6 passos para abrir uma franquia

Conceder o direito de uso de uma marca para um investidor. Mas, como investir? Veja um passo a passo para abrir uma franquia!

A franquia é um modelo de negócio que permite a concessão do direito de uso de uma marca para um determinado franqueado.

A relação entre a empresa e o investidor é baseada em uma semi-independência, ou seja, o empreendedor tem autonomia para gerir a sua unidade, mas precisa respeitar as orientações e normas da marca proprietária.

A franquia, enquanto modelo de negócio, surgiu nos Estados Unidos, quando a Singer Sewing Machine Company, uma conhecida fabricante de máquinas de costura, resolveu oferecer, a partir de 1851, licenças de uso da marca para os seus investidores.

Com o sucesso da proposta, outras empresas se interessaram pela estratégia e expandiram as suas operações pelo mundo com a ajuda de uma rede de franqueados.

Hoje em dia, o modelo de franquia é muito bem-sucedido no mundo, especialmente no Brasil, onde o mercado faturou R$ 185,068 bilhões em 2021 e deve crescer mais de 10% em 2022, de acordo com os cálculos da Associação Brasileira de Franchising.

Não há dúvidas de que investir em franquia pode ser um bom negócio atualmente. O que muitas pessoas querem saber, na verdade, é como abrir uma franquia no país.

Para abrir uma franquia é preciso executar algumas tarefas, como entender o perfil do consumidor e fazer uma pesquisa de mercado. Confira os 6 passos para abrir uma franquia!

É essencial fazer um planejamento antes de investir na compra da licença de uso da marca. A estratégia deve considerar o perfil do franqueado, elaborar os objetivos e traçar metas a serem atingidas em um determinado prazo.

Assim, você pode treinar a equipe de atenção ao cliente e escolher um ponto comercial bem localizado para atrair o público até o seu negócio, alcançando o sucesso do seu negócio!

Gostou do conteúdo? Se sim, ajude a sua comunidade a entender como funcionam os modelos de negócios e qual é o passo a passo para abrir uma franquia no país. Compartilhe agora este post nas suas redes sociais ou no WhatsApp!

Por iFood

Por iFood

21 respostas

    1. Opa, Anderson! Que legal! ? Temos certeza que essas dicas te ajudarão bastante a dar mais esse passo. ❤️

  1. Boa noite tenho uma empresa de motoboy quero colocar ela OL pode me ajudar a entrar em contato com o responsável por que ana.costa não reosonde obrigado

    1. Oi, Gabriela. Obrigado por enviar mensagem pra gente! Infelizmente, não conseguiremos te auxiliar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.

  2. Boa noite ! Devido ao horário que escrevo…
    Quero uma franquia ifood, não quero cadastrar minha empresa do gênero alimentício e sim a franquia da ifood aqui na minha cidade, e acho que vários dos comentários aqui foram com essa intenção.

  3. Oi, Alvinicius. Nossa sugestão é buscar a franquia que mais se encaixe nas suas necessidades e depois entrar em contato com o franqueador. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery