cada prato. 

Essa dica é importante caso o seu restaurante tenha opções de pratos servidos em dias e horários específicos. Assim, você não corre o risco de oferecer algum prato que não esteja disponível na sua cozinha e evita cancelamentos.

5. Fotos

Insira fotos para atrair a atratividade do prato e facilitar a escolha do cliente. Essa é a receita de sucesso para fazer seu cliente comer com os olhos! Não é preciso de nada muito profissional: você consegue fotos que valorizem seus pratos utilizando uma câmera de boa qualidade. 

Não subestime a importância das fotos no topo do cardápio. Se essa seção não estiver visualmente atrativa, corre-se o risco de limitar as vendas aos clientes já familiarizados com os pratos. 

Bia Fraga destaca a relevância de incluir fotos no topo, pois é lá que estão os produtos mais estratégicos e mais vendidos. Garanta que as fotos no início do cardápio sejam um convite irresistível para novos clientes explorarem as delícias do seu menu.

6. Estar de acordo com as regras do iFood

Para garantir a qualidade e o bom funcionamento dos cardápios dos nossos parceiros, é essencial que eles estejam de acordo com a nossa Política de Produtos e Serviços Ilícitos ou Proibidos.

Neste documento, falamos sobre algumas regras que são necessárias você ter em mente para ficar com o cardápio em dia e focar em suas vendas. 

Por exemplo, cobrar taxas extras por serviços que incluam o entregador subir até o apartamento do cliente é uma atividade que exige uma regulamentação específica (CNAE). Ou seja, trata-se de uma prática ilegal que pode resultar em complicações fiscais e tributárias, tanto para você quanto para nós. 

Em casos como este, é importante revisar os itens do seu cardápio e, se sua loja estiver oferecendo serviços irregulares, remova-os o mais rápido possível. Fique sempre atento à nossa política e certifique-se de que está tudo certo para você vender com a gente!

Coloque em prática essas dicas valiosas para potencializar o desempenho do seu cardápio iFood. Transforme sua oferta culinária em uma experiência irresistível, conquistando clientes e impulsionando suas vendas. Aproveite todo o potencial do iFood para destacar seu estabelecimento e oferecer momentos gastronômicos memoráveis.

Mas tenha calma! Preparamos um resumão que vai ajudar você a construir o cardápio no iFood. Confira!

cardápio ifood

Pronto! Agora você já sabe como criar seu cardápio no iFood. Mas se você quer impulsionar ainda mais os resultados do seu negócio, acesse nosso guia de marketing para restaurantes.

Respostas de 90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

05/05/2025

Curva ABC: para que serve e passo a passo para calcular

02/05/2025

O que é um CRM, principais vantagens e como usar?

01/05/2025

Melhores pizzarias de SP em 2025: 10 recomendadas pelo iFood

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.