Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Tenho um comércio só que fechei o CNPJ na pademia mas continuei vendendo pelo aplicativo como faço pra receber as vendas.
Oi, Marcelo! Pra gente conseguir te ajudar melhor, entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado? ?
Oi Bom dia não estou conseguindo finalizar meu cadastro esta dando CNPJ inválido
Oi, Priscila! Temos um time de suporte exclusivo pra te ajudar pelo WhatsApp 🙂 É só clicar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1, tá?
nao to conseguindo acessa minha conta ta dando erro no final
tava em analise mas nao consigo neh entrar
Oi, Gui. Entra em contato com a gente via WhatsApp: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. O atendimento lá é exclusivo para cadastro. ?
Bom dia
Nao consigo acessar o app entregador toda vez que tento entrar leva direto para cadastro e quando coloco os dados uma mensagem responde que estes dados ja estao cadastrados .
O que fazer quando acontecer isto
Tenho a senha
Tenho o email
Ja desativei o app e reinstalei mas nada nao consigo entrar no app
Oi, Lusiano. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes parceiros com dúvidas e dificuldades. No seu caso, adiantamos que o melhor canal é pela opção “Ajuda” no próprio App do Entregador, ok? 😉
Boa tarde não estou conseguindo ficar disponível no app está aparecendo que tem outro dispositivo conectado e não está autorizado o meu
Oi, Mariza. Pra gente conseguir te ajudar com isso, fala com nosso time de especialistas pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br/). Basta selecionar a opção “Dificuldades no site”, ok?
Boa tarde!
Estamos tentando efetuar um cadastro com vocês na plataforma, porem já existe um perfil cadastrado com o nosso CNPJ, CPF que não é de nosso conhecimento, o cadastro foi feito na Bahia pois o endereço cadastrado está localizado no Bairro de Vitoria da conquista Bahia e nós somos de São Paulo Zona Leste.
Como podemos estar resolvendo essa situação? pois estou sendo prejudicada por conta da demanda de cliente que estão nos solicitando o serviço do Ifood mas não estamos conseguindo fazer o cadastro por conta desse problema, vocês não estão nos dando nenhum suporte sobre isso e queremos resolver este problema.
Att. Tais Batista Peixinho.
Oi, Tais. Pedimos desculpa por essa situação e vamos te ajudar, tá? Acione nossos especialistas pelo canal de WhatsApp exclusivo clicando aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1 ?
Depois que saiu a atualização do app ifood entregador nao consigo mais acessar o que faço me ajuda
Oi, Pedro. Por aqui conseguimos auxiliar apenas os restaurantes parceiros com dúvidas e dificuldades. Mas pra tentar te ajudar, adiantamos que o melhor canal é pelo próprio app na opção “Suporte”, ok?
Boa tarde, não estou conseguindo fazer o acesso ao portal, não recebo o código para fazer a autenticação, por fim agora aparece mensagem de erro dizendo que não encontra os fatores de autenticação da conta. Preciso abrir meu restaurante. não consigo entrar em contato com vocês por nenhum meio de comunicação. Já preenchi aquele formulário “obter ajuda” e ninguém retorna
Olá. Esperamos que esteja bem! Para que possamos te ajudar com a recuperação do acesso, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção Esqueci meu e-mail, tudo bem? Depois, basta preencher as informações solicitadas. ? Problemas com relação ao cadastro também podem ser resolvidos em https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1.
Vê se vcs consegue me ajuda no restaurante que trabalho com ifood sempre tenho problemas porque eles esquecem de olha o chat. Tem algum jeito que eu mexa na configuração pro chat minimizado fica piscando quando tem msg?? Estou tendo muita reclamação disso que quando eles vão olha já passou horas!!!!
Oi, Paula. Você pode fazer algumas configurações no seu computador para manter uma janela minimizada com o chat, ou mesmo utilizar um telefone celular com o nosso mais recente app iFood para parceiros. Assim fica ainda mais fácil acompanhar. ?
Como entrar em contato com atendimento Ifood Parceiros? Minha loja não acessa, preciso de ajuda.
Preciso de auxilio do ifood para meu restaurante.
Bom tenho app mais não consigo entra coloco a senha mais não abre o app fica aparecendo uma mensagem tem alguo erado preciso muito para trabalhar
Oi, Eduardo! Nosso time de atendimento está à disposição para ajudá-lo. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Bom dia comprei em um restaurante dia 29/09/2022 porem eles acabou cancelando porem hoje ja e 02/11/2022 e o reembolso nao retornou com quem falo
Oi, Caique. Obrigado por enviar mensagem pra gente! Infelizmente, não conseguiremos te auxiliar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Você pode obter suporte pelo botão Ajuda do app.
Quero falar com um atendente
Sou parceiro e há meses parei de receber pedidos e não consigo me logar no Ifood.
Ilhas Gregas – Florianópolis
Oi, Luiz. Para que possamos te ajudar com a recuperação do acesso, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção Esqueci meu e-mail, tudo bem? Depois, basta preencher as informações solicitadas. ? Se ainda assim não conseguir conectar e for seu primeiro acesso ao Portal, entre em contato com o atendimento exclusivo sobre cadastro para confirmar o status das suas informações aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1.
Não consigo fazer autorização do meu celular pra fazer entrega estou tento problema, estou cm dois celulares autorizado, não consigo remover nenhum e já deu o prazo de 30 dias hoje, mais não consigo nem remover nem autorizado o novo, e não consigo fala cm o suporte online , alguem poderia me ajuda.?
Oi, Kaique. Obrigado por enviar mensagem pra gente! No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq. ?
Oi boa tarde fiz cadastro no Ifood para fazer entregas no nuvem porém já faz uns 3 meses e precisava muito que me libera pra fazer as entrega.por favor me ajuda
Oi, Felipe. No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq. ? ?
Oi, Luiz. Para que possamos te ajudar com a recuperação do acesso, entre em http://portal.ifood.com.br/login e clique na opção Esqueci meu e-mail, tudo bem? Depois, basta preencher as informações solicitadas. ? Se ainda assim não conseguir conectar e for seu primeiro acesso ao Portal, entre em contato com o atendimento exclusivo sobre cadastro para confirmar o status das suas informações aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Ja pasou 2 semana que o afood não me repassol as minhas entregas e nao respone eu sou entregado
Oi, Nilton. Não conseguiremos te auxiliar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.