Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

    1. Oi, Edgar. Estamos aqui para te ajudar! Você poderia enviar um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros? Te esperamos!

  1. Não estamos recebendo o códico de verificação por e-mail para acessar a loja do Ifood. Quem poderia nos ajudar com relação a isso? (Obs: Já caindo nos “spamsverifiquei, e com o e-mail está tudo correto, e também não está caindo nos “spams”.

  2. Não estamos recebendo o códico de verificação por e-mail para acessar a loja do Ifood. Quem poderia nos ajudar com relação a isso? (Obs: Já caindo nos “spamsverifiquei, e com o e-mail está tudo correto, e também não está caindo no spm)

    1. Oi, Igor. Fique tranquilo que vamos te ajudar, ok? Você poderia enviar um direct com mais detalhes do seu caso para o Instagram @ifoodparaparceiros? Te esperamos lá! 🙏❤️

    1. Olá, Giovanna. Tudo bem?
      Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail.

  3. Não estou conseguindo fazer login. Dá senha incorreta e não está chegando a mensagem para Redefini-la no Email. Me ajudem !

    1. Oi, Helthon. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro, telefone e e-mail. 😉

    1. Oi, Sheila. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro, telefone e e-mail. 😉

  4. Não estou conseguindo recuperar a senha de acesso, não chega em meu e-mail. Gostaria de um retorno.

    1. Oi, Adriano. Vamos te ajudar! Para isso, clique em “Não recebi o e-mail” na página de recuperação de senha, no canto inferior direito; Logo após, clique em não possuo acesso a nenhum dos e-mails; Selecione o motivo e por fim, preencha o formulário e envie. Assim que enviar o formulário a equipe entrará em contato em até 48h pelo telefone informado, combinado?

  5. Ola, Boa tarde!

    Ontem um cliente da minha loja, incluiu o endereço de entrega incompleto e não estava no local da entrega, tentamos contato diversas vezes sem sucesso (não atendia), ela entrou em contato com o chat, solicitando nova tentativa de entrega, porém, não nos informou o novo endereço para entrega e continuou sem atender as ligações, em seguida, cancelou o pedido por atraso na entrega, onde o mesmo não pode ser contestado pela nossa loja, ficamos com o prejuízo do produto, da taxa de entrega do entregador e também, das penalidades da plataforma, ação totalmente injusta. Por gentileza, nos ajude a resolver esse problema.

    1. Oi, Irene. Temos um time de especialistas para te ajudar com essa situação! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, tudo bem?

    1. Oi, Kauan. O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.
      Já aproveita para seguir a gente e ficar sabendo de todas as novidades! 😎

  6. Realmente o APP e bem ruim na parte de reclamação o restaurante esta mais de 1 hora atrasado
    olharam a mensagem mas se negam a responder assim travando o cancelamento
    Procurei dentro do site uma maneira de falar com o suporte mas por esse impecilio fica travado do que adianta o timer de 5 minutos na resposta se ele pode ser bulado dessa maneira

    1. Oi, Marcos. Lamentamos pela experiência que você teve. Além da opção de Ajuda no app, você pode entrar em contato conosco pelo Instagram @ifoodbrasil.

    1. Oi, Ricardo. Vamos te ajudar com isso, ok? Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso. 😉

  7. Perdi o acesso ao meu número de telefone e com isso não consigo mais acessar o portal por causa do código e não consigo acessar por nenhum lugar.

    1. Olá, Adriana. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, poderia entrar em contato com a gente através da direct em nossa página oficial @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  8. Fiz uma entrega e não consegui finalizar a corrida,entreguei a encomenda coloquei o código do cliente mais não consigo finalizar a entrega,
    como posso resolver isso

    1. Olá, Robinson. Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM em nossa página oficial que iremos atendê-lo.

  9. Olá , seguinte já e sexta vez que um dos restaurantes da sua plataforma cancelam o meu pedido sem mais nem menos e eu não recebo a porra do meu reembolso .vcs podem explicar o porquê dessa desgraça desse roubo de vcs ??????

  10. Olá meu nome é Samira , sou parceira do Ifood não estou conseguindo entrar em contato com vocês a muito tempo , não consigo entrar na minha conta parceiros ou gestor de pedidos nem por email, nem pelo CNPJ, nem por código , preciso muito da ajuda de vocês preciso voltar a vender

    1. Olá, estou com o mesmo problema, conseguiu resolver seu problema? Não consigo entrar em contato com o ifood

  11. Olá, não consigo entrar no meu portal do parceiro, já segui todas as instruções mas não consigo entrar… já enviei direct pelo insta do ifood mas não respondem, como posso resolver meu problema????

    1. Olá, Marcelle. Tudo bem?
      Se você enviou mensagem na nossa página oficial, iremos te responder! Não esqueça de mandar CNPJ, telefone com o DDD e e-mail atualizado, ok? 😊

      1. Olá
        , ainda não entram em contato comigo, não consigo resolver meu problema é preciso abrir minha loja, pois só vendo pelo ifood, tem algum número que posso falar diretamente com atendente?

  12. gostaria de informar que o gestor de pedido e tanto como o portal do iFood não está abrindo está dando erro portanto não tem como eu entrar em contato com vocês pelo portal do iFood gostaria que entrasse em contato comigo

    loja : Bita Lanches
    email: adryano_freitas@hotmail.com
    cnpj : 34208466000107
    tel : 21968199253

    telefone no momento não está funcionando entre em contato por este novo que eu estou mandando

    novo 21976462914

  13. gostaria de informar que o gestor de pedido e tanto como o portal do iFood não está abrindo está dando erro portanto não tem como eu entrar em contato com vocês pelo portal do iFood gostaria que entrasse em contato comigo

    loja : Bita Lanches
    email: adryano_freitas@hotmail.com
    cnpj : 34208466000107
    tel : 21968199253

    telefone no momento não está funcionando entre em contato por este novo que eu estou mandando

    novo 21976462914

    1. Olá, Adriano. Tudo bem?
      Para seguirmos com o seu caso, você poderia enviar uma direct no nosso Instagram @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar o CNPJ cadastrado, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

    1. Olá, Maria. Esperamos que esteja bem!
      Nesse caso, recomendamos que você acesse este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Após acessar o chat de cadastro, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

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