Feed iFood: saiba como atrair clientes e vender mais

Sabe aquela expressão "comer com os olhos"? Um ambiente para despertar o apetite dos clientes com fotos dos seus pratos: conheça o feed iFood!
6 Min
feed ifood

Imagine que você está usando as redes sociais do seu negócio e posta a foto de um belo prato de comida. Logo começa a receber comentários dos seguidores querendo conhecer o seu cardápio. Se você costuma usar as redes sociais para despertar desejo no público, isso deve acontecer com frequência. A boa notícia é que agora você tem mais uma ferramenta para destacar sua loja: o Feed iFood.

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O Feed ajuda os negócios a se destacarem no iFood. Logo no primeiro mês do seu lançamento, a funcionalidade já alcançou mais de 7 milhões de clientes únicos no aplicativo. É uma oportunidade para apresentar ainda melhor o seu cardápio publicando fotos no iFood.

Quer descobrir como vender no iFood utilizando o Feed? Confira!

O que é o Feed iFood?

O Feed iFood é uma ferramenta de marketing que permite que o negócio publique fotos dos pratos e conteúdos de sua marca, que serão visualizados pelos clientes em uma área exclusiva no aplicativo do iFood. Com isso, lojas e clientes conseguem ter mais conexão. Enquanto seu negócio alcança mais clientes, os clientes conhecem novos cardápios.

Ao publicar uma foto no Feed, sua loja tem mais visibilidade e você consegue divulgar seus pratos e sua marca, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos.

Como funciona o Feed iFood?

As fotos da sua loja são exibidas aos clientes que estão no raio de entrega do seu delivery, ou que favoritaram a loja no aplicativo.

Os parceiros iFood têm acesso gratuito à funcionalidade. É um recurso em que você faz divulgações de forma orgânica às pessoas que podem consumir seus produtos. Não é preciso nenhum investimento financeiro: apenas um pouco de tempo e criatividade.

É um modo de ajudar os clientes a decidirem o que querem pedir. Por isso, capriche! É uma oportunidade de recomendar pratos e fazer com que o cliente coma primeiro com os olhos, para depois fazer o pedido.

Como os clientes veem o Feed iFood?

Para os clientes, funciona como um recurso de descoberta de novos cardápios: logo na página inicial do aplicativo iFood, o cliente encontra as miniaturas das fotos mais recentes e clica para ampliar e explorar todas as fotos.

Os clientes podem seguir e favoritar a loja diretamente pelo Feed, curtir e compartilhar as fotos com os amigos nas redes sociais e WhatsApp. No aplicativo, os clientes têm a opção de visualizar o Feed das lojas que estão seguindo ou de explorar novos cardápios.

Diferentemente do cardápio, no Feed os clientes encontram fotos em um tamanho maior, acompanhados de legendas.

feed ifood

Como publicar foto no iFood?

Antes de publicar, você precisa produzir uma foto que valorize seu produto. Não precisa ter câmera profissional ou fazer uma super produção. Capriche na apresentação, escolha uma boa iluminação, procure o melhor ângulo e pronto! Você já tem o que precisa.

Jamais pegue fotos da internet para publicar no seu Feed. Além de estar vendendo um produto que não é seu para o cliente, você pode estar infringindo direitos de uso de imagem.

Agora que você já fez a foto que vai causar uma boa primeira impressão ao público, chegou o momento de publicar. O passo a passo é simples:

  • acesse o Portal do Parceiro ou o aplicativo:
  • clique em Feed, no menu à esquerda da tela;
  • vá em Criar publicação;
  • escolha a foto no seu computador ou celular, ou selecione algum da sua biblioteca. Você também pode integrar sua conta do Instagram ao Portal do Parceiro e importar uma foto da rede social;
  • Na sequência, você pode escolher se quer vincular a foto a um item do seu cardápio. Isso permite que o cliente vá diretamente para a página do produto;
  • depois é só utilizar a criatividade para escolher a legenda. Busque inspiração e criatividade para cativar o cliente e convidar a conhecer seu produto.

Após seguir todos os passos, o iFood avalia se o conteúdo não está infringindo nenhuma regra e segue para a publicação. Caso tenha alguma informação imprópria, você receberá uma notificação e poderá editar a publicação. Então, em poucos instantes o público já conseguirá ver sua foto.

Replicação e agendamento

Você também pode utilizar as funcionalidades de replicação e agendamento de publicação:

  • replicação: permite que os parceiros repliquem facilmente conteúdo entre diferentes lojas de um grupo, economizando tempo e esforço;
  • agendamento: oferece aos parceiros a capacidade de programar publicações com antecedência.

As funcionalidades também podem ser utilizadas em conjunto. Ou seja, você pode agendar uma publicação para um grupo selecionado de lojas.

Formato de imagem para o Feed iFood

Para publicar no Feed iFood sua foto precisa atender as configurações pedidas pela ferramenta:

  • Formatos: JPG, PNG, HEIC
  • Resolução mínima: 300×275 pixels
  • Peso máximo: 20 MB

Como acompanhar o desempenho das publicações?

O Feed iFood está disponível para todo o Brasil e é uma funcionalidade que foi bem recebida pelos clientes. Somente no mês de seu lançamento, em dezembro de 2021, foram 7 milhões de visualizações únicas.

Os números individuais também podem ser monitorados por você. No Portal do Parceiro, acesse a página de Feed, em que você visualizará os seguintes números referentes aos últimos 30 dias:

  • publicações: quantas fotos foram postadas;
  • seguidores: quantos clientes favoritaram sua loja no aplicativo, dentro ou fora do Feed;
  • impressões: quantas visualizações suas fotos alcançaram;
  • visitas ao cardápio: quantas vezes suas publicações fizeram que um cliente visitasse seu cardápio ou página de produto;
  • pedidos: quantas vezes o produto ou cardápio foi aberto por meio de uma publicação do Feed e convertido em compra. 

Ao monitorar os números e fazer testes, você consegue entender o que gera mais resultados para o negócio. Com isso você conhece também as preferências e comportamentos dos clientes.

Vale considerar que, em alguns casos, o cliente pode ver sua foto publicada, navegar um pouco mais pelo aplicativo e depois voltar à sua loja para concluir a compra. Nesses casos, essa compra não vai aparecer nos resultados. Por isso, considere que seus resultados podem ser ainda melhores.

O Feed iFood é um recurso completo, simples e grátis. Com boas fotos e uma legenda criativa, você vai conseguir alcançar ainda mais pessoas. Além de visibilidade, é uma estratégia que pode ajudar a conquistar novos clientes.

Quer aprender a conquistar ainda mais novos clientes? Baixe o e-book de marketing para negócios alimentícios!

Por iFood

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72 respostas

    1. Oi, Joara! Para utilizar o Feed iFood, você deve acessar pelo Gestor de Pedidos. Aqui no post tem o passo a passo para isso. Confira! 🙂

      1. Porque eu não estou recebendo o meu pagamento da semana já nesse mês ainda não recebi nada

    2. Não consigo criar minhas publicações, me aparece que eu neguei alguma coisa, não consigo resolver, chego até criar publicação, fica uma tela na frente.

  1. Boa tarde faz 2 dias que estou com problemas pra acessar meu portal de parceiros e acessar meu gestor de pedidos por isso não estou conseguindo abrir a loja no app. Preciso de ajuda obg

    1. Oi, Vanderlei! Logo abaixo da caixa de login do Portal do Parceiro há um botão chamado “Esqueci meu e-mail”. Você pode clicar nessa opção e preencher o formulário para que nossa equipe investigue o problema, por favor?

    2. Bacana demais ??? Mais o ifood está deixando muito a desejar, não consigo entrar no portal do parceiro , já fiz várias vezes tentativas frustrada pra poder usar o recurso e não consigo… Cara,num tem um contato de ninguém pra resolver isso pra gente não? Queria adicionar mais produtos no cardápio,ter acesso ao recurso sabe…No início estava excelente… agora nem sei o que dizer…Podem resolver isso pra nós?

      1. por gentileza vcs aí do ifood são invisíveis, não consigo de forma alguma entrar em contato com vcs, não consigo entrar na minha conta, me ajudem por favor e vamos continuar nossa parceria de entregadas

  2. Quero aprender a mexer no aplicativo .
    Sou muito leiga e acho vocês difícil de se minunocar .

    1. Oi, João! O feed fica disponível na página inicial do iFood para clientes. Mas você também pode encontrá-lo clicando em Perfil e, em seguida, em Feed iFood. Esperamos ter ajudado! Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente no seu e-mail!

    1. Oi, Sueli! Logo abaixo da caixa de login do Portal do Parceiro há um botão chamado “Esqueci meu e-mail”. Você pode clicar nessa opção e preencher o formulário para que nossa equipe investigue o problema, por favor?

      1. Criei uma conta de uma nova loja minha
        Já faz mais de semana e n consigo acessar já abri chamado e ninguém resolve meu problema
        14 997163336 meu contato

        1. Oi, Alycan! Vimos o seu cadastro e não encontramos nenhum chamado aberto. Pra solicitar ajuda, é só ir no chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/. Se já falou por lá, nos mande o número do chamado pelo direct do instagram (@ifoodparaparceiros), combinado?

    2. Nao estoy consiguiendo mudar os precios dos productos e meu endereço está errado

      1. Oi, Alexander!
        Caso você esteja com dúvidas ou dificuldades para fazer alterações no seu cardápio ou no perfil da sua loja, sugiro que você fale com nossos canais de atendimento. Abra o Portal do Parceiro iFood, clique no botão Chamados e ajuda e, em seguida, selecione o botão Atendimento. Temos um time de suporte à disposição para ajudar você!

    1. Oi, Roberta! As publicações do Feed são apresentadas em ordem cronológica. Então, o tempo que ela ficará nos primeiros lugares do feed depende dos demais restaurantes que estão na sua região. O ideal é que você faça publicações constantes para que sua loja seja sempre lembrada! =)

  3. Boa tarde eu gostaria de saber como que funciona o repasse porque a minha loja estáva com a promoção do pão com pernil bombadão,0,99centavo eu não recebi nenhum dinheiro CNPJ 35414996000166 coando que eu vou receber o dinheiro do repasse?

    1. Oi, Andrea! Como vai?
      Infelizmente não consigo esclarecer sua dúvida por este canal. Mas fique tranquila! Temos um time de atendimento à disposição para ajudar você. Acesse o Portal do Parceiro, clique no botão Chamados e Ajuda e, em seguida, selecione o botão Atendimento. Nossos analistas vão analisar seu repasse e esclarecer esse assunto, certo?

  4. Eu gostaria de saber como que funciona o repasse do ifood a minha loja estáva participando da promoção de 0,99 centavos o produto que estava promociondo era o pão com pernil bombadão até agora eu não vi a côr do dinheiro quando eu vou receber.

    1. Oi, Andrea! Como vai?
      Infelizmente não consigo esclarecer sua dúvida por este canal. Mas fique tranquila! Temos um time de atendimento à disposição para ajudar você. Acesse o Portal do Parceiro, clique no botão Chamados e Ajuda e, em seguida, selecione o botão Atendimento. Nossos analistas vão analisar seu repasse e esclarecer esse assunto, certo?

  5. Por favor ,não quero que vcs coloquem meus produtos em promoções sem minha autorização ,já está chato isso hein…

    1. Oi, Edson!
      Caso você tenha observado algum produto em promoção de forma indevida, sugiro que informe nos nossos canais de atendimento. Para isso, abra o Portal do Parceiro iFood, clique em Chamados e Ajuda e, em seguida, selecione o botão Atendimento. Estamos à disposição para ajudar você!

    1. Oi, Lucileide!
      Você pode editar as fotos do seu cardápio diretamente no Portal do Parceiro iFood. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, você pode contar com o apoio do nosso time de atendimento. Abra o Portal do Parceiro, clique na aba Chamados e ajuda e, então, clique no botão Atendimento. Nossa equipe dará o suporte que você precisa nesse assunto.

  6. Oi pessoal precoso qure alguem entra em contato comigo porque roubaram meu celular e nao tenho mais acesso ao meu email e senha cadastrada no ifood

    1. Oi, Joana!
      Para recuperar o e-mail você pode acessar o Portal do Parceiro e, logo abaixo da caixa de texto, clicar no botão Esqueci meu e-mail. Você será direcionada para um formulário que deverá preencher. O time responsável vai ajudar você nos passos seguintes. ?

  7. Meus últimos 4 posts no feed registraram “zero” em visualizações. Por que?
    Seria algo que está ao meu alcance gerenciar para melhorar?
    É um recurso muito legal e gostaríamos de, através dele, incrementar nossa presença e vosibilidade.

    1. Oi, Carlos!
      Vale a pena fazer testes em diferentes formatos de conteúdo e horários para entender melhor esse desempenho. Caso você note que esse problema persiste, conte com a ajuda dos nossos canais de suporte. Nosso time de atendimento pode investigar melhor a questão e orientar você!

  8. Deveria cobra menos taxa da mas pedido como a Ubereats foi embora achei que iria melhorar bastante mas não foi o caso precisa sabe se os clientes estão se agradando usando Ifood, melhora o suporte porque e muito ruim não dá opção pro restaurantes resolve pedido errados, pra NN os da opinião pra melhorar também precisa disso

    1. Oi, José Carlos! Sabemos que temos algumas oportunidades de melhoria. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para oferecer uma experiência ainda melhor aos nossos estabelecimentos parceiros. Queremos convidar você a saber mais sobre essas ações! Leia este post e entenda mais!

  9. Olá Parceiros Ifood.
    A dias não estou conseguindo alterar os preços dos meus produtos em virtude da “PROMO”. Como alterar se vocês travaram meu acesso?

    1. Oi, Neuly! Esperamos que você esteja bem. Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal. Mas tenha calma! Temos um time de atendimento à disposição para ajudar você! Acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e ajuda e, então, clique no botão Atendimento. Nossa equipe dará o suporte que você precisa nesse assunto!

  10. bacana realmente tras resultados e eu achei bem criativo esta nova ferramenta mais ai só falta arruma os bug antigos antes de criar coisas novas né é mais facil 1 cachorro falar do q o gestor para e ter bug

    1. Oi, Lucas!
      Melhorar as ferramentas que já existem é uma das nossas grandes prioridades! Acesse esta aba do blog para conhecer o que já foi feito. Além disso, convido você a assinar nossa newsletter para receber as próximas novidades diretamente na sua caixa de entrada!

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