O número de fraudes e golpes na internet tem crescido. Só no segundo trimestre de 2022, os golpes de falso atendimento cresceram mais de 600% no Brasil. Ter atenção a essas ações é importante para preservar a segurança do seu negócio e evitar prejuízos.
Há algumas boas práticas que você pode adotar na rotina do seu negócio para evitar situações de fraude e golpe no iFood. As iniciativas visam, principalmente, preservar a segurança das suas ferramentas de trabalho e garantir a continuidade da sua operação.
Confira 5 dicas sobre como evitar fraudes e golpes no iFood!
1. Não compartilhe senhas
As senhas de acesso ao Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos são de acesso único e não devem ser compartilhadas. Garanta a escolha de uma senha segura e de fácil memorização para você, além de evitar anotar a senha em papéis, cadernos ou outros lugares.
2. Evite compartilhar perfis
O iFood disponibiliza diferentes modalidades de perfis de acesso aos parceiros de restaurante e também mercado, pet shop, farmácia e SiteMercado. Cada um desses perfis conta com acessos e restrições específicas às funcionalidades do negócio.
Ao cadastrar um novo usuário, garanta que o perfil escolhido é adequado à função da pessoa. Jamais cadastre um usuário com a função de dono, por exemplo — exceto quando for, de fato, o dono ou sócio do negócio.
Evite que um perfil seja usado por mais de uma pessoa, para garantir a segurança das informações operacionais e gerenciais. Você pode visualizar os acessos disponíveis pelo Portal do Parceiro, na aba de gestão de acessos.
3. Use a autenticação de dois fatores (A2F)
A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade que traz ainda mais segurança ao acessar o Portal do Parceiro iFood, que contém informações sensíveis sobre seu negócio. Por meio dela, você recebe um código de acesso por e-mail, SMS ou WhatsApp, e esse código é inserido para completar o login. Desde agosto, esse processo tornou-se obrigatório. Entenda como atualizar seu cadastro com uma senha forte.
4. Não compartilhe códigos
Os códigos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp são de uso pessoal. Não compartilhe esses códigos com terceiros e, preferencialmente, apague a mensagem após usar o código. O iFood nunca solicita códigos por telefone — caso alguém solicite, não compartilhe.
5. Saia da sua conta (login) no Portal do Parceiro
O Portal do Parceiro é a ferramenta em que você gerencia informações importantes da sua loja, como o cardápio e dados financeiros. Ao terminar o uso, lembre-se de sair da sua conta (fazer logout) e fechar a ferramenta, evitando que ela seja acessada por outras pessoas.
Adotando essas 5 boas práticas você vai trazer mais segurança à operação do seu negócio, evitando situações de fraudes e golpes no iFood. Dessa forma você evita problemas e prejuízos.
Acesse a página de Melhoria Contínua e conheça outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos parceiros!
#MelhoriaContinua
9 respostas
Bom dia, uma pessoa entrou em contato cmg via whatsapp se dizendo gerente de delivery do ifood para fazer o cadastro do restaurante, devo confiar??
Oi, Adriele. Por segurança, pedimos que o cadastro seja feito direto pela nossa página oficial: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Qualquer dúvida, temos um ícone lá que já te direciona para um chat com nossa equipe.
Não finalizei meu cadastro e uma pessoa dizendo ser funcionária de vcs disse que iria me ajudar a finalizar. Isso procede?
Oi, Simone. Recomendamos que o cadastro seja feito direto pela nossa página oficial, em http://ms.spr.ly/6129dAkpf. Se tiver qualquer dúvida, pode nos enviar mensagem também pelo atendimento exclusivo sobre cadastro, disponível por este link: http://ms.spr.ly/6120dAkpA.
Uma pessoa entrou em contato comigo pelo whatsapp, dizendo ter que finalizar meu processo de cadastro da minha conta digital do ifood, a conta está normal e funcionando, porém ela quer que eu envie os dados da contato para fazer o contrato. Isso procede?
Oi, Andreia. Nesse caso, entra em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro para verificarmos se está tudo certinho, ok?
Meu cartão foi fraudado….utilizaram com 4 compras como faço para obter informado local que foi utilizado?
Ola, boa tarde. O entregador de vocês solicitou que eu preenchesse umas coisas para confirmar entrega num app de confirmação. Eu não entendi o procedimento e não o reconheço. É um procedimento comum? Seguro? Nunca tinha visto antes e fiquei com receio
Oi, Bea! Precisamos analisar o caso para te dar a melhor orientação, ok? Fale com nosso time pelo Portal (https://portal.ifood.com.br), clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral e, em seguida, no botão “Atendimento” no canto superior da tela.