5 dicas para evitar fraudes e golpes no iFood

Confira 5 dicas para evitar fraudes e golpes no iFood e tenha ainda mais segurança com as informações da sua loja!

O número de fraudes e golpes na internet tem crescido. Só no segundo trimestre de 2022, os golpes de falso atendimento cresceram mais de 600% no Brasil. Ter atenção a essas ações é importante para preservar a segurança do seu negócio e evitar prejuízos.

Há algumas boas práticas que você pode adotar na rotina do seu negócio para evitar situações de fraude e golpe no iFood. As iniciativas visam, principalmente, preservar a segurança das suas ferramentas de trabalho e garantir a continuidade da sua operação.

Confira 5 dicas sobre como evitar fraudes e golpes no iFood!

1. Não compartilhe senhas

As senhas de acesso ao Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos são de acesso único e não devem ser compartilhadas. Garanta a escolha de uma senha segura e de fácil memorização para você, além de evitar anotar a senha em papéis, cadernos ou outros lugares.

2. Evite compartilhar perfis

O iFood disponibiliza diferentes modalidades de perfis de acesso aos parceiros de restaurante e também mercado, pet shop, farmácia e SiteMercado. Cada um desses perfis conta com acessos e restrições específicas às funcionalidades do negócio.

Ao cadastrar um novo usuário, garanta que o perfil escolhido é adequado à função da pessoa. Jamais cadastre um usuário com a função de dono, por exemplo — exceto quando for, de fato, o dono ou sócio do negócio.

Evite que um perfil seja usado por mais de uma pessoa, para garantir a segurança das informações operacionais e gerenciais. Você pode visualizar os acessos disponíveis pelo Portal do Parceiro, na aba de gestão de acessos.

3. Use a autenticação de dois fatores (A2F)

A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade que traz ainda mais segurança ao acessar o Portal do Parceiro iFood, que contém informações sensíveis sobre seu negócio. Por meio dela, você recebe um código de acesso por e-mail, SMS ou WhatsApp, e esse código é inserido para completar o login. Desde agosto, esse processo tornou-se obrigatório. Entenda como atualizar seu cadastro com uma senha forte. 

4. Não compartilhe códigos

Os códigos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp são de uso pessoal. Não compartilhe esses códigos com terceiros e, preferencialmente, apague a mensagem após usar o código. O iFood nunca solicita códigos por telefone — caso alguém solicite, não compartilhe.

5. Saia da sua conta (login) no Portal do Parceiro

O Portal do Parceiro é a ferramenta em que você gerencia informações importantes da sua loja, como o cardápio e dados financeiros. Ao terminar o uso, lembre-se de sair da sua conta (fazer logout) e fechar a ferramenta, evitando que ela seja acessada por outras pessoas.

Adotando essas 5 boas práticas você vai trazer mais segurança à operação do seu negócio, evitando situações de fraudes e golpes no iFood. Dessa forma você evita problemas e prejuízos.

Acesse a página de Melhoria Contínua e conheça outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos parceiros!

#MelhoriaContinua

15 respostas

  1. Bom dia, uma pessoa entrou em contato cmg via whatsapp se dizendo gerente de delivery do ifood para fazer o cadastro do restaurante, devo confiar??

  2. Não finalizei meu cadastro e uma pessoa dizendo ser funcionária de vcs disse que iria me ajudar a finalizar. Isso procede?

  3. Uma pessoa entrou em contato comigo pelo whatsapp, dizendo ter que finalizar meu processo de cadastro da minha conta digital do ifood, a conta está normal e funcionando, porém ela quer que eu envie os dados da contato para fazer o contrato. Isso procede?

    1. Oi, Andreia. Nesse caso, entra em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro para verificarmos se está tudo certinho, ok?

  4. Meu cartão foi fraudado….utilizaram com 4 compras como faço para obter informado local que foi utilizado?

  5. Ola, boa tarde. O entregador de vocês solicitou que eu preenchesse umas coisas para confirmar entrega num app de confirmação. Eu não entendi o procedimento e não o reconheço. É um procedimento comum? Seguro? Nunca tinha visto antes e fiquei com receio

  6. Cansada do povo q n trabalha e fica perturbando quem está, fazem perfil fake cm endereço incompleto para atrapalhar a vida do trabalhador, esse iFood tem q melhorar mt 😡

    1. Oi, Taynara… agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.

  7. Uma pessoa me ligou dizendo ser do suporte Ifood querendo marcar uma reunião para resolver um problema, dizendo que minha loja não estava recebendo chamadas de novos clientes. Cuido pessoal ao passem dados da sua loja para ninguém, o golpe tá aí cai quem quer!

    1. Olá, Alex. Tudo bem?
      Obrigado pelo alerta! E lembre-se: o iFood não entra em contato pedindo os seus dados.

  8. Olá boa noite, uma senhora entrou em contato comigo dizendo ser do suporte Ifood pedindo pra eu concluir o cadastro por meio do whatsapp, disse que tinha uma isenção de 6 meses de mensalidade.

    Devo confiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro