Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

Picture of Por iFood

Por iFood

2.243 respostas

  1. Oi, Willian. Essa experiência não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  2. Boa tarde
    Não consigo acessar minha loja no portal do parceiro sempre com a mesma mensagem de erro e não encontrei nenhum contato para solução, estou no aguarde de um contato

    1. Olá, Thaiane. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente através da direct em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  3. Boa tarde fiz uma compra no CHINE GOURMET cancelaram pois não fazem entrega onde moro. Disseram que o Ifood faria o estorno até agora nada
    Cartão de crédito Nubank, valor r$84,97. Jorge Luiz Knob. Obrigado

    1. Olá, Jorge. Tudo bem?
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “ajuda” ou comente em uma publicação do @ifoodbrasil que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  4. já tenho loja cadastrada poem nao lembro a senha do aplicativo e nao recebo o email para atulizar a senha.
    gostatia de saber o ue fazer o mais rapido possivel
    pois estou dependendo disso para ficar ativo novamente.

    1. Oi, Marcio. Tudo bem? 😊
      Se você já fez o procedimento de recuperação da conta e não conseguiu, envie uma direct no nosso Instagram @ifoodparaparceiros com o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado.

  5. Fiquei procurando onde mandar minha dúvida. Não achei lugar nenhum exceto aqui. Enfim, fui fazer meu cadastro no ifood para entregadores, e ao colocar a cidade / região, apareceu que minha região não está disponível, achei estranho, porque eu peço ifood na minha cidade e tem entregas. Só fiz o cadastro do CPF, telefone, email, nome e na etapa da cidade fiquei travado com essa mensagem de que não tá disponível na minha região. Falta fazer o resto do cadastro e agora o que eu faço?

    Atenciosamente
    Kauã Rajah Rocha Krobel

    1. Olá, Kauã! Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

    1. Oi, Hellen. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro, telefone e e-mail. 😉 Vamos ajudar você!

  6. Estou tentando falar com achar uma maneira de entrar em contato com o Ifood e não achei pelo app Ifood, preciso falar com vocês.

  7. nao consigo recuperar a minha conta ifood parceiro estou precisando urgente e ridiculo que nao chega email de recuperar nao tem suporte pra ajudar ifood e pessimo real

    1. Oi, Kevin. Estamos aqui para te ajudar. Envie uma mensagem direta para o Instagram (@ifoodparaparceiros) informando o CNPJ de cadastro, por favor? Assim conseguiremos analisar seu caso internamente e te dar a melhor orientação. Estamos à disposição!

  8. O Ifood está com atendimento de suporte ao cliente péssimo, cada dia que passa as lojas , restaurante e etc atrasam os pedidos por horas e não é feito e o cliente como sempre fica no vácuo, uma tremenda falta de respeito ao cliente!

    1. Olá, Maria. Sentimos muito por essa situação. Aqui no iFood estamos empenhados em trabalhar em melhorias para que sua experiência com a gente seja a melhor possível. Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail. Aguardamos o seu retorno lá! 😉

  9. Olá
    , ainda não entram em contato comigo, não consigo resolver meu problema é preciso abrir minha loja, pois só vendo pelo ifood, tem algum número que posso falar diretamente com atendente?

    1. Olá, Marcelle. Tudo bem?
      O nosso atendimento é exclusivo online.
      Se você enviou mensagem na nossa página oficial no Instagram, pode ficar tranquila que iremos responder. 😉

  10. Olá, excluíram a minha conta do iFood, estou tentando bloquear o clube ifood que eu tinha, e não estou conseguindo! Ou seja, vocês bloquearam minha conta e continuam cobrando por algo que eu não estou usando, estou a dias tentando resolver e aí? Como fica?

    1. Olá, Rafaela. Tudo bem?
      Se você não tem mais acesso a sua conta para cancelar o Clube iFood, comente em uma publicação do @ifoodbrasil no Instagram que nosso time vai atendê-la.

  11. GANHE UM VOUCHER DO IFOOD CARD DA MINHA EMPRESA O APP FALAVA QUE ERA PRA COPIA E COLA NO APP DO MEU BANCO, ACABEI FAZENDO UM PIX PARA CONTA DO IFOOD NO VALOR DE 100 REAIS ONDE ERA PRA FAZER UM PIX NESSE VALOR NA MINHA CONTA

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou comente em uma publicação do @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  12. Meu celular tinha sido roubado e tava sem acessar a conta e agora que comprei outro celular minha conta está em espera a muitas semanas, e quero rodar e fazer entregas porque não tenho emprego e vivo disso, me ajudem por favor!!!

    1. Olá, Paulo. Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na direct do Instagram que iremos atendê-lo.

  13. Eu não estou conseguindo acessa meu portal, passei certa situação fiquei fechando alguns meses, e agora tento acessar meu portal não consigo, ja abrir mais de 3 reclamação no reclame aqui ninguém responde

    1. Olá, Fernando. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, poderia entrar em contato com a gente através da direct em nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  14. bom dia! eu não estou tendo retorno no meu cadastro do ifood Marketplace, por favor me ajudem!!!

    1. Olá, Parceiro. Tudo bem?
      Nesse caso, recomendamos que você acesse este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Após acessar o chat de cadastro, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

    1. Olá, Elton. Tudo bem?
      Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Se for entregador, fale com o @ifoodparaentregadores. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.

    1. Olá, Parceiro. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  15. Nao lembro a senha do meu cadastro,
    No site em redefinir senha eles dizem que irão me mandar um email para recuperar e este email nunca chega, ja olhei na caixa de spam e em tudo mais o email nao chega

  16. Não estou conseguindo acessar minha conta no computador do trabalho, por onde peço almoço, desde que o Ifood começou a funcionar. Sigo todos os passos, mas mesmo assim ele solicita para finalizar, enviar um código pelo whatsApp. Não tenho nem pretendo ter whatsApp. Gostaria de solucionar a situação pois tenho estado satisfeita com o uso do Ifood. Mas se não conseguir terei que utilizar outro serviço.

    1. Oi, Meire. Sentimos muito por isso, mas fique tranquila que vamos te ajudar. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  17. Solicitei um pedido. Meu celular descarregou e ao chegar o pedido, o entregador parceiro do Ifood ficou mandando mensagem no chat do aplicativo, mas como estava sem bateria não consegui visualizar e desta forma não respondi. O mesmo foi embora, cancelou o pedido sem ao menos interfonar u falar com o porteiro do prédio.
    Solicitei o reembolso e o mesmo foi negado.

    1. Olá, Bruno. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

18/09/2024

Saiba o que é o relatório de conciliação iFood e como usar

18/09/2024

Empreendedorismo digital: saiba como começar, passo a passo

17/09/2024

Como fazer drinks: com ou sem álcool, as bebidas podem aumentar sua...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery