Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Respostas de 671
Os golpistas ja estáo aplicando outro tipo de golpe, agora eles estão colocando que TODOS OS ITENS DO PEDIDO FOI ERRADO. e ai mesmo assim vocês do ifood aceitam a reclamação e cancela o pedido. Do que adianta os golpistas sempre estão um passo a frente de vocês..
Oi, Gabriel. Estamos de olho em tudo o que acontece por aqui pra que você tenha, todos os dias, a melhor experiência com iFood – e a mais segura também. 😉 Por isso, seu comentário é tão importante. Dá uma olhadinha no que já estamos fazendo pelos restaurantes em 2022. <3 Tem muito mais vindo por aí.
Tivemos alguns prejuízos e até tive que fazer um boletim de ocorrência, não tive nenhum suporte do ifood, vcs dão a opção de pagamento via pix e não se responsabilizam pelas consequências. Quando um produto é despachado e o cliente cancela mais tarde, vcs deveriam entrar em contato com a loja para saber se o pedido foi entregue antes de estornar o dinheiro e nos deixar no prejuízo. Não estou nem um pouco satisfeita com o aplicativo.
Oi, Nayane. Sentimos muito mesmo por essa experiência, não está de acordo com o que acreditamos aqui. Você poderia entrar em contato pelo chat no Portal do Parceiro (em “Chamados e ajuda” no menu)? Vamos juntos buscar uma solução para o caso.
No campo chamadas e ajuda não existe nenhuma opção para voce reportar o problema e acaba ficando no prejuizo. O Ifood deveria primeiro ouvir a loja antes de cancelar o pedido.
Oi, Jerônimo. Você consegue entrar em contato com o nosso time de suporte, acessando esse mesmo campo “Chamados e Ajuda”, e clicando na opção “Atendimento”. Depois é só buscar pelo assunto sobre o qual deseja falar. Recomendamos também que verifique no pedido se o botão “Contestar cancelamento” aparece; em alguns casos é possível contestar uma solicitação direto por lá. 😉
muito bom , vai ajudar muito estamos levando muitos golpes de clientes safado, ja tava na hora ne ifood
Estamos sempre atentos a tudo o que acontece aqui e propondo as melhorias necessárias. Fica de olho, que essa novidade logo vai ser liberada pra você. 😉
muito bpmm
Bem legal, né? Se não quiser perder mais nenhuma novidade, não deixe de assinar nossa newsletter no final da página. 😉 Estamos sempre empenhados em oferecer uma excelente experiência pra você. <3
Quando o cliente esta mal intencionado ele cancela alegando que nao recebeu o pedido, pedido improprio para o consumo, itens errados no pedido… Ja tive enorme prejuizo com isso infelizmente. Obviamente essa nova funcionalidade ajudara porem quando o cliente esta mal intencionado o iffod continuara dando margem para ele cancelar o pedido por outros motivos. Creio que a solucao é o cliente apos o pedido nao ter como cancelar assim como era o Uber Eats, dai entao se o cliente nao gostou da experiencia com o restaurante ele nao voltara a comprar naquela loja. Simples!!! Ai fica minha critica construtiva para proteger quem o ifood chama de parceiro.
Oi, Roberto. Sua sugestão é super válida. 😉 Sempre olhamos o que nossos parceiros têm a dizer sobre as ferramentas pra propormos as melhorias necessárias. Dá uma olhadinha no que já temos feito pelos restaurantes em 2022. Vai ser ótimo fazer muito mais!
Concordo plenamente com vc
obrigado pela informaçao
Queremos que nossos parceiros tenham o melhor desempenho e uma ótima experiência com o iFood, por isso estudamos todos os dias novas funcionalidades. <3 Confira aqui tudo o que o iFood tem feito pelo restaurantes em 2022.
isso ajudará muito para não golpes de clientes que comem e cancelam, mesmo assim o ifood tem que ligar para o restaurante antes de cancelar para ver se é verdade que não foi entregue ou se algo aconteceu
Oi, Gabriel. Obrigada pela sugestão. 🙂 Os comentários aqui no blog são sempre considerados em futuras mudanças na plataforma. Você também pode entrar em contato pelo chat, em “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro, ou verificar na aba “Pedidos” se a opção de contestar cancelamento está disponível para aquele pedido. Estamos atentos a tudo o que acontece por aqui, dá uma olhada no que o iFood tem feito pelos restaurantes em 2022.
Meu problema hoje no iFood são os clientes golpistas. Pedem, pagam On-Line e depois cancelam alegando absurdos como “impróprio” e mesmo impróprio consomem o lanche. Vocês tinham que evoluir a questão de qualificar os bons clientes, para eles terem acessos a melhores promoções e não dar tanto valor a estes clientes golpístas que só nos trazem prejuízos!
Oi, Ricardo. Agradecemos seu comentário. Nosso time está empenhado em propor melhorias diárias, por isso ficamos sempre atentos a tudo o que acontece por aqui. Dá uma olhada no que o iFood tem feito pelos restaurantes em 2022. Sempre que precisar, você também pode entrar em contato pelo atendimento no Portal do Parceiro.
Esperamos que resolva essa situação chata. Pq nisso td quem sempre se prejudica é a loja.
Oi, Douglas. Estamos atuando em cada operação do iFood para Parceiros, com o intuito de que você tenha sempre a melhor experiência por aqui. Essa é apenas uma das novidades. Vem muito mais por aí. 😉
Esperamos que resolva essa situação chata. Pq nisso td quem sempre se prejudica é a loja!!!!!
Já passei por isso e não é nada agradável
Oi, Douglas. Estamos atuando diariamente em melhorias aqui e seu comentário é muito importante. Além do blog, você pode contar também com nosso time de suporte pelo atendimento no Portal do Parceiro. Vamos juntos fazer um ano incrível!
agora so falta melhora no termo, o cliente diz que o pedido veio errado, ai o ifood cancelar sem fala nada com o restaurante , podia ter um tempo como agora pode confirma a entregar , apos confirma entrega se veio realmente errado, o cliente na mesma hora ele ver certo ele ja ter contato com o restaurante para troca ou devolver o pedido para ser devolvido o valor porque tem muito golpe assim seria muito menos golpe, exemplo mercado livre, shoppe, entre outros se o pedido veio errado voce tem que devolver para receber o extorno
Oi, Jefferson. Obrigado pelo comentário. Ficamos de olho em tudo o que acontece por aqui e na opinião de cada parceiro. Afinal, um de nossos principais pilares é a melhoria contínua. 🙂 Confere aqui o que o iFood tem feito pelos restaurantes em 2022.
muito bom vou fazer o teste e volto pra falar mais
Oi, Willian. Que bom que curtiu a novidade! Estamos investindo em tecnologia e inovação pra que você tenha sempre a melhor experiência. 😉
Legal
Que bom que gostou! ? Pra receber conteúdos como esse direto no seu e-mail, assine a nossa newsletter. ❤️ Tem sempre uma novidade por aqui.
o ifood deveria se responsabilizar mais ainda com as entregas. muitos golpistas usam a má fé. dizendo que pedido está improprio, que não chegou. faz arte e vocês cancelam sem ao menos entrar em contato com nós parceiros. vocês deveriam melhorar isso e ter mais responsabilidade, mesmo concluindo a entrega. esses golpistas dizem que está ruim. etc. e tal. o certo deveria CANCELAR após devolver pro restaurante, e confirmar a devolução. assim como entregadores do ifood retornam ao restaurante quando não acham, não entregam o cliente.
Oi, Erick. Esteja certo de que diferentes iniciativas estão sendo tomadas a fim de promover uma experiência cada vez melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião contribui muito com isso. Alguns cancelamentos podem ser contestados direto na página do pedido no Portal do Parceiro; em outros casos, você pode abrir um chamado para o nosso time interno. Vamos analisar e te dar um retorno assim que possível!
Antes tarde do que nunca… Não estava mais aguentando trabalhar para golpistas… já perdi em 1 ano mais de 3 mil em pedidos para essa corja. Vai ajudar e muito!! Obrigado Ifood !!
Oi, Jones. Acreditamos muito no aprimoramento contínuo dos nossos processos a fim de promover a você e demais parceiros a melhor experiência com o iFood. 😉 Ficamos felizes que tenha gostado da novidade!
Eu estava muito interessado em saber sobre o seu problema, até você falar a palavra ‘golpistas’. Pelo seu comentário, se percebe que vc se interessa mais em politica do que por seu negócio. Procure um emprego urgente das 8 as 18 seu animal, prq vc não sabe explicar o problema que teve. Obrigado Jones pela ajuda.
Tive uma experiencia recente e estou muito aliviada por tomar essa atitude
Oi, Rafaela. Obrigado pelo feedback. Estamos trabalhando em nossa melhoria contínua e seus comentários contribuem muito. 🙂 Assine a nossa newsletter pra não perder nenhuma novidade e fique de olhe no que estamos fazendo pelos nossos parceiros em 2022: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. <3
Infelizmente o ifood mais uma fez so passou o pano, cliente golpista cancela como improprio para consumo e não como não recebeu o pedido, o ifood tem que foca nisso não e um restaurante que sofre são milhões de restaurante em todo brasil sofrendo com clientes golpista realizando pedido e cancelando como improprio para consumo, não e possivel que o ifood não tem analises de cancelamento e não ver que esse e o maior problema de todos os restaurantes parceiro, infelizmente e lamentavel o ifood da prioridade ao cliente ao inves dos restaurantes parceiro. que ajudar os restaurante acaba com cancelamento do cliente e obriga o restaurante resolver o problema fica bem simples e o restaurante não fica no prejuizo.
Oi, Helio. Sentimos muito por essa situação. Algumas ações já estão sendo feitas a fim de promover uma experiência cada vez melhor dos restaurantes com o iFood e evitar que nossos parceiros tenham alguma dificuldade desse tipo. Caso precise, entre em contato pelo atendimento no Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral e depois em “Atendimento”.
Não será a solução definitiva, entretanto irá dificultar os “espertinhos” na hora de cancelar um pedido na malícia.
É uma forma de contribuir com a melhoria da sua experiência aqui no iFood. 🙂 Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas nesse sentido, dá uma olhadinha: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood.
BOM
Mais uma novidade pra tornar sua experiência no iFood ainda melhor. 😉
vamos fazer um teste, pra ver se para um pouco tbm, a situação chega ate ser chata.
Poxa, Sol, entendemos que algumas coisas ainda podem ser melhoradas por aqui e estamos atuando nisso. Essa é apenas uma das nossas novidades, assine nossa newsletter pra saber mais e confira o que o iFood está fazendo pelos restauarantes em 2022: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. 😉