8 nichos de mercado em alta em 2023

Os nichos de mercado em alta podem trazer muita receita para o seu negócio. Confira o post e conheça alguns dos principais nichos!
6 Min
nichos de mercado em alta: cozinheiro terminando de fazer um prato para ser servido.

Para quem empreende no ramo da alimentação no Brasil, é de suma importância conhecer os nichos de mercado em alta. Dessa forma, fica mais fácil se posicionar no setor, criando estratégias para atrair, reter e fidelizar cada vez mais clientes, trazendo receita recorrente ao negócio.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir este conteúdo!

O ramo da alimentação continua forte no ano de 2023. No entanto, para manter a competitividade no negócio e garantir bons lucros, é preciso ficar por dentro das tendências do setor.

Continue a leitura e conheça 8 nichos de mercado em alta no delivery!

1. Comida vegana e vegetariana

Em primeiro lugar, é importante explicar a diferença entre vegetarianismo e veganismo. Uma alimentação vegetariana pode utilizar itens de origem animal, desde que não sejam carne (de qualquer tipo). Uma omelete de legumes, por exemplo, leva ovos e pode ser consumida por uma pessoa vegetariana.

Já o veganismo, além da alimentação em si, traz a ideia de uma dieta mais restritiva, que, em geral, exclui qualquer ingrediente de origem animal. Esse é um nicho do mercado alimentício que tem crescido bastante — inclusive no Brasil. Geralmente, os adeptos desse tipo de alimentação se importam não só com a saúde, mas também com o bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental.

Há, ainda, pessoas que não abrem mão totalmente dos produtos de origem animal, mas buscam reduzir esse consumo e evitar carne em alguns momentos. De todo modo, todos esses públicos podem trazer uma grande receita e lucratividade para quem empreende nesses nichos de mercado.

2. Orgânicos e naturais

Além do vegetarianismo e veganismo, existem ainda as pessoas adeptas de uma alimentação mais sustentável. Em outras palavras, comidas que não agridem ou agridem pouco o meio ambiente. Nesse sentido, a presença de agrotóxicos também inexiste nos itens alimentícios desse nicho.

Quem for empreender nele, terá grandes chances de ter clientes fiéis. Além da receita, as pessoas tendem a manter um relacionamento mais longo com negócios e estabelecimentos que comercializam comida orgânica e natural, dada a noção de saúde e qualidade de vida que esses negócios transmitem.

[rock-convert-cta id=”9927″]

3. Alimentos congelados exclusivos

É fato que, hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais atarefadas. As rotinas de trabalho não permitem, muitas vezes, que os consumidores tenham tempo de preparar em casa as suas refeições.

Pensando em atender esse tipo de público é que existe o nicho de alimentos congelados exclusivos. A simplicidade e praticidade são as principais características desse nicho, bastando a pessoa descongelar o alimento, colocar no forno e servir. Existem muitas opções que vão ao encontro do gosto das pessoas, como o camarão e o cheeseburger.

Importante destacar que esse nicho costuma atender uma demanda que quer se alimentar ao longo de um mês. Na prática, se uma pessoa quer consumir um prato específico, ela encomenda determinada quantidade junto a um negócio do nicho.

Um ponto que requer cuidado é manter o sabor desses alimentos congelados. Dessa forma, evita-se uma modificação desagradável na textura, permitindo que você fidelize mais consumidores com a qualidade dos seus pratos.

4. Alimentos funcionais

Por mais que as pessoas tenham uma rotina corrida, muitas delas se importam em ter mais saúde e qualidade de vida. Dito isso, os alimentos funcionais são mais um importante nicho da alimentação, visto que o seu foco é em refeições mais nutritivas.

Na prática, alimentos funcionais têm um teor menor de gorduras e açúcares. Alguns exemplos são:

  • frutas como goiaba e melancia, com uma substância capaz de reduzir o colesterol do organismo;
  • kefir, que é um aliado no equilíbrio da microbiota intestinal, cujas bactérias benéficas atuam na prevenção de doenças do intestino;
  • chá-verde, benéfico tanto no fortalecimento da imunidade quanto ajuda o indivíduo a ter uma melhor noite de sono.

5. Massas

Os brasileiros amam pizzas, macarronadas e várias outras massas. É comum as famílias e grupos de amigos saírem de casa no fim de semana e participar, por exemplo, de rodízios de massas, sendo um nicho forte no ramo de alimentação.

O consumo de massas frescas cresceu bastante em 2022, requerendo cuidados especiais no transporte e armazenagem dos insumos. Um dos motivos disso é o prazo de validade menor das massas frescas, bem como a necessidade de manter a temperatura adequada ao longo do transporte.

Portanto, ao contratar serviços de transporte para abastecer o negócio, é de suma importância considerar essas questões. Assim, as massas frescas e tradicionais chegam com o máximo de qualidade até a mesa dos clientes, aumentando as chances de satisfação e fidelização com o estabelecimento.

6. Alimentação fitness

O nicho de alimentação fitness é bastante promissor no Brasil, podendo trazer muita receita e lucratividade a quem empreende. Um dos exemplos mais populares de produto que pode ser vendido é a marmita fitness.

A marmita fitness pode ter várias opções conforme as necessidades nutricionais das pessoas — muitas querem o acompanhamento de um nutricionista, para que assim um cardápio mais saudável seja determinado. Alguns alimentos presentes no nicho são:

  • ovo;
  • frango;
  • arroz;
  • batata-doce;
  • sementes;
  • frutas como abacate e melancia.

[rock-convert-cta id=”9927″]

7. Cozinha artesanal

Basicamente, a cozinha artesanal usa poucos ou nenhum equipamento industrial para a produção de pratos. Além disso, os alimentos usados costumam ser naturais e frescos, sendo uma boa alternativa aos clientes que querem consumir menos produtos processados e mais saudáveis.

O forno a lenha é um equipamento que pode ser usado na cozinha artesanal, pois esse contribui no realce do sabor e do cheiro da comida preparada.

8. Kits de refeição

Os kits de refeição podem ser oferecidos em um modelo de assinatura. Na prática, o consumidor recebe em sua casa os ingredientes de um prato específico nas quantidades adequadas. Uma das principais vantagens disso é que se reduz o desperdício, além de ser uma alternativa bastante prática ao consumidor.

Nesse sentido, existem kits de refeição para diversos gostos, desde os apaixonados por carne até os vegetarianos e veganos. Entre os negócios lucrativos da alimentação, os kits podem valer muito a pena como uma forma de obter receita recorrente.

Os nichos de mercado em alta na alimentação representam uma grande oportunidade para empreendedores. Uma das receitas do sucesso é oferecer um bom serviço de delivery aos clientes, com opções cada vez mais alinhadas aos seus gostos e necessidades.

Por iFood

Por iFood

16 respostas

  1. Vou começar a seguir as dicas por que a minha Lanchonete não tá vendo bem .
    Espero q colocando as dicas em prática começamos a vender mais .

  2. Qual a fonte dessa “tendência “?
    Quais os números que indicam isso?
    Quais regiões foram pesquisadas?

  3. Eu trabalho muito com massas e molhos já me foi pedido pra fazer receitas fitness
    Não sou muito prática nesses pratos, mas vou tentar.

  4. Oi, Diego! Me parece que sua loja foi fechada no iFood, certo? Diferentes motivos podem levar a esse fechamento, como inatividade, falta de confirmação de entregas ou até o recebimento de muitos pedidos simultâneos.

    Mas tenha calma! Estamos aqui para ajudar você. Confira os principais motivos que levam ao fechamento de uma loja no iFood e saiba como retomar a operação: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

  5. Thanks for some other informative website. Where else may I am getting that kind of information written in such a perfect method? I’ve a challenge that I am just now operating on, and I’ve been at the glance out for such information.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery