Franquias baratas: como identificar boas oportunidades?

Continue a leitura e confira alguns aspectos essenciais para fechar um contrato com a franqueadora. Além disso, saiba se as franquias baratas compensam o investimento!

Quando se pensa em abrir um negócio, as franquias sempre são um dos modelos considerados. Isso porque elas fazem parte de um universo dinâmico, com muitas opções e boas oportunidades de rendimento. Aliás, no primeiro trimestre de 2023, o setor cresceu 17,2% em relação a 2022. Assim, quem busca um negócio próprio pode aproveitar diversas franquias baratas para começar

Porém, antes de se guiar só pelo preço, é essencial analisar bem a qualidade da franquia e o seu potencial. Larissa Pereira, técnica em Administração de Empresas e especialista em Marketing Digital e Negócios de Moda e Varejo, traz dicas sobre como identificas oportunidades de franquia barata.

Continue a leitura e confira alguns aspectos essenciais para fechar um contrato com a franqueadora. Além disso, saiba se as franquias baratas compensam o investimento!

Como analisar se uma franquia é boa?  

Apesar de todo o respaldo que a franqueadora oferece, abrir uma franquia não é só preencher um formulário e ter o dinheiro disponível. Pelo contrário, segundo Larissa Pereira:

A avaliação cuidadosa de uma franquia antes de entrar no negócio é fundamental para evitar armadilhas e tomar decisões informadas.

Dessa forma, existem etapas importantes a seguir e informações específicas da rede para pesquisar e considerar.

  • Histórico da marca: checar a reputação da empresa, incluindo os feedbacks dos consumidores, oferece respaldo à sua tomada de decisão. 
  • Análise do contrato de franquia: envolve a averiguação de cada detalhe do contrato e, de preferência, deve ser feita por um advogado especializado no segmento.
  • Avaliação das finanças: quando divulgadas as demonstrações financeiras, os dados servem para entender se a franqueadora tem expectativas realistas. 
  • Entrevista com franqueados: nada melhor para saber como uma franquia funciona que falar com quem esteve ou está em seu lugar de franqueado e pode apontar os desafios e o suporte recebido. 
  • Revisão das políticas de marketing e publicidade: a promoção da franquia vai depender das diretrizes da franqueadora, que devem ser analisadas com cuidado para saber se são eficientes. 
  • Treinamento e suporte: analisar tanto o treinamento inicial, quanto o suporte contínuo, é importante, pois esses processos devem ser feitos com qualidade e comprometimento da franqueadora. 

Além disso, segundo Larissa:

(…) entrar em uma franquia é um compromisso de longo prazo, e uma avaliação cuidadosa pode ajudar a minimizar riscos e aumentar suas chances de sucesso como franqueado.

Sendo assim, pensando no papel de empreendedor, também é essencial ter atenção às principais etapas de planejamento. 

  • Custos iniciais e operacionais: precisam ser definidos e cobertos, por isso, é necessária a elaboração de um planejamento financeiro. 
  • Pesquisa de mercado: ajuda a identificar tendências e franquias baratas para se investir
  • Localização e concorrência: entender bem a concorrência e encontrar o local onde a franquia pode ter mais sucesso é essencial para a sua tomada de decisão. 
  • Plano de negócios: esse documento é essencial para começar e fazer o empreendimento crescer. Por isso, deve conter projeções financeiras, plano de ações realizadas a longo prazo e estratégias, como a de marketing. 

Franquias baratas valem a pena?  

Num primeiro momento, descobrir franquias baratas e lucrativas pode parecer o primeiro caminho para quem vai investir. Mas será que é isso mesmo? 

Não exatamente. Isso porque o sucesso da franquia depende de vários fatores. É claro que abrir um negócio com o menor custo possível é importante, especialmente para quem não tem tanto capital de giro, mas também é preciso atenção para perceber se você realmente está diante de uma boa oportunidade de negócio.

Para isso, é preciso conhecer a franquia e as suas próprias expectativas. Nesse caso, dados da ABF apontam como essa percepção é essencial.

Na Pesquisa do Potencial Franqueado ABF, divulgada em junho de 2023 pela mesma instituição, foram traçados quatro perfis, com base em mais de 550 interessados em ter uma franquia. 

O empreendedor investidor, por exemplo, correspondia a 15%. Com alto poder de investimento e apto a assumir maiores riscos, seu objetivo é um investimento rentável e estável, que poderia ser alcançado em investimentos variados, como no setor de alimentação, predominante para esse perfil. 

Além disso, ele é um perfil com conhecimento de franquias e espera (51,2%) retorno de investimento no período de 1 a 2 anos. Para essa pessoa, as franquias baratas podem ser uma opção, desde que atendam às expectativas de retorno. 

Por outro lado, o perfil de potencial empreendedor, 16% na pesquisa, não tem experiência com franquias (87,8% dos entrevistados) e nem muitos recursos. 

Ele não se arrisca muito, mas sua maior expectativa de retorno é no prazo de 6 a 12 meses (44,4%). Para essa pessoa, as franquias baratas são ainda mais importantes, especialmente as que têm previsões de bom retorno do valor investido a curto prazo. 

Diante desse cenário, saber o seu perfil empreendedor é essencial para definir se as franquias baratas valem a pena. 

Afinal, tudo vai girar em torno da sua expectativa de rendimento e do fator de risco que quer assumir. Além disso, outros fatores que interferem na visão de franquia e na hora de decidir se vale ou não a pena investir são: 

  • nível de comprometimento; 
  • nível de domínio do funcionamento de uma franquia; 
  • metas realistas estabelecidas no plano de negócios; 
  • apoio extra e plano de saída ou plano B.

Como saber o valor real de ter uma franquia?

Os preços das franquias variam conforme segmento e marca. Por isso, o preço final geralmente envolve três aspectos: taxa da franquia, capital de giro e valores de investimento. 

Ou seja, você pode encontrar franquias com taxas de R$2.000. Porém, somando os outros fatores, o valor total investido pode chegar a mais de R$10.000. 

Por essa razão, o plano de negócios é essencial, a fim de dar um cenário mais completo. Assim, considerando o retorno, você vai saber em quanto tempo pode começar a lucrar. 

Por que as franquias são uma boa oportunidade para os empreendedores?  

Seja com franquias mais baratas ou com grandes redes, esse é um modelo interessante de negócios. Porém, é preciso sempre se lembrar, como aponta Larissa Pereira:

O retorno de um investimento em uma franquia pode variar significativamente, dependendo do setor, marca, localização e esforço do franqueado. Geralmente, é importante estar preparado para um retorno que pode levar alguns anos para se materializar.

Ou seja, se você tem pressa de faturar, investir em redes maiores e com mais potencial de retorno é a melhor solução. Mas, se pode esperar e crescer com o negócio, tornando-o um sonho de vida, as franquias baratas oferecem soluções menos arriscadas e cheias de potencial

Como você viu, ter uma franquia exige um grande conhecimento do negócio e de si. Afinal, ela tem um modo de fazer estabelecido, mas depende do seu esforço, do conhecimento do mercado e da empresa, além de um bom planejamento para funcionar. Dessa forma, começar com franquias baratas vale a pena quando você quer ter segurança e seguir uma empresa com a qual se identifica. Já se ela tem potencial, é um bom negócio até para grandes investidores, que colocam pouco dinheiro e alcançam um maior lucro a curto prazo. 

Gostou do post? Confira também 13 passos fundamentais sobre como abrir uma empresa! 

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery