Como escolher carne para hambúrguer

Conheça as principais carnes para hambúrguer e saiba como escolher a melhor. Aprenda ainda o que é um blend!

Se você busca criar um hambúrguer perfeito, deve ter atenção na escolha dos ingredientes e dos preparos. A escolha da carne para hambúrguer interfere diretamente no sabor, suculência e maciez.

Somada à escolha da carne, você deve buscar por um bom pão, queijos, molhos e acompanhamentos. É esse conjunto de ingredientes que vai encantar quem está comendo, com uma explosão de sabores.

A escolha da carne é um dos passos mais complexos. Afinal, são diversas opções. Mas tenha calma! Continue a leitura e saiba como escolher a carne para hambúrguer!

Quais são as carnes para hambúrguer?

Como regra, o preparo do hambúrguer demanda carnes que tenham um pouco de gordura, já que carnes muito magras podem deixá-lo seco. Busque também carnes que contenham poucas fibras. Confira as melhores opções!

Acém

O acém é uma carne bovina que fica localizada na parte dianteira do animal. Essa parte também é chamada como ponta de agulha, e está entre o pescoço e a costela. Trata-se de um corte mais gorduroso.

Alcatra

A alcatra é uma carne macia e saborosa — uma das melhores carnes para hambúrguer. É um corte nobre que fica localizado entre a coxa e o lombo do boi.

Contrafilé

O contrafilé é uma carne macia e bem saborosa, que fica localizado na parte de trás do animal, próximo do filé mignon. É uma carne nobre, envolta em uma camada de gordura.

Coxão duro

O coxão duro é uma carne mais magra, que fica localizada na parte de trás do animal, próximo à picanha. Além de ser mais seca, a carne é mais fibrosa. É recomendável utilizá-la em um blend.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne suculenta e macia, mas não é recomendável utilizá-la sozinha em um hambúrguer, já que se trata de um corte com fibras e nervos do animal. Ela fica localizada na lateral do animal.

Maminha

A maminha é um corte que compõe a alcatra. Trata-se de uma carne magra e suculenta, que está localizada na parte traseira do animal.

Patinho

O patinho é uma carne muito escolhida no preparo de hambúrguer. Isso porque esse corte tem pouca gordura, as fibras são macias e é muito saboroso.

Peito

O peito bovino também é um corte muito utilizado no preparo de hambúrguer por ser saboroso. É uma carne com gordura, que também tem fibras e músculos.

Pescoço

Por estar muito próximo ao peito do animal, o pescoço é uma carne com características semelhantes: é uma carne gorda e fibrosa. Também muito utilizada no preparo de hambúrguer.

Como fazer um blend para hambúrguer?

O blend é uma mistura de carnes moídas que é muito feita para compor o sabor do hambúrguer. Ao fazer um blend, você pode misturar uma carne mais gordurosa com uma carne mais magra para construir a textura, sabor e suculência do hambúrguer.

O recomendável é que o hambúrguer tenha entre 10% e 15% de gordura. No restante, busque escolher carnes com sabores e texturas diferentes, até chegar na receita certa para você.

Os cortes do lado traseiro do boi costumam ter um sabor mais sutil e cores mais claras, como o coxão mole e alcatra; enquanto os cortes frontais, normalmente, têm cores mais escuras e sabores mais acentuados, como é o caso do pescoço, peito acém.

A composição do blend pode variar conforme o sabor que você espera construir. Mas para ajudar você, confira algumas dicas:

  • 50% de peito; 25% de fraldinha e 25% de acém.
  • 10% de gordura; 50% de coxão mole e 40% de peito;
  • 40% de maminha e 60% de fraldinha;
  • 60% de peito; 20% de acém; 20% de fraldinha;
  • 40% de alcatra; 30% de peito e 30% de acém;
  • 60% contrafilé e 40% patinho.

Você também pode compor o blend utilizando carnes de outros animais, como carne suína. Além disso, outra dica é utilizar bacon em alguns preparos, que pode trazer ainda mais sabor para o seu hambúrguer.

hambúrguer vegano

Como oferecer hambúrguer vegetariano e vegano?

Ainda que você seja especialista em preparar hambúrguer com proteína animal, vale a pena aprender receitas vegetarianos e veganas, para conseguir servir as pessoas que têm esse tipo de restrição alimentar.

Seja com grãos, seja com legumes, os hambúrgueres veganos e vegetarianos não pecam no sabor — principalmente se somados a bons temperos. Confira as principais opções!

Hambúrguer de grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em proteínas, tornando uma excelente opção nutricional. Para prepará-lo, você deve cozinhar e amassar o grão-de-bico, e logo acrescentar temperos, como cebola, alho sal e orégano. Acrescente farinha até alcançar a consistência de molde e leve para o fogo.

Hambúrguer de cogumelo

Você também pode fazer hambúrguer utilizando cogumelo Paris ou shitake. Triture-os com cebola refogada, acrescente temperos, como cebola refogada, alho, sal e pimenta-do-reino. Adicione farinha para moldá-los em formato de hambúrguer e leve para a chapa.

Hambúrguer de cenoura

Para preparar o hambúrguer de cenoura você deve ralar as cenouras que serão utilizadas e misturá-la com cebola, cheiro-verde e os temperos de sua preferência. Adicione farinha até chegar no ponto de molde e leve ao fogo. Essa opção também funciona bem acrescentando queijo na própria massa.

Hambúrguer de brócolis

O brócolis deve estar cozido e picado em pequenos pedaços para o preparo. Você também pode triturá-lo, caso prefira. Então, adicione ricota, pimenta-do-reino e os temperos de sua preferência. Entre com a farinha até chegar na temperatura de molde e leve ao fogo até ficar dourado.

As opções de hambúrgueres veganos e vegetarianos são diversas. Você também pode prepará-los utilizando, como base, ingredientes como o palmito, quinoa e, até mesmo, arroz e feijão. Incrível, não é?

Mas independentemente do ingrediente base escolhido, lembre-se de fritá-lo separado dos hambúrgueres de proteína animal, já que o alimento pode pegar um sabor que não é o esperado por quem vai comer.

Além de ter um sabor incomparável, o hambúrguer é um prato que se destaca pela versatilidade. As possibilidades de preparo são infinitas e a escolha da carne para hambúrguer é só um detalhe, mas que você deve observar com cuidado.

Gostou de aprender mais sobre como escolher a carne para hambúrguer? Aproveite e comente aqui no post quais são os seus cortes preferidos!

177 respostas

  1. Informative and well-written, providing valuable insights. It effectively covers the topic with clear, concise, and engaging content.

  2. Thank you for sharing this outstanding blog! I’m a huge fan of your work. Your posts are consistently engaging and informative. Keep up the excellent work!

  3. Thank you for sharing this outstanding blog! I’m a huge admirer of your work. Your posts are consistently engaging and informative. Keep up the excellent work!

  4. Thank you for sharing this outstanding blog! I deeply admire your work. Your posts are consistently engaging and highly informative. Keep up the fantastic work!

  5. Thank you for publishing such an exceptional blog! I truly admire the quality of your work. Your posts consistently captivate and inform readers. Keep up the fantastic job!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...