Saiba quais são as cores para lanchonete ideais!

Laranja, vermelho, verde, azul: quais as melhores cores para a sua lanchonete? Confira o que diz a psicologia das cores!

Vai abrir ou renovar o seu estabelecimento, mas ainda não sabe quais cores para lanchonete são as mais adequadas? É uma dúvida comum no mundo do comércio, e é importante ter conhecimento e sabedoria para essa escolha.

Primeiramente, você deve ter em mente que as cores influenciam o comportamento dos consumidores, tanto em relação ao apetite quanto em termos de conforto, entre outros aspectos. Então, ao definir as tonalidades, considere as sensações que deseja transmitir aos seus clientes.

Neste post, você vai conhecer as melhores cores para lanchonete e como usar a psicologia das cores a favor do seu negócio!

Como as cores influenciam o comportamento da clientela?

Existem vários aspectos importantes em termos de marketing e identidade de negócio, a exemplo da escolha de nomes para lanchonete. Escolhas sutis influenciam a imagem e o desempenho de uma marca, e isso é respaldado pela psicologia.

A psicologia está presente em vários aspectos da vida — inclusive na relação do ser humano com as cores. Estudos da área do marketing apontam que 90% das primeiras impressões sobre produtos têm como base as cores utilizadas. Então, além de ter atenção a fatores como métricas de marketing digital, é importante compreender as sensações que cada cor consegue despertar no público.

Ao aplicar a psicologia das cores nos ambientes e comunicações, você tem a oportunidade de aguçar o apetite ou até mesmo despertar a fome. Assim, ao idealizar seu negócio, planeje as cores para valorizar seu estabelecimento e criar a atmosfera que mais tem a ver com a identidade e os objetivos do negócio.

A combinação de tonalidades na medida certa vai contribuir para que os clientes criem uma conexão emocional com os sabores, além de influenciar o comportamento da clientela antes mesmo dos pedidos.

Quais são as melhores cores para lanchonete?

Até aqui, ficou nítido que as cores têm influência na imagem da marca e em aspectos subjetivos dos clientes — e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Agora, é hora de entender melhor as possibilidades dessa influência. Veja, a seguir, as melhores cores para lanchonete e o que cada uma delas transmite.

Vermelho

É bastante difundida a ideia de que o vermelho consegue estimular o apetite e despertar o senso de urgência. Por isso — e por ser uma cor muito chamativa —, o vermelho é muito usado por estabelecimentos que trabalham com alimentação.

Mas, embora seja uma ótima cor para aspectos como o logotipo, pode ter o efeito contrário a depender do uso. Segundo um estudo divulgado pelo jornal Daily Mail, a predominância da cor em um prato — ao pensar na louça em si — ou copo pode reduzir o apetite em 40%. Então, é uma boa cor para atrair a atenção dos clientes e abrir o apetite, mas talvez não deva prevalecer depois que o pedido é feito!

Além disso, é bom não exagerar no uso, já que o excesso de vermelho pode causar incômodo visual e até criar nos clientes o desejo de deixar o local mais rápido. Não é à toa que o vermelho é comum em estabelecimentos do modelo fast food, onde o intuito é liberar o espaço para outros clientes rapidamente.

Amarelo

O amarelo é uma cor vibrante, alegre e transmite positividade. Assim como o vermelho, estimula o apetite e traz o desejo de consumir, aumentando a vantagem competitiva do negócio.

Sua presença é indicada para lanchonetes com foco no público mais jovem ou que costumam receber grupos grandes de pessoas. Assim como o vermelho, o uso deve ser moderado, para não sobrecarregar os sentidos. É uma boa ideia usar o amarelo na fachada ou em objetos que fazem parte da decoração.

Laranja

O laranja é outra cor que transmite muita energia e destaca o estabelecimento dos outros. Mas esse não é único motivo que faz essa cor ser indicada para lanchonetes.

Essa cor é resultante da mistura do vermelho com o amarelo, criando um efeito misto e equilibrado entre as intensidades dessas duas cores primárias. Então, o laranja é capaz tanto de estimular o consumo como de abrir o apetite, mas de forma sutil.

Por essas razões, o laranja é perfeito para lanchonetes com um público-alvo mais maduro, comunicativo e dinâmico, como clientes corporativos.

Azul

Se você deseja transmitir tranquilidade, aconchego e segurança aos seus clientes, a cor azul é, provavelmente, a melhor opção. Especialmente nas tonalidades que mais remetem ao céu e ao mar, o azul traz uma sensação de serenidade.

A cor funciona bem para certos nichos de lanchonete, como as que oferecem café da manhã. Também é interessante usá-la para compor elementos que fazem parte da decoração.

Verde

A cor verde desperta sensações de equilíbrio e relaxamento. Muito ligada à natureza, essa tonalidade é perfeita para lanchonetes focadas em sustentabilidade, alimentos saudáveis e lanches naturais. Estabelecimentos veganos e vegetarianos, em particular, têm muito a ganhar com o uso da cor.

Além de ficar muito bem no ambiente interno, o verde traz harmonia ao local. Porém, o ideal é não abusar da cor, já que o excesso pode dar a impressão de um ambiente menor.

Roxo

Entre as várias cores para lanchonete, o roxo deve ser usado com muita cautela. Isso porque o nosso subconsciente costuma associá-la a venenos e toxinas, diminuindo o apetite.

Porém, essa cor também está associada ao luxo e requinte, o que é interessante para nichos gourmet. Lanchonetes com um ar mais misterioso ou zen também podem se beneficiar com o uso dessa cor.

Branco

O branco está ligado a sensações de pureza, simplicidade e leveza. Em ambientes alimentícios, também é associado a limpeza e minimalismo. Mas é bom usá-lo com cuidado, já que o excesso pode trazer a ideia de apatia ou ambiente estéril, como um hospital.

Preto

O preto remete a sentimentos de elegância e sofisticação. Seu uso é comum em lanchonetes que desejam passar uma imagem moderna e imponente. Mas, assim como outras, a cor exige moderação, já que o excesso pode transmitir sensações relacionadas à tristeza, medo e luto.

Como escolher a cor mais adequada?

Tons mais intensos transmitem uma sensação de dinamismo ao local. Por esse motivo, são ideais para fast foods. Já as tonalidades mais suaves criam uma atmosfera mais tranquila e aconchegante, o que é perfeito para ambientes mais familiares.

Para escolher a melhor cor para a sua lanchonete, você deve considerar qual o propósito do espaço que pretende pintar ou decorar, além do uso dessas cores na estratégia de marketing digital. Identificar o público-alvo e entender a imagem que deseja transmitir é fundamental.

Vale lembrar que as cores fazem parte da identidade visual do estabelecimento. Então, é importante estabelecer uma paleta de cores para usar:

  • nas paredes e nos móveis;
  • na iluminação;
  • na decoração;
  • no cardápio;
  • no logo;
  • nas redes sociais;
  • em materiais de publicidade.

Após entender mais sobre as cores para lanchonete e sua influência no comportamento do consumidor, fica mais fácil identificar aquela que mais se adapta ao seu negócio. Lembre-se de usar a psicologia a seu favor, para aumentar sua visibilidade e atrair a clientela certa.

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Por iFood

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