Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

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Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

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Por iFood

2.243 respostas

  1. o Ifood simplesmente desativou minha conta alegando que eu acionei dois dispositivo suspeito, não sei nem doque se trata e não temos um lugar para pedirmos esclarecimentos, ao contrário eles que pedem para eu esclarecer uma coisa que não tenho noção nenhuma, uma pena não podemos colocar uma capitura de tela aqui.

    1. Oi, Paulo. Lamentamos por essa situação.
      Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Se for entregador, fale com o @ifoodparaentregadores. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.

    2. Verdade ! Uma vergonha , eu baixei meu mei 31/8/2023 ate hj nao recebi o repasse e nao consigo um telefone. Q atenda pra mim receber o repasse ja fiz de td , eles falam que tenho que entrar no portal como vou entrar se nao tenho mas mei 😭😭😭

  2. O ifood desativou minha conta do nada, nem utilizava, eu tinha uma conta de bicicleta, exclui meus dados para adicionar os dados de uma moto que eu comprei para fazer o trabalho e simplesmente do nada, a ifood me bloqueou e eu fiquei todo endividado.

    1. Olá, Anderson! Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM em nossa página oficial que iremos atendê-lo.

  3. Depois de ficar um tempo com a loja fechada na plataforma, por motivos de saúde. Hoje eu não consigo acessar o portal do parceiro, para ativar a loja. Quando eu vou fazer login, aparece a mensagem que a senha ou e-mail estão incorretos, mas quando eu escolho a opção pra redefinir senha o e-mail nunca chega pra mim. Já houve momentos que eu consegui acessar a plataforma, mas não consigo fazer nada pq aparece uma mensagem de página fora do ar. Já procurei em tudo, uma forma de falar com o suporte, o único lugar que eu achei foi esse. Espero que me ajudem.

    1. Olá, Francisco. Tudo bem?
      O seu cadastro pode ter sido cancelado por inatividade e nesse caso será necessário fazer um novo. Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Se ainda tiver alguma dúvida pode nos chamar! ❤️

  4. Boa tarde,

    Hoje 06/06/2024 fiz um pedido do Habibs do Setor Oeste, onde efetuei o pagamento via pix, e o entregador não veio entregar o pedido, e ainda cancelou o pedido informando que eu não compareci para retirar o produto, sendo que assim que ele saiu para entregar desci e fiquei la em baixo do prédio aguardando. E mesmo que eu não estivesse, ele deveria ter deixado o pedido junto com o porteiro, e não usurpar o meu almoço. O entregador se chama Marcos que eu estava falando com ele e mesmo assim finalizou a conversa, agora quero meu dinheiro de volta.

    1. Olá. Sentimos muito por essa experiência, Alessandra.
      Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

    1. Olá, Franciele. Tudo bem?
      Neste caso orientamos abrir um chamado para que o nosso time possa avaliar o seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso.

  5. Depois de ficar um tempo com a loja fechada na plataforma, por motivos pessoais. Hoje eu não consigo acessar o portal do parceiro, para ativar a loja. Quando eu vou fazer login, aparece a mensagem que a senha ou e-mail estão incorretos, mas quando eu escolho a opção pra redefinir senha o e-mail nunca chega pra mim. Já houve momentos que eu consegui acessar a plataforma, mas não consigo fazer nada pq aparece uma mensagem de página fora do ar. Já procurei em tudo, uma forma de falar com o suporte, o único lugar que eu achei foi esse. Espero que me ajudem.

    1. Oi, Ronaldo. Tudo bem? Estamos aqui para te ajudar! Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos analisar o seu caso, tá bem? Conta com a gente!

  6. Minha conta quando faço login e coloco para começar entregas, ele volta para o início e pede o login e sempre fica assim, nunca consigo iniciar corretamente o app, o que me impede de iniciar o trabalho pela plataforma, o app está atualizado, já tentei baixar em outro celular e dá a mesma coisa

    1. Olá, Thiago! Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

  7. Eu coloquei o e-mail errado na hora de cadastrar minha loja no iFood.
    Na hora de assinar o contrato tá indo o token pro e-mail errado. Não consigo alterar, nem assinar o contrato e nem começar a vender

    1. Oi Thatyanne. Tudo bem? Envie uma mensagem pelo direct do Instagram @ifoodparaparceiros que vamos analisar o seu caso e te ajudar a resolver, ok?

  8. Bia tarde peço pra redefinir a senha do meu restaurante mais quanfo coloco o código da erro e não vai meu telefone mudou agora é 11 98033-0615 favor precizo de solução

  9. restaurante mais quanfo coloco o código da erro e não vai meu telefone mudou agora é 11 98033-0615 favor precizo de solução nome restaurante comida caseira da sissa

  10. Boa noite,estva logando no app ai meu celular estava com a camera ruim assim nn deu pra ver meu rg nitido.
    Acabei apagando meus dados pra tenta depois , tem mais de 30 dia q nn consigo logar diz q os dados ja esta cadrastado ,e também nn consigo fazer login

    1. Oi, Felipe. Tudo bem? O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

  11. Boa tarde!
    Estou indignada com esse aplicativo.
    Recentemente adquiri o Plano Clube e hoje apareceu para mim à opção de R$35,00 de desconto em compras no mercado a partir de R$100,00.
    Pois bem, fui efetuar a compra e quando finalizei a mesma o carrinho ficou num total de R$124,22, ao inserir o cupom de desconto de R$35,00 o valor da compra ao invés de diminuir acabou aumentando para R$141,95.
    E o pior, o valor só aumenta na hora em que copio o código do pix pois no momento de confirmar os dados da compra o desconto entra mas na hora de fazer o pagamento o mesmo não é acatado.
    Mediante essa situação eu quero fazer o cancelamento do Plano Clube e solicito o estorno do valor que paguei, não desejo mais fazer negócios com essa empresa.
    Para piorar a situação nem um canal de atendimento eles disponibilizam para o consumidor.
    Um péssimo serviço!

    1. Oi, Adrielly. Por aqui não conseguimos realizar o cancelamento. Você pode entrar em contato pela opção de atendimento no aplicativo, clicando em “Ajuda”. Se preferir, envie direct para o perfil @ifoodbrasil no Instagram.

    1. Oi, Luciana. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro, telefone e e-mail. 😉 Vamos te ajudar!

    1. Oi, Caroline. Envie direct para o nosso perfil no Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do ocorrido e dados da sua loja. Vamos te ajudar.

  12. fiz um pedido pelo ifood no extra fresh, motoqueiro entregou e verifiquei que o produto vem errado ,falei por motoqueiro para devolver, assim o motoqueiro cancelou a entrega,depois recebi a notificação que não receberei reembolso,o motoqueiro fiz errado e a loja tb ,quem é prejudicado só eu ,está certo sua decisão ifood?

    1. Oi, John. Por aqui conseguimos auxiliar lojas e restaurantes parceiros, mas você tem uma opção exclusiva de atendimento; basta clicar em “Ajuda” no app ou enviar direct para o nosso perfil no Instagram @ifoodbrasil. Vamos ajudar você.

  13. Já tentei cadastrar um comércio que eu tinha era um supermercado e não consegui e agora estou tentando cadastrar minha sorveteria açaiteria e não consigo pois fala que o CPF está cadastrado só que eu não consigo vocês podem me ajudar e os meus clientes estão pedindo muito para colocar no iFood

    1. Oi, Marisa. Tudo bem? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você ❤️

  14. Eu pedi um lanche do mc e o pedido veio errado. Chegaram 4 lanches gelados e diferentes dos que eu pedi.
    Pior de tudo estou grávida e desejando o meu pedido

    1. Olá, Paula. Sentimos muito por essa situação.
      Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

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