Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

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Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

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Por iFood

2.243 respostas

  1. Não consigo entrar na minha conta, ele fica pedindo código pro meu número antigo, eu entrava pela minha conta Apple mas não está entrando mais, sextou eu querendo pedir um ifoodzin e não tá dando, como que faz? 😫
    Ainda pago cupons pro iFood

    1. Oi, Ana Beatriz. Você poderia enviar um direct para o Instagram @ifoodbrasil com seus dados, por favor? Assim conseguiremos te ajudar melhor.

  2. bom dia, preciso urgente de ajuda para acessar minha conta no ifood pois esta dando erro de verificação de email ou quando nao aparece aconteceu um erro inesperado, ja estou a dois dias tentando e nada.
    Nos parceiros nao temos nenhum suporte via telefone, chat de forma tranquila de resolver o problema pois somente robo nos responde.

  3. Pessimo o suporte do iFood quero cancelar meu pedido pós o tempo de espera é muito logo e simplesmente não consigo

  4. Não consigo acessar a minha conta, estou entrando por novo dispositivo, esqueci a senha. Quando peço pra recuperar, fala que vai enviar o código para meu email e não chega de jeito nenhum

    1. Olá, Alexandre. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, você poderia entrar em contato com a gente na direct em nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso. (:

  5. Bom dia sou a Cristiane , tenho a conta do iFood e sou surda e não consigo falar por telefone só msg pra resolver pois tenho saldo de 90 reais e preciso da minha conta como número q uso agora pq o antigo é mais de 10 anos e nem tenho ele durante td esse tempo e não consigo nem abrir outra conta e irei ao procon hoje . Não consigo entrar na minha conta, ele fica pedindo código pro meu número antigo, eu entrava pela minha conta Apple mas não está entrando mais, desde sexta feira eu querendo pedir um iFood e não tá dando, como que faz? E tenho saldo e cupom pago vou no procon daqui a pouco se não resolverem agora pra mudar o celular p abrir minha conta

    1. Olá, Cristiane. Tudo bem?
      Se você está sem acesso ao seu aplicativo, envie uma mensagem na direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai te ajudar.

    1. Olá, Andrea. Tudo bem?
      Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Se for entregador, fale com o @ifoodparaentregadores. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.

    1. Olá, Thais. Tudo bem?
      Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  6. Péssimo atendimento! Não me deixam cancelar meu pedido, preciso do dinheiro pois tô com uma criança em casa com fome e eles não deixam eu cancelar pra pegar meu dinheiro um lixo esse suporte.

    1. Olá, Lari. Sentimos muito por essa experiência.
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio enviando uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  7. Boa tarde, não consigo acessar minha conta do ifood devido não lembrar da senha e não consigo receber o código de validação para uma nova senha devido eu não ter mas o meu número antigo e o meu e-mail. Preciso de ajuda para atualizar todo o meu cadastro.

    1. Olá, Dayvison. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  8. Não estou conseguindo cancelar meu pedido. A loja informa que eu cancelei, mas não fiz nenhuma solicitação de cancelamento. Fiz o pagamento via Pix e quero meu dinheiro de volta.
    Não consigo contato com o Ifood no próprio app, palhaçada o descaso com o cliente.

    1. Olá, Simone. Sentimos muito por essa experiência.
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio enviando uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  9. Fiz um pedido, paguei via pix, não recebi as refeições, o motoboy cancelou tudo, saiu do chat, não apareceu no restaurante e agora recebo a msg que não serei reembolsada? Que política e essa? Quem comeu as 3 refeições que eu pedi? Quem ficou com o dinheiro? Alguém pode me responder por gentileza

    1. Oi, Dhebora. Esse canal é exclusivo para restaurantes e lojas parceiras. Mas envie um direct para o Instagram @ifoodbrasil que nosso time irá te ajudar.

    1. Olá, Ivo. Você é nosso restaurante parceiro? Abra um chamado para nosso time através da aba “Chamados e ajuda” na lateral esquerda do Portal do Parceiro. Assim conseguiremos te ajudar mais!

  10. Prezados boa tarde
    Na data de ontem 09/07 minha filha fez pedido pelo ifood pagamento a pix, e o pedido do restaurante não entregou pedido, ficamos das 21:00 até 00:00 esperando e mudamos diversas mensagens pra pizzaria e ninguém respondeu deu satisfação.
    O site Ifood Não tem opção cancelar o pedido foi um caso muito triste que nunca tive em nenhum lugar.
    Quero atendimento via telefone,
    quero pix de volta.

    Obrigada
    Fernanda Ferreira do Nascimento
    11 94728-2114 WhatsApp

    1. Oi, Fernanda. Essa experiência não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um direct lá no Instagram @ifoodbrasil.

  11. boa tarde fas 1 semana que tento recuperar minha senha porem nao consigo porque n chegano email para recuperar senha meu contato 11998199394
    adriana ferreira resp

    1. Olá, Renato. Envie um direct com seus dados para o Instragram @ifoodpraparceiros? Assim conseguiremos te ajudar.

  12. Quero o reembolso do meu valor,a loja efetuou o cancelamento apos mais de 4 horas,e até agora nem o Ifood nem o burguer king retornaram o meu relato, reclamação etc pelo app.

    1. Oi, Heloren. Lamentamos não poder te ajudar por aqui. Mas no canal @ifoodbrasil temos um time especializado para te ajudar.

  13. Boa tarde fiz um pedido no sábado porém infelizmente coloquei o endereço errado 113 reais, liguei na loja pra ir busca pois o Ifood não quis me reembolsa, porém o bolo não foi devolvido lá, absurdo, e quero retorno e estorno do meu dinheiro

    1. Olá, Juliana. Sentimos muito por essa experiência.
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  14. Boa tarde!
    Abri uma conta ontem no ifood , mas não estou conseguindo finalizar. Todas as etapas foram preenchidas , mas até o momento diz que a loja está fechada. Podem me ajudar , por favor?!

  15. Boa noite, não consigo entrar no portal, chega o código de acesso, e quando vai entrar na página dar erro.
    Por favor, preciso de um retorno.
    Coloco

    1. Olá, Juliene. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  16. preciso fazer alteração de
    endereço e não estou conseguindo Meu cel 21 974900800
    cnpj 54.302.775.0001-40

    1. Olá, Bruno. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

    1. Oi, Jean Carlos. Envie um direct para o @ifoodparaentregadores que nosso time irá te ajudar com isso, beleza? 😉

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