Ghost kitchens: conheça esse modelo de negócio

Ghost kitchen, dark kitchen, cloud kitchen: diferentes nomes para o mesmo modelo inovador de negócio. Saiba mais neste post!
4 Min
ghost kitchens

É conhecido o fato de que o mercado de delivery se expandiu muito nos últimos tempos. Com comodidade para a clientela e ótimo custo-benefício em geral, esse cenário promissor deu margem para novas modalidades de negócio, a exemplo das ghost kitchens.

Também conhecida como cloud kitchen ou dark kitchen, a ghost kitchen — cuja tradução direta seria “cozinha fantasma” — é um modelo inovador, com vantagens notáveis. No entanto, muita gente ainda desconhece o conceito.

Saiba mais sobre esse modelo de negócio!

O que são as ghost kitchens?

As ghost kitchens são estabelecimentos que preparam seus itens exclusivamente para delivery. Ou seja: essa modalidade não está aberta ao público para consumo no local, pois a única opção para receber o pedido é a entrega no endereço especificado.

Um negócio nesse modelo pode tanto ser individual como em parceria. Em outras palavras, empreendedores podem ter o próprio espaço para atuar ou podem dividir um espaço com outros negócios, em uma cozinha compartilhada.

Quais as vantagens das ghost kitchens?

Segundo dados da Abrasel, o delivery de comida virou hábito para mais de 60% da população brasileira. Esse é um número interessante que aponta para novas oportunidades na indústria de alimentos — incluindo a modalidade ghost kitchen.

Confira as principais vantagens desse modelo!

Menor custo

O custo para abrir uma ghost kitchen é relativamente menor em comparação com um estabelecimento aberto ao público presencial. Isso acontece, entre outros aspectos, também por conta da não necessidade de contratar garçons ou garantir a estrutura de um salão para servir os clientes.

Facilidade

A praticidade e flexibilidade desse modelo de negócio também são notáveis, pois a cozinha pode ser aberta em regiões estratégicas. Além disso, é possível adotar o modelo compartilhado e trabalhar com ainda mais economia e facilidade.

Crescimento rápido

O mercado de delivery já está bem consolidado no Brasil, de modo que é uma das maiores preferências dos consumidores. Portanto, ter uma ghost kitchen traz boas chances de alcançar um crescimento rápido e sustentável.

Como montar uma ghost kitchen?

Assim como qualquer atividade profissional, o planejamento é indispensável para começar a montar sua ghost kitchen. Por isso, faça um plano de negócios e avalie as regiões e as questões estruturais.

É aconselhável consultar profissionais especialistas do food service para entender melhor os riscos e como o segmento funciona. Além disso, busque capacitar-se cada vez mais em gestão, além de definir procedimentos de qualidade.

Como avaliar se vale a pena ter uma ghost kitchen?

Todo modelo de negócio tem seus riscos, e não podia ser diferente com a ghost kitchen. Então, considere, com cautela, todos os aspectos desse modelo de negócio e avalie se é compatível com suas pretensões.

Faça uma boa pesquisa inicial sobre o setor e atualize-se constantemente, a fim de identificar oportunidades e criar diferenciais competitivos, bem como superar obstáculos. Não se esqueça de fazer uma avaliação criteriosa do público-alvo e da região, que são fatores de impacto direto sobre o desempenho dos negócios.

Em geral, quando a logística é bem organizada, as ghost kitchens são uma excelente oportunidade de empreender. Portanto, defina bem seu planejamento e conte com os parceiros certos para explorar o mercado e alcançar o sucesso.

Agora que você sabe os pontos principais para começar, baixe já um e-book gratuito sobre como abrir sua dark kitchen!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

  1. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which I think I would never understand. It seems too complex and extremely broad for me. I am looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/06/2024

Dia das Crianças: o que vender nessa data?

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery