9 dicas para evitar fraudes e golpes no iFood

Confira 9 dicas para evitar fraudes e golpes no iFood e tenha ainda mais segurança com as informações da sua loja!

Proteja sua loja com essas práticas simples e seguras. Fraudes e golpes digitais estão em alta e proteger seu negócio nunca foi tão importante. 

Confira 9 dicas essenciais para manter sua loja segura no iFood.

1. Não compartilhe senhas

As senhas de acesso ao Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos são de acesso único e não devem ser compartilhadas. Crie uma senha forte e evite anotá-la em lugares inseguros.

2. Evite compartilhar perfis

O iFood disponibiliza diferentes modalidades de perfis de acesso aos parceiros. Cada usuário deve ter seu próprio perfil com acesso restrito ao necessário para a função.

Não use um perfil de dono, exceto quando for, de fato, o dono ou sócio do negócio. Evite que um perfil seja usado por mais de uma pessoa. Você pode visualizar os acessos disponíveis pelo Portal do Parceiro, na aba “Minha loja > “Gestão de acessos”.

3. Use a autenticação de dois fatores (A2F)

A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança ao acessar o Portal do Parceiro iFood, que contém informações sensíveis sobre seu negócio. Por meio dela, você recebe um código de acesso por e-mail, SMS ou WhatsApp, e esse código é inserido para completar o login.

Dê preferência para autenticação via whatsapp ou telefone. Caso precise usar um e-mail, atualize a senha deste e não use a mesma senha na plataforma do iFood (Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos).

4. Não compartilhe códigos de acesso

Os códigos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp são de uso pessoal. Não compartilhe esses códigos e, preferencialmente, apague a mensagem após usar o código. O iFood nunca solicita códigos por telefone — caso alguém solicite, não compartilhe.

5. Faça logout após usar o Portal do Parceiro

Sempre saia da sua conta no Portal do Parceiro depois de terminar o trabalho. Isso evita que outras pessoas acessem sua conta sem autorização.

6. Verifique pedidos suspeitos

Fique atento a pedidos suspeitos e confirme os dados do cliente, especialmente o endereço de entrega, antes de processar o pedido. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o suporte do iFood.

7. Pedidos Reais

Parceiro, gostaríamos de lembrar a importância de monitorar atentamente os perfis de pedidos que você recebe em nossa plataforma. É essencial garantir que todos os pedidos sejam legítimos, pois a simulação de pedidos pode resultar em sanções que afetam sua operação.

8. Consultores para alavancar suas vendas

Sabemos que muitos de vocês estão sempre buscando maneiras de alavancar suas lojas e aumentar suas vendas. No entanto, fiquem atentos! Existem consultores por aí prometendo milagres para o seu negócio, mas cobrando por suas consultorias sem a aprovação do iFood. 

Queremos lembrar a todos que esses consultores NÃO são homologados pelo iFood, e confiar neles pode ser um grande risco. É extremamente perigoso compartilhar seus dados de acesso ao portal de parceiros com terceiros não autorizados. Seus dados são preciosos e devem ser mantidos seguros! 

Além disso, eles podem fazer o que quiser com sua conta, como por exemplo, alterar seus dados cadastrais e você perder o acesso a sua conta.

9. Golpe do “Campo de observação”

Fique esperto com o campo de observação. Ele deve conter somente variações e opções do pedido. Atente-se caso seja muito longo ou possua valores dos seus itens de cardápio. 

Precisa de Ajuda?

Se tiver dúvidas ou enfrentar problemas, entre em contato com o Suporte do iFood pelo Portal (https://portal.ifood.com.br) clicando em “Chamados e ajuda” e, em seguida, no botão “Atendimento” no canto superior da tela.

Para saber mais sobre as condutas proibidas acesse o Portal do Parceiro, na seção “Minha Loja” e clique em “Políticas” e “Condutas Proibidas”.

Respostas de 15

  1. Bom dia, uma pessoa entrou em contato cmg via whatsapp se dizendo gerente de delivery do ifood para fazer o cadastro do restaurante, devo confiar??

  2. Não finalizei meu cadastro e uma pessoa dizendo ser funcionária de vcs disse que iria me ajudar a finalizar. Isso procede?

  3. Uma pessoa entrou em contato comigo pelo whatsapp, dizendo ter que finalizar meu processo de cadastro da minha conta digital do ifood, a conta está normal e funcionando, porém ela quer que eu envie os dados da contato para fazer o contrato. Isso procede?

    1. Oi, Andreia. Nesse caso, entra em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro para verificarmos se está tudo certinho, ok?

  4. Meu cartão foi fraudado….utilizaram com 4 compras como faço para obter informado local que foi utilizado?

  5. Ola, boa tarde. O entregador de vocês solicitou que eu preenchesse umas coisas para confirmar entrega num app de confirmação. Eu não entendi o procedimento e não o reconheço. É um procedimento comum? Seguro? Nunca tinha visto antes e fiquei com receio

  6. Cansada do povo q n trabalha e fica perturbando quem está, fazem perfil fake cm endereço incompleto para atrapalhar a vida do trabalhador, esse iFood tem q melhorar mt 😡

    1. Oi, Taynara… agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.

  7. Uma pessoa me ligou dizendo ser do suporte Ifood querendo marcar uma reunião para resolver um problema, dizendo que minha loja não estava recebendo chamadas de novos clientes. Cuido pessoal ao passem dados da sua loja para ninguém, o golpe tá aí cai quem quer!

    1. Olá, Alex. Tudo bem?
      Obrigado pelo alerta! E lembre-se: o iFood não entra em contato pedindo os seus dados.

  8. Olá boa noite, uma senhora entrou em contato comigo dizendo ser do suporte Ifood pedindo pra eu concluir o cadastro por meio do whatsapp, disse que tinha uma isenção de 6 meses de mensalidade.

    Devo confiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

25/03/2025

O que é ticket médio, como calcular e dicas para aumentar o seu

23/03/2025

Liderança e gestão de pessoas: o papel do líder para o sucesso

22/03/2025

Tipos de liderança: conheça as 9 principais e suas características

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.