Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Olá, boa noite
    Sofri um golpe pelo aplicativo e pedi o reembolso do valor e foi negado estou tentando desde então, o ocorrido foi na madrugada do dia 21/07 , sou me sentindo lesada pelo aplicativo ou seja a própria empresa.

    1. Olá, Jessica. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  2. Fiz um pedido na madrugada do dia 21/07 entre 01:30..02h eu estava a todo momento em contato com o motoboy, onde ele alegou que seria uma área de risco pra ele, só que eu estava a todo momento em contato com ele e eu o aguardava no local, pedi pra ele retornar porém cancelou meu pedido e não tive o reembolso, estou desde então em contato com o suporte do aplicativo e tds meus pedidos de reembolso negados, estou me sentindo lesada com a situação, decepcionada, só quero meu dinheiro de volta, a empresa em que fiz o pedido foi no Mcdonald’s Tancredo Neves. Tenho provas que estou correta e que o motoboy agiu de má fé

    1. Sentimos muito por essa experiência, Jessica. Não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou enviando um DM para o Instagram @ifoodbrasil, beleza?

  3. Eu pedi um lanche no Mc Donalds, pedi o pote de cheddar a porra do do cheddar não veio, meu lanche veio todo revirado a batata murcha. Entrei em contato com a loja e eles me passaram para o ifood e o mesmo disse que não pode me reembolsar meu valor. Não tem ninguém pra ajudar o consumidor, é uma vergonha.

  4. Neste domingo 04/08/24 recebi o pedido 9171 da um cliente as 20:11h , o pedido saiu 21:26h para entrega. O tempo estava de 60 – 70 minutos, sendo que a cliente recebeu a mercadoria e não deu baixa no aplicativo do Ifood o recebimento da mercadoria, e depois de alguns minutos ela cancelou o pedido. Neste momento o meu filho que estava no balcão fazendo atendendo de outros clientes para retirar e realizar pagamento, e aceito o cancelamento e me informou para ligar para o motoqueiro, que estava em rota pois saiu com várias entregas. Ao conversar com o motoqueiro o mesmo me informou que já havia entregue pois foi o primeiro pedido que dia rota, e já fazia mas de 25 minutos que tinha entregado, ele voltou para conversar o cliente e ela não o atendeu. Está é na minha opinião uma falha da plataforma não aparecer o número do cliente, mas por sorte nossa está mesma eu encontrei o número dela em nosso sistema pelo seu endereço, mesma cliente que já havia dado um golpe aqui direto. Entrei em contato e a cliente informou que recebeu por não havia cancelado o pedido, e print a página do Ifood onde informa o cancelamento pelo cliente e ela nova informa que não cancelou, que ia entrar em contato com o ifood, e aguardar o estorno, até porque ela era trabalhadora e honesta. Eu verifiquei e o estorno de pagamento pelo Ifood são de até 48h. Após isto entrei em contato novamente com a cliente pelo watts, e a situação mudou me xingando de trouxa, que agora já era. Eu quero e ressarcimento deste valor pelo Ifood, pois não posso ficar no prejuízo, por que o sistema deixa estas falhas, e este tipo de cliente deve ser bloqueado, eu digo em falta por hoje 08/08/2024, as 20:24h recebi o pedido 5498 do cliente Felipe, tempo está de 60 minitos, o pedido foi despachado as 20:50h e já foi entregue o motoqueiro está e o cliente não concluiu o pedido, ou seja ele pode pedir o cancelamento. Isto está errado. Vou enviar todos os print. Da conversa com a cliente Ana Paula e claro que após dizer que eu iria buscar meus direitos, apagou todas conversas, tirou sua foto e nós bloqueou no watts.

    Preciso de um retorno urgente do Ifood.

    Outro detalhe estou deste segunda tentando falar com a consulta do ifood que me atendeu não me retorna no watts, não atende minhas ligações e nem retorna a ligação, os telefones da plataforma Ifood parceiros 11- 4003-0200 e 11-4004-0706 não é possível ligar, você liga e a ligação encerra no mesmo momento, que telefone é este de parceiros é este! Que parceiros é está que vcs só querem receber a porcentagem das minhas vendas.. Para mim foi e é um golpe aproveitando está falha, na internet há diversas clamações inclusive aqui no recalque, isto segundo amigo policial é enquadrado e estelionatário.

    1. Oi Tiago. Lamentamos muito por essa experiência. Caso você receba um pedido de cancelamento e entenda que ele é indevido, será possível denunciar através da ferramenta de Denúncia. Dessa forma, o consumidor ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja até que a gente termine de analisar se a conduta foge dos termos de uso do aplicativo. Caso seja confirmada a conduta irregular, o usuário será banido da plataforma. O objetivo é promover mais segurança na operação dos nossos parceiros. Confira mais detalhes aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/denuncia-cancelamento-indevido/.

      Para contato com o suporte técnico, o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, acesse o “Portal do Parceiro”, clique em “Ajuda” no canto superior da tela e siga os passos automatizados. Será aberto um chamado e a nossa equipe interna vai ajudar você. 😉

      1. Onde eu consigo fazer está denúncia, poderia me passa um passo a passo. Por que estava vendo de abrir um boletim de ocorrência como estelionatário para este cliente.

  5. A cliente não estava no local pra receber o pedido, depois de uma hora ela mandou msg pro estabelecimento falando que nano foi nenhum entregador lá que era mentira, eu tenho aqui os vídeos que o motoboy fez, 6 tentativas de chamada nenhuma delas ela atendeu, chamei no aplicativo ninguém respondeu, e ela foi lá e cancelou o perdido sendo que foi feito e não tinha ninguém pra receber, aí eu tomei o prejuízo é ainda fico com o cancelamento no estabelecimento!! Preciso de ajuda

    1. Olá, Valdaci. Tudo bem?
      Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  6. Gostaria de saber o que acontece quando o cliente faz pedidos recorrentes e quando os recebe ele cancela,além de cancelar o pedido ele alega que está em atraso,mas já o recebeu. O que podemos fazer para não receber mais os pedidos desse cliente?

  7. Olá, tinha uma loja com vocês com o cnpj 51448021000178 e estou tentando contato a dias, pois meu contrato foi cancelado por engano, tentei contato por diversos canais, mas sem sucesso. Isso gerou instabilidades no meu faturamento, por favor, preciso que desfaça isso.

    1. Olá, Rafaela. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  8. É uma vergonha essa política de cancelamento de vcs! O cliente recebe o produto e depois cancela, e o restaurante fica com o prejuízo. Estou indignada!
    Ifood está cada vez pior. Por esse motivo vou retirar minha loja da plataforma.

    1. Oi, Michele. Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim. Estamos investindo em diversas melhorias para que a experiência dos nossos parceiros seja cada vez mais transparente e participativa. Em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.

    1. Olá, Lidiane. Tudo bem?
      Nesse caso, você pode buscar ajuda diretamente no aplicativo, na opção ‘Ajuda’, ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  9. isso é um cumulo ifood, depois de o cliente receber no tempo ceerto, eles falar negar que nao chegou , e vocês mandar a mensagem se quer cancelar , isso ta sendo uma palhaçadaaaaa

    1. ei, Ketlheen! Sentimos muito por essa situação. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Com a ferramenta de denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso. Confira mais detalhes aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/denuncia-cancelamento-indevido/ e se precisar de ajuda, acione nossos especialistas no Portal do Parceiro!

  10. Muito lixo essa plataforma
    Eu não recebi meu pedido
    Paguei por ele
    Agora a plataforma não quer me dar reembolso

  11. Não adianta deixar comentários aqui não
    Essa plataforma Ifood é muito safada me deixou sem comida e sem Dinheiro

    1. Olá, Beatriz. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  12. Boa noite, eu acabei de sofrer um golpe. O cliente fez o pedido, eu mesmo entreguei. Como a pessoa já informou o nome de quem pediu, o pedido foi entregue, e nem foi pedido o código (como é comum em qualquer estabelecimento sem entrega parceira). Alguns minutos depois, a mesma fez o cancelamento por atraso. Tentei entrar em contato com a pessoa, não fui atendido, entrei em contato com o ifood, e agora não existe humanidade no chat, não importa o quanto busque. Fui ao local, ninguém atendeu. Foi minha única venda de hoje e acontece isso, saio no prejuízo, o ifood ganha o dele, o cliente come de graça, e a loja só servindo de palhaço. Desmotivante isso, na moral. Só quero o meu extorno, peço, sinceramente que ajudem.

    1. Oi, Thales! Sentimos muito pelo ocorrido. Para que nossa equipe possa investigar esse cancelamento e buscar uma solução, recomendamos abrir um chamado através do botão ‘Ajuda’ no Portal do Parceiro. Assim, conseguimos analisar a situação e te auxiliar da melhor forma possível.

  13. BOA TARDE!

    INFELIZMENTE NÃO CONSIGO RETORNAR PARA A PLATAFORMA DEVIDO SEGUNDO O ATENDENTE DO IFOOD, MEU CONTRATO ESTAR VENCIDO… ELE ME SUGERIU CRIAR OUTRO “CNPJ VINCULADO A CPF DE TERCEIROS E COMPRAR OUTRO CHIP DE CELULAR”… SENDO QUE MINHA EMPRESA JÁ TEM TELEFONE E CNPJ VINCULADO AO MEU CPF…. DESEJO RETORNAR AS OPERAÇÕES NA PLATAFORMA COM MEUS DADOS, NÃO QUERO USAR OUTRA PESSOA COMO LARANJA…. PRECISO DE AJUDA….

    1. Olá, Renato. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  14. No dia 29 de setembro de 2024, às 21:23h, realizei um pedido no Atacadão através do aplicativo Ifood. O horário de entrega foi agendado para o dia 01 de outubro de 2024, entre 12h e 14h, horário que escolhi pois estaria disponível para receber a encomenda.

    No entanto, às 14:20h, percebi que o entregador ainda não havia chegado e precisei me ausentar de casa para trabalhar, uma vez que o horário limite para a entrega já havia sido ultrapassado. O entregador chegou somente às 14:30h, ou seja, 30 minutos após o horário máximo acordado. Nesse momento, não consegui mais receber a encomenda, levando-me a acreditar que não a receberia mais.

    Após essa situação, o Ifood cancelou o pedido, mas se recusa a realizar o reembolso. Já entrei em contato com o atendimento do Ifood quatro vezes, mas todas as minhas reclamações foram negadas, sendo que o atendimento se limitou a enviar respostas automáticas, sem análise adequada do meu caso.

    Em busca de uma solução, fui até o Atacadão e conversei com uma assistente administrativa, que me enviou seu contato via WhatsApp para tentar agilizar a resolução. Ela se comprometeu a entrar em contato com a plataforma para solicitar o estorno.

    Ressalto que, ao escolher um horário específico para a entrega, o Ifood não respeitou essa escolha, e não posso ser responsabilizado pelo atraso na saída do pedido, que foi claramente um erro do mercado. Diante disso, considero injusta a negativa do reembolso, uma vez que estou sendo prejudicado por uma falha na prestação de serviço.

    Solicito, portanto, que o IFood resolva meu problema e devolva meus R$537,19 de reembolso do valor pago pelo pedido, não é justo. Estou sem dinheiro pra fazer as compras do mês, sem ter o que comer.

    Agradeço pela atenção e aguardo um retorno sobre as medidas que poderão ser tomadas.

    1. Olá, Rodrigo. Sentimos muito por essa experiência!
      Nesse caso, você pode buscar ajuda diretamente no aplicativo, na opção ‘Ajuda’, ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  15. Olá um cliente fez um pedido no iFood alguns minutinhos depois fez cancelamento Pedido estava em produção e fiquei no prejuízo pois já era próximo fechamento do estabelecimento

    1. Olá, Jhonatan. Tudo bem?
      Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.

  16. Olá, Jhonatan. Tudo bem?
    Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.

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