Você já ouviu falar sobre o círculo dourado? Essa é uma metodologia que tem por objetivo gerar propósito e impacto na hora de planejar um novo negócio, criar um produto ou até mesmo lançar uma campanha de marketing.
O Golden Circle, como também é conhecido, foi criado pelo escritor inglês Simon Sinek, que também é palestrante e um grande especialista em liderança e inspiração de líderes. Essa metodologia é baseada em três perguntas e pode ajudar muito na geração de valor para um negócio e no engajamento do público.
Por isso, se você quer que um projeto realmente dê certo, continue lendo para entender como o círculo dourado funciona, as três esferas que o compõem, de que maneira aplicar a metodologia e alguns exemplos de sucesso.
Golden circle: o que é?
O círculo dourado também é conhecido como método golden, círculo de ouro ou marketing circle. Seja qual for a denominação, como você viu, trata-se de uma metodologia que contribui para criar valor por meio de uma causa que traga inspiração para as pessoas.
Assim, o golden circle é bastante versátil, podendo ser aplicado para um projeto, uma marca, uma ideia ou um negócio. Então, você pode recorrer à metodologia antes de iniciar um novo empreendimento, para projetar as suas campanhas de marketing ou até mesmo melhorar a qualidade dos serviços do seu negócio, como o atendimento ao cliente.
Para que essa metodologia funcione, é preciso responder a três perguntas. São elas: por que, como e o quê. Porém, não podemos inverter a ordem, já que a ideia é justamente partir do centro do círculo para as extremidades.
Bem no meio do círculo, temos o “por que”. Em seguida, há a camada intermediária, em que está a pergunta “como” e, por fim, a extremidade, que traz a pergunta “o quê”. A ideia é que, seguindo essa lógica de respostas, é possível ter um destaque maior em relação à concorrência, com mais capacidade de atrair clientes de fato interessados naquilo que está sendo oferecido.
As três esferas do círculo dourado
Não é à toa que essa metodologia é chamada de círculo dourado. Afinal, você viu que organizamos as três perguntas do centro para as extremidades. Então, é possível criar diferentes camadas ou esferas no Golden Circle.
Quando alguém decide abrir um novo negócio, geralmente pensa naquilo que vai disponibilizar para o público. Ou seja, já começa com a ideia do produto final, seja uma mercadoria ou um serviço.
A proposta do círculo dourado é que a solução seja pensada somente no final, seguindo este caminho:
- comece pensando por que algo será feito;
- depois, como esse objetivo será alcançado;
- por fim, o que vai permitir esse alcance.
Para ficar mais claro, confira a seguir como são organizadas essas três esferas do círculo dourado.
Primeira esfera: por quê
Antes de colocar em prática uma determinada ação, lançar uma campanha ou criar uma empresa, o círculo dourado propõe definir qual é o propósito dessa iniciativa — ou seja, por que fazer isso, qual é a motivação e quais são os objetivos.
A intenção dessa primeira esfera do golden circle é fazer com que você pense no caminho que será trilhado. O propósito tem uma forte influência no sucesso de um projeto e no engajamento das pessoas que você pretende atingir.
O Sebrae também explica esse conceito: “o porquê ou o propósito de uma empresa é o motivo pelo qual ela faz o que faz. É o que dá sentido ao negócio, aquele sentimento ou vontade que serviu de base para o surgimento da organização, como o ‘Em tudo o que fazemos nós acreditamos desafiar o status quo’, da Apple”.
Segunda esfera: como
Você viu que nessa camada do círculo dourado a intenção é determinar como será possível alcançar o propósito estabelecido na primeira esfera. O objetivo é determinar quais atitudes precisam ser colocadas em prática para isso.
São as estratégias que permitirão alcançar as metas, uma vez que dessa forma você começará a ter um plano de ação. Nessa fase, se estiver projetando um novo negócio, também é o momento de estabelecer os seus valores, assim como as crenças que o direcionarão.
Terceira esfera: o quê
Agora chegou o momento de você determinar o que será oferecido para o seu público. Dessa forma, vai definir as características e as informações do produto ou do serviço.
Uma vez que você tem um propósito ou objetivo e estabeleceu como alcançá-lo, fica mais fácil definir o que precisa ser oferecido para as pessoas, a fim de atender a esse planejamento realizado.
Como aplicar o círculo dourado?
Um dos aspectos mais importantes na hora de colocar em prática o círculo dourado é seguir exatamente a ordem das perguntas. Se você inverter essa lógica, não terá o mesmo resultado no final, e isso pode comprometer o sucesso do seu projeto.
Além disso, é essencial que a pergunta “por que” seja muito bem respondida. É importante evitar que a resposta seja algo de senso comum, como “melhorar a vida das pessoas” ou “alcançar a satisfação dos clientes”. Afinal, você não pode resumir o propósito do seu projeto em algo tão simplório.
Considere que essa é a razão fundamental pela qual sua ideia está começando a nascer. Então, procure pensar em uma resposta autêntica e mais específica, algo que de fato vai refletir a essência do seu projeto.
Uma vez que você começou do jeito certo, as duas outras esferas ficam bem mais simples. Isso porque, como dissemos, basta identificar o processo necessário para alcançar o propósito e os produtos ou serviços que serão utilizados para isso, ou mesmo as ações e mensagens que seriam ideais.
Procure não começar por essa definição sem estabelecer um propósito claro. Isso porque não seguir a ordem das etapas pode fazer com que você disponibilize soluções desalinhadas com as expectativas do público, dificultando a conexão com os seus clientes.
Exemplos de aplicação do Golden Circle
Ainda está um pouco complicado? Não se preocupe. Existem alguns exemplos de aplicação do círculo dourado para você entender na prática como ele funciona.
Veja, a seguir, como são as três esferas da Natura:
- por que: o objetivo da Natura é promover bem-estar para as pessoas, valorizando a diversidade delas e da natureza, com respeito pelo meio ambiente;
- como: para alcançar esse propósito, a Natura trabalha com foco na sustentabilidade, na responsabilidade social e na ética, adotando processos de produção sustentáveis e ingredientes naturais;
- o que: a Natura disponibiliza produtos para cuidados pessoais e de beleza, todos sustentáveis e produzidos com respeito pelo meio ambiente.
A Apple também pode ser citada como um bom exemplo de aplicação do círculo dourado. A marca existe porque tem o propósito de fazer a diferença no mundo por meio da inovação tecnológica. Para isso, investe no diferencial da inovação, em design elegante e em um ecossistema integrado para otimizar a experiência do usuário.
O que faz para oferecer tudo isso são diversos produtos tecnológicos, como iPhones, MacBooks e iPads, além de serviços como iCloud, todos funcionando de forma harmoniosa.
Ficou claro o conceito de círculo dourado e como ele pode contribuir para o sucesso dos seus projetos? Quando você estabelece um propósito, fica mais fácil aprimorar as ideias para que elas saiam do papel e permitam alcançar excelentes resultados.
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