Se você tem um negócio, deve saber que é importante se manter em dia com as normas definidas pelos órgãos fiscais. Uma das formas mais simples de comprovar a regularidade fiscal da sua empresa é por meio da certidão negativa federal.
Esse documento indica que seu negócio está em dia com as obrigações tributárias e fiscais, o que também ajuda a criar uma imagem positiva perante clientes e fornecedores. Mas, afinal, como tirar a certidão negativa da Receita Federal? Em quais situações você usará esse documento?
Continue para entender mais sobre a certidão negativa federal e como emiti-la de forma fácil e rápida!
O que é a certidão negativa federal?
Uma certidão negativa federal — ou Certidão Negativa de Débitos (CND) — é um documento emitido pela Receita Federal que comprova a inexistência de débitos e pendências com impostos de uma pessoa jurídica junto ao Governo Federal.
A emissão da CND pode ser solicitada pela internet, no site da Receita Federal, e é totalmente gratuita. Além disso, não tem limite de solicitações mensais.
Contudo, se a sua empresa tem pendências fiscais junto ao Governo, pode ser difícil obter a Certidão Negativa Federal. Por isso, é importante manter a situação fiscal da sua companhia sempre em dia e regularizada.
Para quê serve a certidão federal?
A Certidão Negativa Federal é necessária em diversas situações cotidianas de uma empresa, como para participar de licitações públicas, obter empréstimos bancários e firmar contratos com empresas públicas.
Ao obter as certidões negativas, uma empresa comprova que está em dia com suas obrigações fiscais, e isso pode ser utilizado como estratégia de elisão fiscal para evitar o pagamento de multas e juros decorrentes de pendências com impostos.
Como emitir a certidão negativa federal?
A obtenção da Certidão Negativa Federal é um processo simples, que pode ser realizado pela internet no site da Receita Federal. Basta ter em mãos as informações cadastrais da sua empresa e realizar uma consulta de regularidade fiscal.
Confira o passo a passo de como emitir a certidão negativa da Receita Federal.
- acesse o site da Receita Federal — lá, você terá acesso a informações detalhadas sobre as maneiras de emitir a CND;
- clique na opção “Atendimento pela Internet”;
- na nova aba aberta no seu navegador, preencha o campo com o número do CPF que deseja emitir a CND;
- na próxima página, visualize as informações sobre a sua CND — é permitida a impressão do documento.
É importante ressaltar que a Certidão Negativa Federal tem validade de 180 dias a partir da data de emissão.
Quais são os tipos de certidões negativas?
Se você chegou até aqui, já sabe o passo a passo de como tirar a certidão negativa da Justiça Federal. Mas ainda há algumas informações sobre esse documento que todo empreendedor deveria saber como a palma da mão.
Por exemplo, você sabia que a CND emitida pela Receita Federal é apenas uma das certidões para certificar a regularidade de uma empresa? Em outras palavras, existem outras certidões que comprovam a inexistência de pendências do seu negócio.
Quer saber quais são? Aqui está a lista dos documentos:
- Certidão de Regularidade Fiscal Municipal;
- Certidão de Regularidade Fiscal Estadual;
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
- Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social.
O processo de emissão do documento varia conforme o tipo de certidões negativas que sua empresa está interessada em obter.
Com a Certidão Negativa Federal você mantém a regularidade do seu CNPJ diante da Receita Federal. Ou seja, trata-se de um documento que comprova sua regularidade fiscal, permitindo que você faça diversas atividades comerciais e financeiras.
Agora que você já sabe como tirar a certidão negativa federal, que tal aprender a fazer uma gestão eficaz da sua empresa? Baixe gratuitamente o guia Planejamento Financeiro para Delivery!