Microfranquia: o que é e quais as vantagens?

Não sabe como começar o seu negócio no ramo alimentício? Entenda por que investir em uma microfranquia é uma boa ideia.

Investir em uma microfranquia é uma alternativa que merece a atenção de quem quer empreender. Afinal de contas, o setor de franquias está em crescimento, tendo apresentado um aumento de 17,2% no faturamento durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

É o que revela o relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ele ainda mostra que o segmento de alimentação de food service é um dos que mais faturam no formato. Por isso, entender bem como funciona uma microfranquia é um grande passo se você quer aproveitar todas as possibilidades desse modelo de negócio.

Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens de uma microfranquia.

O que é uma microfranquia?

A microfranquia é um tipo de empresa que replica outra de maior porte já consolidada no mercado. A base do negócio é a venda de licença, ou seja, a franqueadora cede os direitos de uso da marca, bem como de seus produtos e serviços, à franqueada.

Esse modelo de negócio é regulamentado pela Lei nº 13.966, de 2019. Na prática, a empresa franqueada faz um investimento inicial para adquirir sua microfranquia, enquanto a franqueadora fornece tudo que é necessário para o estabelecimento começar a funcionar.

Até fechar negócio, o processo costuma envolver entrevistas e outras análises que ajudam a identificar se a pessoa interessada realmente tem o perfil indicado para trabalhar com a marca. Isso é fundamental para manter o nível de qualidade e o padrão dos serviços!

Imagine uma rede de lanchonetes já conhecida pelo público, que trabalha nesse modelo. Você pode ter seu próprio negócio no ramo da alimentação com a marca, simplificando bastante o processo de abrir sua empresa, — afinal, você vai ter acesso a uma estrutura já consolidada, que é bem aceita pelos clientes.

Quais são as vantagens das microfranquias?

Após saber o que são microfranquias, é interessante conhecer mais sobre as vantagens de investir em uma, como apoio da rede franqueadora, reconhecimento de marca e plano de negócio pronto. Mas não é só isso — veja a seguir estas vantagens e outras!

Marca reconhecida no mercado

Um dos maiores desafios para quem está começando no mundo do empreendedorismo é justamente construir uma marca do zero. Quando você abre uma microfranquia, isso deixa de ser um problema, porque seu negócio vai fazer parte de uma rede de estabelecimentos já consolidada no mercado e reconhecida pelas pessoas.

Plano de negócios pronto

Outro desafio no processo de empreender é montar o plano de negócios, que é um documento em que você especifica os objetivos da sua empresa e todos os passos que devem ser seguidos para alcançá-los. Isso é essencial para guiar suas ações e evitar erros, que podem colocar em risco a sobrevivência do seu estabelecimento.

Por isso, uma das vantagens das microfranquias é que elas já têm um plano de negócios completo, elaborado pela franqueadora. Todas as unidades seguem o mesmo plano, o que é uma forma de garantir uma padronização nos serviços e produtos da rede. Você não precisa se preocupar com isso!

Apoio da franqueadora

Além de já ter o plano de negócios da microfranquia pronto, você conta com o apoio da franqueadora em várias outras etapas do processo. Ela é responsável por fornecer treinamentos e orientações para que você saiba como trabalhar com os produtos e serviços da marca.

A franqueadora também fornece dados sobre o perfil dos clientes, hábitos de consumo e melhores estratégias para atrair o público-alvo, entre outras informações. Você também vai saber exatamente como adquirir insumos, contando com prazos, descontos e condições especiais de pagamento.

Desse jeito, você entra no mercado tendo um suporte especializado, que ajuda muito a impulsionar o negócio. É uma situação diferente — e muito mais positiva — de quando você tem que partir do zero, totalmente por conta própria.

Custos reduzidos

Com uma microfranquia, você economiza na hora de promover o negócio, pois os custos de divulgação da marca são divididos entre as franqueadas. Considerando que é preciso investir em anúncios e outras estratégias de marketing para conquistar clientes, isso contribui com a redução das despesas.

Você também consegue economizar em desenvolvimento de novos produtos — algo bem importante para o negócio acompanhar as tendências do setor e se destacar entre concorrentes. Como se trata de uma microfranquia, é a franqueadora que fica responsável por criar, testar e apresentar novidades para conquistar mais ainda o público.

Ótima perspectiva de lucro

Mesmo com um investimento inicial considerado baixo, a microfranquia tem todas as possibilidades de gerar bons lucros. Além disso, você já começa o negócio com dados concretos sobre a previsão de faturamento e o tempo estimado de retorno do seu investimento.

Qual a diferença entre franquia e microfranquia?

A grande diferença entre franquia e microfranquia é o investimento necessário para adquirir cada um desses tipos de negócio. No caso das microfranquias, o valor máximo é de R$ 135 mil. Acima disso, o negócio já é considerado uma franquia.

Para você ter ideia, abrir uma franquia pode custar de centenas de milhares até milhões de reais. É por esse motivo que as microfranquias também são conhecidas como franquias baratas. Elas exigem um investimento inicial muito mais baixo, permitindo que pessoas empreendedoras que não dispõem de tantos recursos também possam apostar nesse modelo de negócio.

Quando vale a pena investir?

As microfranquias são ótimos investimentos para quem está entrando no mundo do empreendedorismo e gostaria de contar com o suporte especializado que esse tipo de negócio oferece. Também é uma ótima alternativa para pessoas empreendedoras com um orçamento limitado para abrir a empresa.

Em geral, as microfranquias valem muito a pena para quem está em busca de um negócio de baixo investimento, mas com grandes chances de ser bem-sucedido. Independentemente de você estar se preparando para ter sua primeira empresa ou apenas querendo expandir sua atuação no empreendedorismo, é interessante considerar esse caminho.

Por fim, vale ressaltar que é bom pesquisar bastante as opções de microfranquia disponíveis em sua região, além de escolher um tipo de serviço ou produto que realmente desperte seu interesse — e dos seus futuros clientes. Com dedicação e trabalho, você vai abrir sua empresa com todas as possibilidades de render grandes resultados.

Quer continuar se informando sobre isso? Continue por aqui e saiba mais sobre como abrir uma empresa!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery