Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

Picture of Por iFood

Por iFood

2.233 respostas

  1. Olá boa tarde minha conta foi bloqueada por engano fiz uma entrega mais meu celular acabou descarregando com o código já inserido no aplicativo só não deu tempo de finalizar a entrega pois fui pra casa e coloquei pra carregar quando voltei na localização certa da entrega minha conta tinha sido bloqueada pfv ajuda já desbloqueei minha conta pelo mesmo motivo e agora de novo aplicativo bom pra trabalhar gosto muito 🥺

    1. Oi, Julio Cesar. Esperamos que esteja bem! 🙂 Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM que nosso time irá te ajudar.

  2. Olá boa noite não consigo acessar minha conta pq troquei de número como eu faço para acessar minha conta 11993316718

    1. Oi, Ingrid. Tudo bem? Como você não possui mais acesso ao Portal do Parceiro, envie uma DM para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos te ajudar, combinado?

  3. Boa Noite.
    Faz 8 anos aproximadamente que tenho minha conta ifood entregadores mas Nunca usei faz uns 2 anos que estou tentando acessar minha conta para fazer entregas não consigo me cadastrar novamente fala que está cadastrada
    Mas esqueci [senha] e [email] [nao esto com o mesmo número] o que eu faço

    1. Oi, Bruno. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaentregadores que nosso time poderá te ajudar.

    1. Oi, Maria Aparecida. Estamos aqui para te ajudar! Você tem um restaurante parceiro ou é cliente do iFood?

  4. Sou tentante e compro testes de fertilidade abri um ontem que comprei há um tempo e veio incompleto . Mandei fotos e expliquei tudo no app está dando como não conseguem contato com a farmácia. Pois bem eu consegui contato eles abriram chamado é até agora 25 h depois nem visualizam.
    Fiz reclame aqui e NADA
    Resolvam o meu problema
    Pedido 1312
    Laura Augusta tamegao Lopes barros
    270.539.228.98

    1. Oi, Laura. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas além da opção Ajuda do app, você consegue buscar auxílio enviando direct para o nosso perfil no Instagram @ifoodbrasil.

    1. Oi, Milene. Tudo bem? Abra um chamado diretamente pelo App na opção “Ajuda” ou envie um direct para o Instagram @ifoodbrasil que nosso time irá te ajudar.

    1. Oi, Jordânia. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros, por favor? Assim conseguiremos te ajudar mais.

  5. O ifood não me ajudou
    Meu pedido não foi entregue
    Não recebo meu reembolso
    Falta de respeito com usuário fiel do aplicativo

    1. Oi, Bryan. Sentimos muito por essa experiência, que não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção Ajuda, ou enviando direct para o perfil no Instagram @ifoodbrasil.

  6. Oi não consigo entrar na minha conta, quando aperto para entrar aparece “Tivemos um problema por aqui”. Poderia me dizer como resolver?

    1. Olá, Thaina. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

  7. Não estou conseguindo contato,para resolver a situação de uma cobrança indevida em meu cartão ,por gentileza mandar um contato,para solucionar.

    1. Olá, Bruno. Tudo bem?
      Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas envie uma direct para o Instagram @ifoodbrasil.

  8. Troquei de telefone e o número. Agora não consigo mais acessar, pois está pedindo que eu digite o código do número antigo que não tenho mais acesso.

    1. Oi, Michelle. Tudo bem? Como você não possui mais acesso ao Portal do Parceiro, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso que vamos analisar, tá bem?

  9. Boa tarde! Troquei meu número de contato. Agora não consigo mais acessar, pois está pedindo que eu digite o código do número antigo que não tenho mais acesso. Como vocês podem me ajudar a recuperar minha conta?

    1. Oi Igor, beleza? Chama a gente lá na DM do Instagram @ifoodparaparceiros, por favor? Vamos dar uma olhadinha no seu caso.

  10. Olá sou Cleonice
    Tenho um cadastro com vc e não consigo entra no gestor do parceiro. Gostaria de saber o pq?
    Fico aguardando alguma resposta.

    1. Oi, Cleonice. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com seus dados de cadastro, por favor? Por lá conseguiremos te ajudar melhor!

  11. Não estou conseguindo entrar no portal do parceiro, aparece um erro ”Parece que algo deu errado”, e não sai disso.
    Tentei entrar em contato por varios meios e só fui atendido por robôs que não me ajudaram em absolutamente em nada.
    Como consigo resolver isso?

    1. Oi, Renato. Envie um direct no Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso, por favor? Assim conseguiremos analisar o seu caso e te ajudar.

  12. Olá estou tentando retornar com a plataforma de vocês e ficava dando erro na minha senha e agora dá um erro algo deu errado e não sai mais disso preciso de ajuda por favor

    1. Oi, Lucas! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  13. Bom dia, preciso de ajuda quanto ao meu cadastro no app. Preciso alterar meu número na plataforma, pois ao tentar acessar minha conta, não consigo validar por um número antigo que está cadastrado. Estou sem acesso e não consigo nenhum meio de comunicação para essa alteração. Mesmo validando por e-mail, não faz o login, pois pede a validação no celular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

07/09/2024

Blend de hambúrguer: conheça o segredo do sabor perfeito

06/09/2024

Farol: otimize sua operação e evite cancelamentos no iFood!

06/09/2024

Combos de bebidas: aumente suas vendas no Rock in Rio

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery