Proteja sua loja com essas práticas simples e seguras. Fraudes e golpes digitais estão em alta e proteger seu negócio nunca foi tão importante.
Confira 9 dicas essenciais para manter sua loja segura no iFood.
1. Não compartilhe senhas
As senhas de acesso ao Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos são de acesso único e não devem ser compartilhadas. Crie uma senha forte e evite anotá-la em lugares inseguros.
2. Evite compartilhar perfis
O iFood disponibiliza diferentes modalidades de perfis de acesso aos parceiros. Cada usuário deve ter seu próprio perfil com acesso restrito ao necessário para a função.
Não use um perfil de dono, exceto quando for, de fato, o dono ou sócio do negócio. Evite que um perfil seja usado por mais de uma pessoa. Você pode visualizar os acessos disponíveis pelo Portal do Parceiro, na aba “Minha loja > “Gestão de acessos”.
3. Use a autenticação de dois fatores (A2F)
A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança ao acessar o Portal do Parceiro iFood, que contém informações sensíveis sobre seu negócio. Por meio dela, você recebe um código de acesso por e-mail, SMS ou WhatsApp, e esse código é inserido para completar o login.
Dê preferência para autenticação via whatsapp ou telefone. Caso precise usar um e-mail, atualize a senha deste e não use a mesma senha na plataforma do iFood (Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos).
4. Não compartilhe códigos de acesso
Os códigos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp são de uso pessoal. Não compartilhe esses códigos e, preferencialmente, apague a mensagem após usar o código. O iFood nunca solicita códigos por telefone — caso alguém solicite, não compartilhe.
5. Faça logout após usar o Portal do Parceiro
Sempre saia da sua conta no Portal do Parceiro depois de terminar o trabalho. Isso evita que outras pessoas acessem sua conta sem autorização.
6. Verifique pedidos suspeitos
Fique atento a pedidos suspeitos e confirme os dados do cliente, especialmente o endereço de entrega, antes de processar o pedido. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o suporte do iFood.
7. Pedidos Reais
Parceiro, gostaríamos de lembrar a importância de monitorar atentamente os perfis de pedidos que você recebe em nossa plataforma. É essencial garantir que todos os pedidos sejam legítimos, pois a simulação de pedidos pode resultar em sanções que afetam sua operação.
8. Consultores para alavancar suas vendas
Sabemos que muitos de vocês estão sempre buscando maneiras de alavancar suas lojas e aumentar suas vendas. No entanto, fiquem atentos! Existem consultores por aí prometendo milagres para o seu negócio, mas cobrando por suas consultorias sem a aprovação do iFood.
Queremos lembrar a todos que esses consultores NÃO são homologados pelo iFood, e confiar neles pode ser um grande risco. É extremamente perigoso compartilhar seus dados de acesso ao portal de parceiros com terceiros não autorizados. Seus dados são preciosos e devem ser mantidos seguros!
Além disso, eles podem fazer o que quiser com sua conta, como por exemplo, alterar seus dados cadastrais e você perder o acesso a sua conta.
9. Golpe do “Campo de observação”
Fique esperto com o campo de observação. Ele deve conter somente variações e opções do pedido. Atente-se caso seja muito longo ou possua valores dos seus itens de cardápio.
Precisa de Ajuda?
Se tiver dúvidas ou enfrentar problemas, entre em contato com o Suporte do iFood pelo Portal (https://portal.ifood.com.br) clicando em “Chamados e ajuda” e, em seguida, no botão “Atendimento” no canto superior da tela.
Para saber mais sobre as condutas proibidas acesse o Portal do Parceiro, na seção “Minha Loja” e clique em “Políticas” e “Condutas Proibidas”.