5 dicas para evitar fraudes e golpes no iFood

Confira 5 dicas para evitar fraudes e golpes no iFood e tenha ainda mais segurança com as informações da sua loja!

O número de fraudes e golpes na internet tem crescido. Só no segundo trimestre de 2022, os golpes de falso atendimento cresceram mais de 600% no Brasil. Ter atenção a essas ações é importante para preservar a segurança do seu negócio e evitar prejuízos.

Há algumas boas práticas que você pode adotar na rotina do seu negócio para evitar situações de fraude e golpe no iFood. As iniciativas visam, principalmente, preservar a segurança das suas ferramentas de trabalho e garantir a continuidade da sua operação.

Confira 5 dicas sobre como evitar fraudes e golpes no iFood!

1. Não compartilhe senhas

As senhas de acesso ao Portal do Parceiro e Gestor de Pedidos são de acesso único e não devem ser compartilhadas. Garanta a escolha de uma senha segura e de fácil memorização para você, além de evitar anotar a senha em papéis, cadernos ou outros lugares.

2. Evite compartilhar perfis

O iFood disponibiliza diferentes modalidades de perfis de acesso aos parceiros de restaurante e também mercado, pet shop, farmácia e SiteMercado. Cada um desses perfis conta com acessos e restrições específicas às funcionalidades do negócio.

Ao cadastrar um novo usuário, garanta que o perfil escolhido é adequado à função da pessoa. Jamais cadastre um usuário com a função de dono, por exemplo — exceto quando for, de fato, o dono ou sócio do negócio.

Evite que um perfil seja usado por mais de uma pessoa, para garantir a segurança das informações operacionais e gerenciais. Você pode visualizar os acessos disponíveis pelo Portal do Parceiro, na aba de gestão de acessos.

3. Use a autenticação de dois fatores (A2F)

A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade que traz ainda mais segurança ao acessar o Portal do Parceiro iFood, que contém informações sensíveis sobre seu negócio. Por meio dela, você recebe um código de acesso por e-mail, SMS ou WhatsApp, e esse código é inserido para completar o login. Desde agosto, esse processo tornou-se obrigatório. Entenda como atualizar seu cadastro com uma senha forte. 

4. Não compartilhe códigos

Os códigos enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp são de uso pessoal. Não compartilhe esses códigos com terceiros e, preferencialmente, apague a mensagem após usar o código. O iFood nunca solicita códigos por telefone — caso alguém solicite, não compartilhe.

5. Saia da sua conta (login) no Portal do Parceiro

O Portal do Parceiro é a ferramenta em que você gerencia informações importantes da sua loja, como o cardápio e dados financeiros. Ao terminar o uso, lembre-se de sair da sua conta (fazer logout) e fechar a ferramenta, evitando que ela seja acessada por outras pessoas.

Adotando essas 5 boas práticas você vai trazer mais segurança à operação do seu negócio, evitando situações de fraudes e golpes no iFood. Dessa forma você evita problemas e prejuízos.

Acesse a página de Melhoria Contínua e conheça outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos parceiros!

#MelhoriaContinua

Por iFood

Por iFood

11 respostas

  1. Bom dia, uma pessoa entrou em contato cmg via whatsapp se dizendo gerente de delivery do ifood para fazer o cadastro do restaurante, devo confiar??

  2. Não finalizei meu cadastro e uma pessoa dizendo ser funcionária de vcs disse que iria me ajudar a finalizar. Isso procede?

  3. Uma pessoa entrou em contato comigo pelo whatsapp, dizendo ter que finalizar meu processo de cadastro da minha conta digital do ifood, a conta está normal e funcionando, porém ela quer que eu envie os dados da contato para fazer o contrato. Isso procede?

    1. Oi, Andreia. Nesse caso, entra em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro para verificarmos se está tudo certinho, ok?

  4. Meu cartão foi fraudado….utilizaram com 4 compras como faço para obter informado local que foi utilizado?

  5. Ola, boa tarde. O entregador de vocês solicitou que eu preenchesse umas coisas para confirmar entrega num app de confirmação. Eu não entendi o procedimento e não o reconheço. É um procedimento comum? Seguro? Nunca tinha visto antes e fiquei com receio

  6. Cansada do povo q n trabalha e fica perturbando quem está, fazem perfil fake cm endereço incompleto para atrapalhar a vida do trabalhador, esse iFood tem q melhorar mt 😡

    1. Oi, Taynara… agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.

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