Franquias de sucesso: saiba como identificá-las

Para se tornar um franqueado, é importante buscar as marcas de franquia de mais sucesso. Veja como identificá-las.

O intuito de investir em franquias lucrativas e de sucesso é obter um bom faturamento. Nesse sentido, as questões financeiras não podem ficar de fora. É fundamental que você faça essa análise e verifique a rentabilidade do negócio que pretende abrir.

Segundo Taíne, o ideal é analisar esse potencial de rentabilidade considerando o investimento inicial necessário para abrir a unidade, o prazo previsto para obter retorno, a taxa de franquia e outros indicadores importantes.

É verdade que ao abrir uma franquia os riscos tendem a ser menores em comparação com os empreendedores que escolhem criar um negócio a partir do zero. Isso só é possível porque o modelo que já foi validado e funciona no mercado.

Porém, podem existir aqueles modelos que não são tão vantajosos assim e que não alcançam sustentabilidade em longo prazo. Além disso, há franquias que trabalham com valores muito altos e que se tornam inviáveis para o franqueado.

Taíne faz algumas recomendações nesse sentido também.

“É importante analisar aqueles indicadores que mais fazem sentido para cada tipo de negócio, mas entre os principais, eu citaria: taxa de retorno sobre o investimento (ROI), ponto de equilíbrio (PE) e lucratividade e rentabilidade”.

Pesquise sobre a satisfação dos franqueados atuais

Outra característica das empresas em franquias bem-sucedidas é a satisfação dos franqueados. Para você ter certeza de fazer um bom investimento, procure pesquisar o nível de satisfação dos empreendedores que trabalham com aquela marca.

Veja se eles recomendariam aderir a essa empresa, o que acham do suporte, se é um negócio vantajoso, se as condições impostas pela empresa são justas, entre outros detalhes. Contudo, Taíne lembra um fator muito importante, que é o perfil de cada empreendedor para aderir a uma determinada marca, pois isso também impacta na satisfação.

“Se o empreendedor não se identificar com o segmento, o produto ou serviço, a marca e a cultura da franquia, estará fadado à frustração, comprometendo o sucesso do negócio”, esclarece.

Pesquisar quais são as franquias de sucesso é essencial para você investir em uma boa marca. Portanto, avalie todos os critérios que citamos aqui para identificar essas franquias lucrativas e vantajosas. Uma análise detalhada ajudará a tomar a melhor decisão e você também pode buscar a ajuda de especialistas para encontrar os modelos de negócio mais alinhados aos seus objetivos e valores.

Como parece que você está pensando em abrir a sua própria empresa, confira 7 ideias de negócios de comida para apostar.

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery