O número de fraudes e golpes na internet tem crescido. Só no segundo trimestre de 2022, os golpes de falso atendimento cresceram mais de 600% no Brasil. Ter atenção a essas ações é importante para preservar a segurança do seu negócio e evitar prejuízos.
Há algumas boas práticas que você pode adotar na rotina do seu negócio para evitar situações de fraude e golpe no iFood. As iniciativas visam, principalmente, preservar a segurança das suas ferramentas de trabalho e garantir a continuidade da sua operação.
Confira 5 dicas sobre como evitar fraudes e golpes no iFood!
1. Não compartilhe senhas
As senhas de acesso ao Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos são de acesso único e não devem ser compartilhadas. Garanta a escolha de uma senha segura e de fácil memorização para você, além de evitar anotar a senha em papéis, cadernos ou outros lugares.
2. Evite compartilhar perfis
O iFood disponibiliza diferentes modalidades de perfis de acesso aos parceiros de restaurante e também mercado, pet shop, farmácia e SiteMercado. Cada um desses perfis conta com acessos e restrições específicas às funcionalidades do negócio.
Ao cadastrar um novo usuário, garanta que o perfil escolhido é adequado à função da pessoa. Jamais cadastre um usuário com a função de dono, por exemplo — exceto quando for, de fato, o dono ou sócio do negócio.
Evite que um perfil seja usado por mais de uma pessoa, para garantir a segurança das informações operacionais e gerenciais. Você pode visualizar os acessos disponíveis pelo Portal do Parceiro, na aba de gestão de acessos.
3. Use a autenticação de dois fatores (A2F)
A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade que traz ainda mais segurança ao acessar o Portal do Parceiro iFood, que contém informações sensíveis sobre seu negócio. Por meio dela, você recebe um código de acesso por e-mail, SMS ou WhatsApp, e esse código é inserido para completar o login. Desde agosto, esse processo tornou-se obrigatório. Entenda como atualizar seu cadastro com uma senha forte.
4. Não compartilhe códigos
Os códigos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp são de uso pessoal. Não compartilhe esses códigos com terceiros e, preferencialmente, apague a mensagem após usar o código. O iFood nunca solicita códigos por telefone — caso alguém solicite, não compartilhe.
5. Saia da sua conta (login) no Portal do Parceiro
O Portal do Parceiro é a ferramenta em que você gerencia informações importantes da sua loja, como o cardápio e dados financeiros. Ao terminar o uso, lembre-se de sair da sua conta (fazer logout) e fechar a ferramenta, evitando que ela seja acessada por outras pessoas.
Adotando essas 5 boas práticas você vai trazer mais segurança à operação do seu negócio, evitando situações de fraudes e golpes no iFood. Dessa forma você evita problemas e prejuízos.
Acesse a página de Melhoria Contínua e conheça outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos parceiros!
#MelhoriaContinua
15 respostas
Bom dia, uma pessoa entrou em contato cmg via whatsapp se dizendo gerente de delivery do ifood para fazer o cadastro do restaurante, devo confiar??
Oi, Adriele. Por segurança, pedimos que o cadastro seja feito direto pela nossa página oficial: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Qualquer dúvida, temos um ícone lá que já te direciona para um chat com nossa equipe.
Não finalizei meu cadastro e uma pessoa dizendo ser funcionária de vcs disse que iria me ajudar a finalizar. Isso procede?
Oi, Simone. Recomendamos que o cadastro seja feito direto pela nossa página oficial, em http://ms.spr.ly/6129dAkpf. Se tiver qualquer dúvida, pode nos enviar mensagem também pelo atendimento exclusivo sobre cadastro, disponível por este link: http://ms.spr.ly/6120dAkpA.
Uma pessoa entrou em contato comigo pelo whatsapp, dizendo ter que finalizar meu processo de cadastro da minha conta digital do ifood, a conta está normal e funcionando, porém ela quer que eu envie os dados da contato para fazer o contrato. Isso procede?
Oi, Andreia. Nesse caso, entra em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro para verificarmos se está tudo certinho, ok?
Meu cartão foi fraudado….utilizaram com 4 compras como faço para obter informado local que foi utilizado?
Ola, boa tarde. O entregador de vocês solicitou que eu preenchesse umas coisas para confirmar entrega num app de confirmação. Eu não entendi o procedimento e não o reconheço. É um procedimento comum? Seguro? Nunca tinha visto antes e fiquei com receio
Oi, Bea! Precisamos analisar o caso para te dar a melhor orientação, ok? Fale com nosso time pelo Portal (https://portal.ifood.com.br), clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral e, em seguida, no botão “Atendimento” no canto superior da tela.
Cansada do povo q n trabalha e fica perturbando quem está, fazem perfil fake cm endereço incompleto para atrapalhar a vida do trabalhador, esse iFood tem q melhorar mt 😡
Oi, Taynara… agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.
Uma pessoa me ligou dizendo ser do suporte Ifood querendo marcar uma reunião para resolver um problema, dizendo que minha loja não estava recebendo chamadas de novos clientes. Cuido pessoal ao passem dados da sua loja para ninguém, o golpe tá aí cai quem quer!
Olá, Alex. Tudo bem?
Obrigado pelo alerta! E lembre-se: o iFood não entra em contato pedindo os seus dados.
Olá boa noite, uma senhora entrou em contato comigo dizendo ser do suporte Ifood pedindo pra eu concluir o cadastro por meio do whatsapp, disse que tinha uma isenção de 6 meses de mensalidade.
Devo confiar?
Olá, Henrique. Tudo bem?
Essa mensagem não parece ser legítima. Para evitar golpes, sugerimos que entre em contato diretamente com o suporte oficial do iFood pelo app ou no WhatsApp: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. Estamos aqui para te ajudar!