8 livros de empreendedorismo para inspirar você

Quer aprender com os maiores nomes do mundo dos negócios? Então, inspire-se com esses 8 livros de empreendedorismo!

Procurando livros de empreendedorismo para aguçar a criatividade e ter novas soluções para o seu negócio? Algumas obras podem ajudar você a se inspirar e conhecer diferentes mentes empreendedoras.

Convenhamos, ler é um hábito excelente! Além de estimular a mente, com o acesso à leitura você encontra dicas valiosas e inspiradoras para empreendimentos em todos os estágios: do iniciante ao experiente. Afinal, quem não quer aprender algo novo ou se atualizar, não é verdade?

Portanto, se pretende administrar o seu negócio com mais propriedade e segurança, você precisa conferir as dicas de livros de empreendedorismo. É claro que não precisa ler todos, mas certamente um deles vai despertar a sua curiosidade. Confira!

Por que ler livros de empreendedorismo?

A resposta é simples: a leitura de bons livros é fundamental para aprender algo novo e também para se atualizar sobre assuntos que já são do seu cotidiano. Por exemplo: quem deseja aprender a cozinhar uma receita diferente precisa ler bastante sobre as técnicas, equipamentos e ingredientes, concorda?

Da mesma forma, alguém que sonha em abrir o seu próprio restaurante também deve absorver todo conhecimento que puder sobre planejamento, finanças, marketing, tecnologias, presença digital e atendimento ao cliente.

Quais os melhores livros de empreendedorismo?

Confira obras clássicas como “A arte da Guerra”, do general e estrategista chinês Sun Tzu, e também livros de empreendedorismo mais modernos como “De zero a um” (2014) e “Empreendedorismo para subversivos” (2017).

1. Mindset: a nova psicologia do sucesso

Quer escapar das armadilhas mentais que travam o crescimento profissional e a produtividade? Carol S. Dweck, autora do primeiro livro da lista, ensina como a atitude mental que assumimos é fundamental para obter êxito.

O livro explica ainda como a forma de encarar o mundo determina como serão nossos vínculos com o trabalho, a família e as relações sociais. “Mindset: a nova psicologia do sucesso” é um dos melhores livros de empreendedorismo para quem precisa modificar sua maneira de pensar.

[rock-convert-cta id=”3414″]

2. De zero a um

O autor do livro “De zero a um”, Peter Thiel, propõe, de forma ousada e criativa, que o mais importante para se alcançar patamares mais elevados na carreira é justamente a inovação. Resumidamente, segundo Thiel, mais pertinente do que crescer é sair do 0 e ir para 1.

Além disso, a obra analisa duas vias para o início do progresso. São elas: a horizontal e a vertical. No primeiro caso, a ideia é copiar tudo aquilo que dá certo e aplicar. Já pela via vertical, que é também a mais desafiadora, cria-se algo novo, que ainda não existe.

Ter algo que ninguém mais tem — como produto, serviço ou solução — é a marca do bom empreendedor. Assim, evita-se competição e a possibilidade de alcançar lucros volumosos aumenta bastante.

3. Empreendedorismo para subversivos

O empresário argentino e CEO do grupo Vegas, Facundo Guerra, caprichou nessa obra! Trata-se de um livro de empreendedorismo que também narra a vitoriosa trajetória do autor, que largou o mundo corporativo para se lançar como um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo.

Segundo ele, para se colocar em ascensão, é preciso ter um propósito bem definido, mas é claro que não se resume a isso. Dentre outras dicas, Facundo Guerra orienta a quem pretende ter o seu próprio negócio que o maior segredo para o sucesso é não colocar riqueza e tempo livre como maiores objetivos.

Essas coisas vêm como consequências, pois o mais importante para quem empreende é querer impactar o mundo à sua volta e ter isso como propósito.

4. O lado difícil das situações difíceis

Como empresário e investidor, Ben Horowitz já deve ter visto e passado por muitos cenários complicados, não é mesmo? Sem negar que não existe resposta pronta para aquilo que ainda está acontecendo, ele tenta desconstruir a imagem de que empreender é fácil e traz dicas valiosas para jovens empreendedores.

Em “O lado difícil das situações difíceis”, o autor conta sua trajetória profissional e os processos para fundar, administrar, comprar e vender empresas do segmento tecnológico. Ele narra como foi difícil conciliar carreira e família, além de apontar os motivos de diversas frustrações e tropeços em sua jornada.

5. O monge e o executivo

Lançado em 1998, trata-se de uma obra famosa e fundamental para qualquer nível de empreendedor. Neste livro, James C. Hunter discute a essência da liderança e apresenta lições valiosas como a diferença entre poder e autoridade, relacionamento, equilíbrio e humildade.

6. A arte da guerra

Clássico milenar da literatura chinesa, “A arte da guerra” foi escrito há cerca de 2.500 anos e é considerado um dos mais importantes livros para empreendedores. Nele, Sun Tzu reflete sobre estratégias de guerra que podem servir como inspiração para outras áreas da vida, como os negócios e os conflitos pessoais.

7. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Publicado pela primeira vez em 1936, trata-se de um clássico campeão de vendas que é necessário a qualquer tipo de empreendedor. Dale Carnegie foi o criador de um curso de capacitação para as relações interpessoais que começou a ser ministrado logo após o período da Grande Depressão nos Estados Unidos.

O livro surgiu como material de apoio para esse curso e logo se tornou um sucesso. Além de dicas de “como fazer as pessoas gostarem de você”, ele orienta sobre como ter empatia genuína, desenvolver relações interpessoais verdadeiras e não gastar tempo e energia em discussões desnecessárias.

8. Para seu restaurante lucrar mais

Christian Voillot Cruz apresenta um verdadeiro manual para aliviar a carga de quem trabalha na indústria alimentícia. Afinal, seja com entrega de comida, seja nos estabelecimentos tradicionais, quem aposta nesse segmento geralmente tem a impressão de que o trabalho é muito e o lucro nem tanto.

Cruz defende uma normatização de procedimentos para que os restaurantes não precisem operar cada um à sua maneira. O autor, que também é consultor e já ajudou dezenas de restaurantes a prosperar mais, apresenta detalhadamente, por exemplo, o método de gerenciamento do estoque, de recebimento de mercadorias, de precificação, de tamanho das porções e compras, entre outros.

Ler livros de empreendedorismo vai ajudar a lidar com seu negócio com outras perspectivas e dinâmica. Dessa forma, você adquire novos conhecimentos, técnicas e habilidades que ajudam no dia a dia do empreendimento, contribuindo para atingir seus objetivos.

Gostou das nossas dicas de livros de empreendedorismo e exemplos de como aproveitar a leitura para o seu negócio? Então, comece logo a devorar essas obras porque você só tem a ganhar!

Quer mais uma dica para continuar desenvolvendo sua mente empreendedora? O iFood Decola tem vários cursos práticos e rápidos, feitos para você! Conheça o iFood Decola e comece já os seus cursos!

Por iFood

Por iFood

5 respostas

    1. Oi, Ronaldo. Você pode entrar em contato com a gente pelo próprio Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Nosso vai te ajudar com as suas dúvidas. 😉 Ah, se ainda não for parceiro, entre em contato pelo chat na página https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. <3 Até já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

18/04/2024

Passo a passo: como declarar Imposto de Renda

17/04/2024

Conheça as vantagens de se tornar um MEI

17/04/2024

Como alcançar a liberdade financeira atuando na gastronomia