Você já deu uma olhada nas datas comemorativas e feriados em agosto para preparar suas ações de vendas? Pois é, essa é a hora de começar a se planejar e aproveitar melhor as oportunidades.
Separamos algumas dicas importantes para você entrar no mês já com tudo pronto e aumentar os resultados nessas datas. Sendo assim, vamos ao que interessa!
Quais são os principais feriados do mês de agosto?
Feriadão mesmo, daqueles de emendar com o final de semana, em agosto não tem nenhum. Por outro lado, há diversas datas comemorativas que podem funcionar como excelentes gatilhos de venda de seu estabelecimento.
Não chegam a ser feriados em agosto, mas são datas bem especiais que rendem ótimas ações — especialmente o Dia dos Pais, no segundo domingo do mês:
- 5 de agosto — Dia Nacional da Saúde;
- 13 de agosto — Dia dos Pais;
- 9 de agosto — Dia Internacional dos Povos Indígenas;
- 11 de agosto — Dia do Estudante;
- 12 de agosto — Dia Nacional das Artes;
- 12 de agosto — Dia Internacional da Juventude;
- 15 de agosto — Dia da Informática;
- 17 de agosto — Dia do Patrimônio Histórico;
- 19 de agosto — Dia Mundial da Fotografia;
- 22 de agosto — Dia do Folclore.
Como se preparar para vender mais nessas datas?
O Dia dos Pais sempre é um foco estratégico para o mercado. Só em 2022, por exemplo, os shoppings venderam 10,9% a mais que nos anteriores, tendo sido projetado um faturamento de R$ 6,4 bilhões para o mercado em geral.
Em datas assim, vale buscar “ter no seu cardápio itens que possam se tornar um presente, como uma cesta de chocolate no café da manhã”. Mas, tirando o Dia dos Pais, em que todo o mercado já se prepara para ele, outras datas também podem ser relevantes para algumas ações.
No Dia Nacional da Saúde, 9 de agosto, há uma excelente oportunidade para investir em um cardápio mais saudável. Já no Dia Internacional da Juventude, ou no Dia do Estudante, que tal criar promoções exclusivas para esses públicos?
Enfim, o segredo é usar a criatividade e aproveitar tanto os feriados do mês de agosto quanto as datas especiais para elaborar promoções com temas relacionados. E para se preparar melhor, temos algumas dicas:
- já defina as ações a partir de agora;
- crie um calendário com as estratégias;
- elabore as imagens, textos e promoções;
- utilize as redes sociais e capriche na divulgação;
- destaque as promoções nas plataformas de delivery.
Como criar um calendário de promoções sazonais?
Sabendo agora qual feriado tem em agosto, é sempre bom contar com um calendário de promoções sazonais para outros meses. Para isso, pode pegar um calendário físico mesmo — você vai mapear todos os feriados e anotar as ideias nas datas específicas.
Se preferir, utilize o Calendário do Google, do seu celular ou crie uma planilha. O mais importante é identificar os feriados e datas comemorativas de cada mês e listar algumas ideias e ações que possam ser trabalhadas frequentemente.
Curtiu as dicas e lembretes de feriados no mês de agosto? Apesar de muitas datas não serem tão conhecidas, é sempre possível trabalhar estratégias e promoções de vendas para elas.
Agora, o que acha de vender mais e aproveitar momentos estratégicos do final do ano? Então, não perca esta Masterclass e confira as oportunidades de final de ano!