Como ter uma mentalidade empreendedora desde o princípio

O que é mentalidade empreendedora e como desenvolver? Confira as dicas que o Expert iFood João Barcelos preparou para você!
9 Min
mentalidade empreendedora: pessoa em seu estabelecimento servindo café

O que é mentalidade empreendedora e o que é preciso para desenvolvê-la? Só em 2022, foram abertas, em média, 7,2 mil empresas por dia aqui no Brasil. Por isso, ter as respostas para as perguntas que abrem este post é a chave do negócio de sucesso, que conquista a confiança de clientes e se mantém competitivo por muito tempo.

Sou o João Barcelos, especialista em delivery e funil de vendas e Expert iFood, e vou esclarecer esse assunto para você. Explicarei vários pontos ligados ao empreendedorismo, e o que é preciso para ser bem-sucedido em sua carreira como empreendedor.

Continue lendo até o final! Espero que goste e que minhas dicas sejam úteis para o seu negócio!

Como anda o empreendedorismo no Brasil?

Após ter viajado alguns países, percebo que o Brasil é “O melhor país para empreender do mundo, tanto no sentido de oportunidades quanto no de mão de obra“. Isso porque o brasileiro é um povo guerreiro, que valoriza bons produtos e bons serviços.

Vale ressaltar que o que acabei de falar independe do nicho de mercado. Mesmo com as dificuldades, principalmente relacionadas a regulações, carga tributária e burocracias, estamos em um solo extremamente fértil para o empreendedorismo. Portanto, não há espaço para desânimo, mas sim para arregaçar as mangas!

Na economia brasileira, se você abrir um negócio, por menor que seja, e anunciar uma ou mais vagas de trabalho, dificilmente não vão aparecer pessoas.

Se elas têm ou não as habilidades necessárias para a função é outra conversa, mas o fato é que o povo brasileiro sempre está disposto a trabalhar. Afinal, estamos em um país com uma taxa de desemprego de 8,1%, que atinge 8,7 milhões de pessoas.

Além disso, se você oferta bons produtos e serviços, não faltarão compradores. Somos consumidores assumidos — em 2022, o consumo nos lares brasileiros teve uma alta de 3,89%.

Portanto, por mais que o Brasil pareça estar sempre em crise, dinheiro nunca vai deixar de circular, bastando os empreendedores terem visão e oferecer produtos e serviços de qualidade.

O que é mentalidade empreendedora?

Se o Brasil é o melhor lugar do mundo para empreender. como afirmei agora há pouco, por que muitos empreendedores não têm sucesso ou demoram para deslanchar?

Provavelmente, você já deve ter visto em algum lugar que 1 a cada 5 empresas fecha após o primeiro ano de funcionamento. Bom, o segredo está na mentalidade empreendedora.

Ter essa mentalidade nada mais é do que criar uma solução inovadora para resolver determinado problema ou dor do público. Mais do que isso, é enxergar o que as pessoas podem precisar no futuro, e sair na frente da concorrência.

Apesar do avanço da tecnologia, as pessoas sempre precisam de algo. Ou seja, em um país tão grande como o Brasil, lacunas não faltam para sanar necessidades. Basta ter pessoas com mentalidade empreendedora para preenchê-las! 

Quem tem mentalidade empreendedora, além disso, tende a ser mais resiliente. Diante de um período de vendas baixas ou de mais saídas do que entradas, uma pessoa empreendedora de sucesso não vai desanimar, pois tem um propósito definido: o de resolver as dores e as necessidades dos seus clientes.

De que forma essa mentalidade colabora com o sucesso dos negócios?

Nenhuma empresa tem uma trajetória linear. Pela minha experiência, posso afirmar que “Empreender é uma grande montanha russa, com altos e baixos o tempo todo”. Os momentos difíceis acontecem para a pessoa que empreende crescer e amadurecer o seu negócio no mercado.

Altos e baixos são causados por muitos fatores — a concorrência, a estratégia de precificação ou a gestão errada são apenas alguns exemplos. Às vezes, parece que o negócio estagnou. Contudo, é o momento de encontrar novas oportunidades e até novos problemas, que antes não existiam ou não foram identificados.

Então, como criar uma mentalidade empreendedora?

Nem sempre o momento de dificuldade é causado pela concorrência ou outros fatores, como a economia do país. Às vezes, ele pode estar na falta de autoconhecimento da pessoa que está à frente do negócio. A melhor maneira de contornar isso é ter boas referências, como algumas mentes empreendedoras que já trilharam o árduo caminho das pedras.

Fazendo isso, é possível modelar muitos pontos, de modo que você consiga se preparar para as oportunidades que aparecerem. Além do mais, para quem acha que o preparo vem só do financeiro, é aí que se engana! A bagagem intelectual conta mais do que um capital de giro ou um aporte de investidor, por exemplo.

Mesmo com dinheiro, se a mentalidade empreendedora não estiver aflorada, o crescimento sustentável não vai acontecer. 

Propósito de vida: como conhecer e o que avaliar?

Acredito que tudo aquilo que fazemos com amor, destreza e facilidade — mesmo sem retorno financeiro —, aponta sinais de ser o nosso propósito de vida. Uma pessoa que desde criança demonstra facilidade em cuidar, amparar e consolar, com paciência e empatia, pode facilmente no futuro descobrir a vocação para Medicina ou Psicologia, por exemplo.

Quem sempre sentiu prazer em cozinhar para a família e os amigos também pode ter essa característica como um propósito para empreender. Com retorno financeiro, inclusive!

Acontece que muita gente tem medo do novo. Iniciar um negócio nunca vai deixar de ser temeroso, principalmente quando ainda não se tem experiência. Mas um plano de negócios ajuda você a ter clareza e flexibilidade para mudar a rota ao longo do tempo, mediante a análise dos indicadores certos.

Quais dicas para desenvolver uma mentalidade empreendedora seguir?

Muitas vezes, o difícil está justamente em não saber o que se espera do negócio. A falta de autoconhecimento e de bagagem intelectual pode prejudicar o processo, mas posso dar algumas dicas para você desenvolver a sua mentalidade empreendedora:

  • dê atenção redobrada aos pormenores, para errar o menos possível;
  • tenha foco e certeza do que se quer;
  • materialize isso no seu plano de negócios;
  • frequente ambientes que tratam do assunto, como eventos, palestras e feiras;
  • assista a filmes e outros conteúdos relacionados — como o canal iFood para Parceiros;
  • leia livros de empreendedorismo e consuma outros materiais, como podcasts e o que mais preferir.

Um destaque vai para os eventos e feiras, que são ótimos locais para você se conectar com pessoas que estão um nível acima — outras mentes empreendedoras e histórias de sucesso. Você deixa de “pensar ser algo fora do alcance ter um negócio que fatura 6 dígitos por mês”, por exemplo, quando conhece alguém que fatura 6 dígitos por semana, ou até mesmo por dia.

Sobre os podcasts, muitas vezes, eles fazem você “Entender a raiz” e a trajetória de pessoas que vieram do mesmo contexto familiar que o seu. Já o livro “Abre a sua mente para você enxergar novos horizontes”.

Em relação aos filmes, eles trazem uma luz e ajudam a sua mente empreendedora a descobrir e até mesmo a materializar o que, às vezes, um livro ou outro tipo de material não conseguiu fazer.

Quais indicações ajudam a estimular uma mente empreendedora?

A maioria das oportunidades que tive vieram por meio de relacionamentos com outros empreendedores que conheci em eventos e feiras“. Além disso, o filme “À procura da felicidade”, aquele estrelado por Will Smith, causou em mim o “start” para começar a empreender no Brasil e ajudar as pessoas a mudarem a história das suas famílias.

Para leitura, o livro “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker, me fez mudar a mentalidade e entender que é importante empreender, principalmente com as crenças certas. Ter um negócio pensando apenas no dinheiro, por exemplo, é um forte indicativo de fracasso.

Como falei anteriormente, pessoas empreendedoras precisam, além de resolver problemas, ter um propósito de vida. Com isso em mente, você não vai conseguir focar só no lucro do negócio.

É claro que precisamos trabalhar para obter um bom pró-labore e remunerar os nossos colaboradores com base no esforço e nos resultados, mas o dinheiro deve ser visto como uma consequência natural de uma boa gestão escalável.

Para se ter ideia do poder de uma mente empreendedora, as 500 maiores empresas do mundo já tiveram uma receita de US$ 37,8 trilhões, o equivalente a mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) global. Mas isso não começa do nada, foi preciso alguém sair da sua zona de conforto.

Posso concluir afirmando o seguinte: “Tudo começa na mente. Engana-se quem acha que empreender é pegar um dinheiro parado na carteira e comprar um produto qualquer para revender.

Pode até ser algo que lembra o processo, mas empreender é mais do que isso — é ter um propósito, buscar autoconhecimento e bagagem intelectual.

Somente assim é possível encarar e vencer todas as adversidades, fazendo o negócio crescer, superar a concorrência e se tornar uma referência no ramo alimentício. “Primeiro, mentalizar. Depois, materializar”. Eis a minha receita para ter mais do que muitos dígitos na conta, mas também poder impactar pessoas e gerações inteiras.

Entendeu o que é ter uma mentalidade empreendedora? Ao longo deste post, mostrei que a chave de um negócio de sucesso está mais na mente do que no potencial do dinheiro em se multiplicar. Seguindo as minhas dicas, as dificuldades não vão desaparecer, mas será menos difícil lidar com elas no seu processo de empreender.

Agora, aproveite a visita ao blog para otimizar sua bagagem intelectual — conheça os principais cursos para se destacar na carreira!

Por João Barcelos

Por João Barcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/04/2024

Como montar um restaurante pequeno? Confira 8 passos

20/04/2024

Como calcular a margem de contribuição do seu negócio?

19/04/2024

Qual a diferença entre lucro presumido e lucro real? Descubra!

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery