Experiências sensoriais no Marketing: saiba como usar

Experiências sensoriais: veja, neste conteúdo, como elas podem impactar no aumento das vendas e saiba como aplicá-las.

As experiências sensoriais transformam o contato com um produto por meio do estímulo de um, ou mais, sentidos. Essas experiências são o caminho para o desenvolvimento de estratégias de marketing utilizadas por empresas de diferentes segmentos do mercado.

Como saber se as experiências sensoriais dialogam com as estratégias de vendas dos seus produtos? Ainda, como colocá-las em prática? Saber como fazer isso é essencial para atrair a atenção do seu consumidor e fazer com que ele se torne um cliente fiel.

Thiago Murça de Almeida, especialista em Gestão de Marketing Digital, trouxe ideias incríveis sobre marketing sensorial e sobre como usar essa estratégia a favor do seu estabelecimento.

Conheça mais sobre experiência sensorial, benefícios e como implementá-las no marketing da sua empresa. Acompanhe!

O que é uma experiência sensorial?

Garantir uma experiência positiva para o cliente pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se pensarmos no dinamismo e competitividade do mercado atual. A experiência sensorial se mostra um caminho interessante para os gestores que estão buscando maneiras de despertar o interesse dos clientes com criatividade, estimulando os seus sentidos.

Ela pode ser definida como uma uma estratégia que tem o objetivo de estimular a percepção dos clientes por meio da visão, olfato, tato, paladar e audição. Uma embalagem com uma textura diferenciada, que convida o cliente à manuseá-la ou um perfume criado exclusivamente para despertar a memória da última visita à loja são exemplos de aplicações conhecidas nessa área.

O que torna a experiência sensorial tão interessante é o fato de que ela mexe com sentidos e impacta o emocional do cliente. Nesse sentido, o Sebrae destaca um ponto importante.

“O marketing sensorial cria vínculo emocional e fideliza o seu cliente. Isso porque ele tem como objetivo promover uma experiência de compra positiva e agradável. Além disso, o marketing sensorial cria uma identidade única para o seu negócio e estimula a compra dos produtos”

Nos últimos anos, tivemos um crescimento exponencial no marketing olfativo, um exemplo disso é a experiência sensorial que ganhou espaço nas perfumarias, especialmente com a criação de aromas próprios. Sabe quando você entra em uma loja e sente aquele cheiro característico da marca? É sinal de que a empresa investe em experiência sensoriais.

Quais são os benefícios do marketing sensorial?

Investir nessa abordagem é um caminho interessante para as empresas que estão buscando melhores resultados para o seu negócio.

“O primeiro impacto do marketing sensorial é nas vendas. Se as experiências forem boas, suas vendas no geral vão aumentar e isso é facilmente observável”, explica Thiago.

Como principais benefícios vinculados à promoção dessa experiência podemos destacar:

  • o fortalecimento da marca;
  • a criação de um vínculo afetivo com os clientes e, consequentemente, a fidelização;
  • o aumento das vendas.

As experiências sensoriais são uma maneira de aumentar o engajamento do consumidor com uma marca porque elas criam uma conexão mais forte e emocional. Pequenas atitudes, como degustações, test-drives e até aromas específicos em um estabelecimento já contribuem demais com essa estratégia.

“Quanto melhor a experiência, mais o cliente vai falar dela para os amigos e mais ele vai querer repeti-la. Contudo, para isso, uma série de outras coisas ao redor também têm que colaborar com aquele momento, como um atendimento prestativo, instruções claras sobre a experiência e ofertas que façam sentido com o contexto”, destaca Thiago.

Como usar as experiências sensoriais para o marketing?

Para colocar em prática a construção de uma experiência sensorial com foco em marketing, você precisa conhecer o seu público e suas preferências sensoriais. Quais cores, sons, texturas e aromas eles apreciam? Quais desses estímulos dialogam com a sua marca e o objetivo da campanha?

Escolha os sentidos que trazem mais significado para o objetivo buscado e comece o seu planejamento, explore referências de mercado e construa um plano que tenha identidade.

“Comece pela definição de como a identidade da marca pode ser transposta para uma identidade visual. A sua empresa é divertida? Ela tem um tom mais inovador? A personalidade dela tem gênero? Essas decisões afetam o tipo de experiência e como você vai divulgar a ação”, orienta Thiago.

Na hora de estabelecer quais sentidos serão utilizados na experiência, faça um mapeamento de quais são mais relevantes para o seu produto e como deve utilizá-los. Para o segmento de alimentação, o olfato e o paladar devem ser os mais estimulados, enquanto o ramo da tecnologia deve focar na visão e na audição para encantar clientes. Thiago destaca a importância de pensar no ambiente de vendas.

“Pense também em onde essa experiência vai acontecer e em como o ambiente favorece as suas vendas. Considere como os clientes se sentirão ao final da experiência ou se ela será duradoura, como no caso de uma dispersão contínua de aromas ou em determinados tipos de música que podem ser constantes em um ambiente. Se apostar apenas no visual, tenha certeza de que não haverá interrupções na transmissão das imagens e que a peça principal será vista o tempo inteiro”.

E não pense que a experiência sensorial se limita ao ambiente físico, já que ela pode dialogar tranquilamente com o digital, com a adaptação dos sentidos que serão explorados. No caso de estratégias voltadas para o online, não se esqueça de que ela também deve se adaptar ao mobile, incluindo os designs principais da apresentação, músicas e até o peso que isso terá ao ser carregado em diferentes dispositivos.

Quais as 5 estratégias práticas para o marketing sensorial?

Para ajudá-lo nessa jornada, selecionamos dicas práticas de como explorar os 5 sentidos que podem ser combinadas na hora de criar a sua primeira campanha de marketing sensorial. Confira!

1. Visão

Crie uma campanha com identidade visual impactante, utilizando cores que despertem as emoções desejadas. O azul, por exemplo, traz tranquilidade; o vermelho, laranja e amarelo, associados ao calor e energia, tendem a estimular o apetite e criar uma sensação de urgência.

Lembre-se de dar uma atenção especial à escolha das imagens da campanha e à tipografia  — não basta pensar na experiência sensorial, você também precisa transmitir a essência da marca e do produto.

2. Audição

A audição pode ser explorada com a criação de playlists no estabelecimento e até o uso de sons naturais ou artificiais para criar uma atmosfera específica. Em uma cafeteria, o barulho de uma cafeteira; em um restaurante de sushi, sons que remetem ao Japão, e assim por diante.

3. Paladar

Para criar experiências sensoriais que envolvam o paladar você pode oferecer amostras gratuitas dos produtos, esse tipo de campanha é muito interessante no delivery, compondo uma estratégia chamada de overdelivery.

4. Tato

Essa é outra experiência que pode ser explorada por empresas que operam em delivery, as ações incluem o uso de materiais e texturas que transmitam a qualidade e o valor do produto. Utilize materiais que ajudem a criar uma conexão mais profunda com a sua marca.

5. Olfato

O olfato é um dos sentidos mais explorados quando se fala em marketing sensorial. Ele pode ser traduzido em ações como criação de fragrâncias específicas para a marca, porém, não se limita a isso. Em estabelecimentos de alimentação, você pode explorar aromas específicos de temperos usados em seus pratos para criar um ambiente acolhedor.

Tão importante quanto implementar estratégias é acompanhar os resultados e, eventualmente, alinhar suas ações. Veja o que Thiago fala sobre isso.

“Você pode coletar o e-mail das pessoas que passaram pela experiência ou visitaram a sua loja e enviar pesquisas NPS ou de perguntas abertas para saber o que acharam da campanha. Uma métrica que pode ter alterações é o índice de recompra e a retenção de clientes, que também tende a aumentar. Dessa forma, cruzando os dados, você consegue ter uma estimativa do ROI na ação e aprimorar as próximas experiências”.

As experiências sensoriais são uma forma simples de criar vínculos com os consumidores  — e não pense que é necessário ter um grande orçamento para fazer isso, pequenas mudanças nas cores da marca ou a oferta de amostras grátis já ajudarão você a conquistar os sentidos dos consumidores.

Como você pode ver, as experiências sensoriais são um caminho interessante a ser seguido por marcas que buscam formas de se aproximar do seu público. Com criatividade e conhecimento sobre as preferências dos consumidores é possível criar campanhas únicas e inesquecíveis.

Gostou de conhecer mais sobre experiências sensoriais? Aproveite para conhecer mais sobre estratégias de marketing, confira o artigo “Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as vendas“.

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