Promoção no iFood: prepare sua loja para atrair e fidelizar clientes

Acesse o guia de promoção no iFood e saiba como preparar sua loja para atrair e fidelizar clientes. Confira!

Construir e participar de promoções é uma tática eficaz para conquistar novos clientes. Com preços e condições atrativas, os clientes sentem-se motivados a conhecer a sua loja e experimentar o seu produto; mas elas também têm um papel estratégico com aqueles que já conhecem a sua loja: é uma oportunidade de fidelizá-los. As promoções ajudam você a se destacar no iFood e, com isso, você atrai mais pedidos.

O iFood possibilita que você participe de diferentes tipos de promoções que envolvem, por exemplo, cupons de desconto, preços atrativos, frete grátis ou cartão fidelidade. Ao participar de promoções você também tem um apoio extra na divulgação: seja dando um destaque especial no próprio aplicativo para atrair mais visibilidade, seja pela divulgação em outras mídias, como redes sociais do iFood e, até mesmo, anúncios em televisão.

Preparamos este material para apresentar as promoções e compartilhar dicas essenciais para você alcançar bons resultados com essa estratégia. Confira as próximas páginas!

Por que participar de promoções?

Ao participar de promoções, sua loja oferece condições especiais de compra e tem mais destaque no aplicativo iFood, atraindo mais olhares dos clientes. Os principais benefícios das promoções são:

  • aumento no volume de pedidos: você ganha mais destaque no aplicativo iFood e, com isso, mais pessoas vão pedir na sua loja;
  • venda de itens complementares: ao colocar um item promocional na sacola, o cliente vai conhecer sua loja e pode adicionar pratos extras;
  • reputação da marca: você consegue melhorar a reputação ao oferecer um produto de qualidade e uma boa experiência aos clientes — com um bom serviço você pode, até mesmo, melhorar a média de avaliação da sua loja no aplicativo;
  • conquista de novos clientes: com a visibilidade alcançada no aplicativo, novos clientes conhecerão sua loja e terão um primeiro contato com a qualidade dos seus produtos;
  • retenção de clientes: clientes que já conhecem sua marca também podem pedir novamente e se fidelizarem.

Quais são os critérios para participar de promoções?

Os critérios que permitem que um restaurante participe de promoções são variáveis. Algumas promoções são feitas em conjunto do iFood com os parceiros, em que ambos fazem investimentos.

A principal exigência para participar de uma promoção é ter um cardápio organizado e com foto. Ao fornecer uma boa visualização do cardápio aos clientes, os produtos estarão aptos a participarem de promoções.

Além disso, vale considerar que, antes de participar de uma promoção, você deve entender qual é o seu objetivo comercial, como alcançar novos clientes, fidelizar clientes ou aumentar o número de vendas.

Quais são os tipos de promoções?

No menu Promoções do Portal do Parceiro você visualiza três categorias principais: Alavancar vendas; Conquistar novos clientes e Fidelizar clientes. Cada uma das categorias oferece condições específicas para seu restaurante, com benefícios únicos aos clientes. Você deve escolher conforme os objetivos de venda da sua loja.

Alavancar vendas

A primeira categoria de promoções é indicada para os momentos em que você quer alcançar um grande volume de vendas. Os parceiros iFood podem alcançar os seguintes resultados:

  • aumento das vendas em até 30%;
  • aumento na aquisição de novos clientes de até 30%;
  • até 5 vezes mais visitas no cardápio.

Nessa categoria você encontra algumas condições específicas, como:

  • entrega grátis;
  • desconto para novos clientes do restaurante;
  • cupons de desconto;
  • adicione 2, leve 1.

Conquistar mais clientes

A segunda categoria é recomendada aos parceiros que querem trazer novos clientes para experimentarem seus produtos. Se esse é o seu objetivo, você pode construir promoções para clientes que nunca compraram na sua loja. Com as promoções da categoria, você pode alcançar os seguintes resultados:

  • aumento no número de aquisição de novos clientes de até 50%;
  • aumento nas vendas de até 25%;
  • a cada 5 novos clientes, 1 volta a pedir.

As condições especiais que essa categoria oferece são:

  • entrega grátis;
  • cupom de desconto para retirada;
  • cupom de desconto para novos clientes;
  • desconto em pratos selecionados.

Fidelizar clientes

As ações de fidelização de clientes buscam incentivar que aqueles que já conhecem seu cardápio continuem comprando de você. Os resultados que podem ser alcançados são:

  • aumento na frequência de pedidos em até 10%;
  • aumento de até 90% de clientes fazendo 5 pedidos em 30 dias;
  • a cada 5 pessoas que participam da promoção, 1 volta a realizar pedidos.

A condição oferecida nessa categoria de promoção são os cartões fidelidade. Nessa modalidade, os clientes completam um número estipulado de pedidos e recebem um benefício por isso.

Promobomb

Além das promoções disponíveis no Portal do Parceiro, existem outras promoções que sua loja pode participar. Um exemplo são as promobombs, que são aquelas promoções que oferecem preços especiais em itens selecionados — como Tudo por 4,99; Tudo por 9,99 etc.

Essas promoções são desenvolvidas pelo iFood em regiões, períodos e com valores que variam conforme a estratégia comercial. Para participar de uma promobomb você deve observar a aba Promoções no Portal do Parceiro. Caso ela esteja disponível para sua loja, você encontrará a opção de participar, assim como as regras, subsídio e período da ação.

Veja as principais vantagens em participar de uma promobomb:

  • novos clientes serão alcançados e poderão experimentar os seus produtos. É a oportunidade ideal para oferecer uma boa experiência e fidelizá-los;
  • você alcança mais visibilidade. Isso porque o iFood direciona esforços em diferentes mídias para divulgar as promobombs, como mídias sociais e canais de TV.

Campanha Inteligente

A Campanha Inteligente é um jeito prático de investir nas promoções da sua loja. O investimento feito pela sua loja nas promoções é alocado com a ajuda da inteligência de dados do iFood. Então, de forma automática, inteligente e dinâmica, o iFood ajuda você a definir onde, como e para quem as promoções da sua loja serão exibidas.

Quer conhecer as vantagens da Campanha Inteligente? Veja só:

  • facilidade: os algoritmos do iFood fazem o trabalho para você! Nossa inteligência de dados direciona o seu investimento naquelas promoções com maior potencial de retorno;
  • visibilidade: com a Campanha Inteligente sua loja pode ter ainda mais sucesso para conquistar e fidelizar clientes. Além disso, você tem mais oportunidades de divulgar sua loja em notificações no aplicativo e listas de destaque.

Para participar da Campanha Inteligente você deve consultar a disponibilidade em Promoções > Conquistar mais clientes, no Portal do Parceiro.

Promoções personalizadas da aba Marketing

Na aba Marketing do Portal do Parceiro você pode criar promoções personalizadas para sua loja. Nessa categoria de promoção, você escolhe o público que será beneficiado, como:

  • pessoas que favoritaram sua loja no aplicativo iFood;
  • pessoas que compraram com mais frequência de você nos últimos 60 dias.

Definido o público, você pode personalizar as pessoas exatas que receberão o benefício. Nessa seleção você pode optar, por exemplo, pelos clientes que fizeram o maior número de pedidos, ou aqueles com o ticket médio mais alto.

Então, você define qual benefício que aqueles clientes receberão, como entrega grátis ou cupons de desconto exclusivos.

A grande vantagem da promoção personalizada da aba Marketing do Portal do Parceiro é que você consegue observar o comportamento dos clientes com a sua loja e oferecer condições de compra exclusivas a essas pessoas. Assim você tem mais chances de gerar vendas, fidelizar ainda mais sua carteira de clientes e alcançar os objetivos com a ação.

Como participar de promoções?

Para participar de uma promoção você deve acessar o Portal do Parceiro e ir ao menu Promoções, na barra lateral. Nessa página você visualiza as promoções disponíveis e seleciona aquela ideal para sua estratégia. Tenha atenção às regras de cada uma das promoções antes de selecioná-la.

Após aceitar a participação da promoção, basta aguardar que no máximo até o próximo turno ela ficará disponível ao cliente. O iFood trabalha com os seguintes turnos:

  • almoço — de 9 horas às 16h30;
  • jantar — de 16h30 às 00 horas.

As promoções padrões disponíveis no Portal do Parceiro não têm um tempo padrão de vigência. Cabe a você monitorar o período em que quer mantê-la ativa. Caso você queira suspendê-la, basta acessar a mesma página, clicar em Ver promoções ativas; selecionar a promoção que quer pausar e clicar em Saber mais. No final da página, selecione a opção Sair da promoção. Essa facilidade garante que você faça um gerenciamento personalizado das promoções.

Já as promoções especiais, como aquelas que oferecem preços especiais pelos produtos, ficam vigentes pelo período determinado em conjunto com o iFood. Essa informação depende da campanha e você pode consultá-la com a pessoa responsável pelo seu relacionamento com o iFood ou pelos canais de atendimento.

Como preparar minha loja para promoções?

Uma promoção de sucesso começa com um bom planejamento. No período de vigência da promoção, você precisará contar com uma equipe preparada, um bom estoque de ingredientes e uma estrutura de funcionamento adequada para que tudo funcione bem.

Não é porque sua loja está oferecendo condições especiais de compra que você pode reduzir a qualidade das entregas. Uma falta de padronização dos produtos e da experiência podem prejudicar a reputação da sua marca no iFood, já que, independentemente das condições do pedido, o cliente fará uma avaliação da sua loja — e essa avaliação pode influenciar outros clientes a comprarem, ou não, na sua loja.

Não se preocupe! Separamos uma lista com 9 itens que você deve ter atenção.

1. Planeje da data

Se você vai trabalhar com uma das promoções padrões disponíveis no Portal do Parceiro, planeje sua loja para atender um volume maior de vendas no período determinado. Você deve considerar tudo que for necessário para uma venda funcionar: equipe, treinamentos, estoque, divulgação, gerenciamento dos pedidos etc.

Mas se você vai trabalhar com outros formatos de promoção em parceria com o iFood, fale com a pessoa responsável pelo seu relacionamento ou acione a central de atendimento para saber se há planejamento de promoções diferentes, como as que oferecem preços especiais em produtos selecionados.

2. Monte o cardápio

Tenha atenção aos pratos que entrarão na promoção para que você se planeje. Considere que você precisará fazer um preparo em massa — por isso, uma dica é evitar pratos que demandam muito tempo de preparo.

Além disso, você deve avaliar os demais itens do seu cardápio, aqueles que não estão em promoção, para entender quais você conseguirá produzir nesse dia. Lembre-se de desativar o anúncio dos pratos que estarão suspensos.

3. Reveja o horário de funcionamento

Como você está direcionando diferentes esforços para vender mais no dia da promoção, uma boa ação é aumentar o horário de funcionamento. Analise se vale a pena abrir um pouco mais cedo e/ou fechar um pouco mais tarde para aproveitar ainda mais o movimento.

4. Prepare a mão de obra

É uma ação atípica na sua loja e, por isso, pode ser necessário aumentar a equipe neste dia. Planeje o número de profissionais necessários e divida as tarefas para garantir que os processos de preparo estão sendo feitos com eficiência. Você pode, por exemplo, deixar uma pessoa responsável pela retirada de pedidos, outra pela embalagem e pela expedição, além da equipe da cozinha.

5. Garanta uma pessoa ou equipe focada apenas na cozinha

Com a alta no volume de pedidos, é importante ter as atividades divididas entre a equipe de trabalho. Se um profissional fica responsável pela retirada de pedidos e pela cozinha, por exemplo, sua loja pode enfrentar alguns conflitos de funcionamento, capazes de gerar um impacto negativo ao cliente, como pedidos errados ou atraso no preparo.

6. Tenha atenção ao Gestor de Pedidos

Preferencialmente, tenha uma pessoa responsável pelo Gestor de Pedidos — assim você tem mais controle sobre o que está entrando. Lembre-se também de aumentar o volume do Gestor de Pedidos para que a ferramenta chame atenção da equipe sempre que um pedido novo entrar.

7. Cuide da entrega

Caso você tenha entregadores próprios, é interessante rever a equipe e ter profissionais extras neste dia. Assim conseguimos garantir que as entregas sejam feitas sem comprometimento do tempo. Mas você também pode contar com o serviço de entrega do iFood, disponível no Portal do Parceiro.

8. Confira seu estoque

Defina sua meta de vendas e, neste dia, prepare seu estoque para conseguir entregar em todo período de funcionamento da loja. As lojas costumam vender mais durante uma promoção — por isso, é importante você ter insumos suficientes para atender a demanda.

9. Prepare as embalagens

Assim como os ingredientes, as embalagens são insumos essenciais para você garantir uma entrega segura aos seus clientes, capazes de preservar os pratos. Confira o estoque de embalagens disponíveis e avalie a necessidade de aumentá-lo. No iFood Shop você encontra embalagens ideais para seus produtos.

O que fazer para divulgar a promoção?

O iFood direciona alguns esforços para divulgar as promoções. Essas promoções podem ganhar visibilidade em diferentes mídias, como redes sociais e anúncios de televisão. Além disso, o próprio aplicativo chama a atenção dos clientes enviando notificações e dando um destaque especial na tela inicial.

Também é interessante que sua própria marca convide sua audiência para a promoção que está sendo desenvolvida. Vocês podem fazer algumas ações nas redes sociais, focadas na fidelização de um público que já conhecem sua marca ou utilizar outras mídias e canais que já fazem parte das estratégias de divulgação desempenhadas.

Utilize também o Feed iFood para divulgar suas promoções. O recurso está disponível no Portal do Parceiro, no menu Feed, e pode ajudar você a alcançar com mais efetividade as pessoas que estão dentro do raio de entrega que você atende.

As peças de divulgação podem ser criadas por uma equipe de comunicação interna, por fornecedores contratados ou, até mesmo, você pode utilizar o Editor iFood, um benefício gratuito do Vantagens do Chef, para desenvolver materiais profissionais com artes exclusivas do iFood — é só fazer login utilizando o e-mail do Portal do Parceiro.

Como o iFood apoia sua loja durante a promoção?

O iFood apoia as lojas participantes durante as promoções por meio dos canais de divulgação, promovendo mais visibilidade e convidando os clientes para participarem.

Lojas que promovem promoções podem entrar em listas especiais no aplicativo ou aparecer em destaques na tela inicial. Enquanto isso, os clientes são comunicados por canais de comunicação, como redes sociais, televisão, e-mail, WhatsApp e também por notificações no próprio aplicativo.

O iFood também apoia os parceiros solucionando eventuais problemas durante as promoções e esclarecendo as dúvidas. Vale a pena observar sempre os canais de comunicação oficiais do iFood para obter as informações necessárias sobre as promoções. Ainda assim, caso esteja enfrentando algum desafio pontual na operação e precise do apoio do iFood, considere acionar os canais de atendimento pelo Portal do Parceiro.

O iFood está junto com as lojas parceiras para ajudá-las a alcançarem os melhores resultados. Por isso, o esforço mútuo para que a promoção funcione é fundamental para entregarmos uma boa experiência aos nossos clientes. Por isso, a equipe iFood mantém-se engajada a buscar soluções aos desafios enfrentados durante as promoções.

Quais cuidados ter no dia?

Com equipe e estoque preparados, chegou o dia da promoção. A expectativa é que as condições atrativas aumentem o número de pedidos e, além de um bom planejamento, você precisa fazer uma boa execução. Confira os itens que você deve ter atenção no dia da promoção para que o fluxo de trabalho funcione bem e para que sua equipe consiga lidar com imprevistos:

  • falta de ingrediente: caso falte algum ingrediente que impossibilite a produção de algum prato, lembre-se de pausar imediatamente no Gestor de Pedidos. Com isso, os clientes não conseguirão realizar o pedido de um produto que sua loja não conseguirá produzir;
  • Gestor de Pedidos: aumente o som das notificações do Gestor de Pedidos para que toda equipe saiba quando um novo pedido chegar;
  • adiante alguns preparos: conforme as possibilidades dos seus pratos, busque deixar algum preparo/ingrediente pronto ou adiantado. Assim, a equipe atua na finalização do prato e otimiza o tempo;
  • imprima os pedidos: uma boa forma de controlar os pedidos é utilizando uma impressora não fiscal. Assim você consegue transferir os pedidos à cozinha de forma física, auxiliando na organização e na linha de produção;
  • faça produções simultâneas: na cozinha, é interessante que você divida as tarefas entre a equipe, permitindo que cada profissional fique responsável por uma etapa e a produção dos pratos aconteça com mais eficiência;
  • deixe um profissional na expedição: ao ter um funcionário exclusivo para a relação com os entregadores, você otimiza todo o fluxo de preparo do prato, não tira o foco dos demais profissionais e, com isso, previne erros na entrega;
  • para quem usa o Plano Entrega: é importante verificar na aba Entregas, no Gestor de Pedidos, se o entregador será responsável por mais de um pedido por vez. Se sim, já organize as sacolas de acordo com o entregador;
  • sinalize as entregas: insira nas embalagens o número de pedido e nome do cliente. Isso ajuda os entregadores a serem mais eficientes, além de prevenir erros na entrega;
  • evite a entrega de pedidos errados: caso você utilize o Plano Entrega, lembre-se de validar com o entregador qual é o nome do cliente, para garantir que o entregador está levando o prato certo, ao cliente certo;
  • sinalize o espaço: busque deixar sinalizações no espaço para que o entregador identifique com facilidade onde deverá ir para retirar o pedido.

Como conferir os resultados da promoção?

Você pode acompanhar o desempenho das promoções em que seu restaurante está participando diretamente no Portal do Parceiro. Acesse o menu Promoções na barra lateral e então visualize as promoções ativas. Já nessa página você tem um resumo do desempenho nos últimos 30 dias, mostrando o número total de pedidos e o valor das vendas.

Ao clicar em Acompanhar resultados você consegue fazer filtros que permitem a visualização do desempenho conforme a data: últimos 30 dias; últimos 7 dias e hoje. Assim você entende os dias em que alcançou melhores resultados de vendas.

Conclusão

Desenvolver uma promoção é uma tática eficiente para atrair novos clientes, fidelizar os atuais e reconquistar os antigos. Mas lembre-se de que não é porque se trata de um prato promocional que ele não mereça ser preparado com o cuidado e a qualidade que você normalmente faz.

Busque padronizar a qualidade dos seus pratos, o atendimento, a apresentação, as embalagens e o tempo de preparo e entrega. Isso é fundamental para que sua loja aumente a reputação no aplicativo e conquiste um espaço ainda melhor, atraindo mais vendas constantemente.

Uma promoção feita sem planejamento e com uma execução falha gera uma experiência ruim para todos: sua loja e seus consumidores. Mas seguindo o passo a passo apresentado neste e-book, você conseguirá alcançar os resultados que espera.

Agora é com você! Coloque em prática os aprendizados adquiridos aqui e encante seus clientes.

Quer mais uma dica para continuar melhorando o desempenho de vendas da sua loja? Baixe nosso e-book sobre funil de vendas no iFood.

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64 respostas

  1. Oi, Denair! Algumas promoções são subsidiadas pelo iFood; outras, pelo próprio restaurante. Você pode conferir mais informações no Portal do Parceiro.

    1. Como faço para colocar para o cliente ganhar a taxa de entrega sem eu ter que pagar a taxa..

      Exemplo

      Comprar a partir de 40,00 taxa gratis

    1. Oi, Gabriela. A análise do funil de vendas ajuda sua loja a ter visibilidade de cada etapa de interação do cliente com seu negócio. A partir disso, você pode colocar diferentes ações em prática, visando converter mais vendas. Saiba mais aqui: http://ms.spr.ly/6122gGbcQ.

  2. Estou tentando descadastrar da campanha inteligente e não consigo. Preciso editar meu cardápio e não consigo por causa do cadastro na promoção. Mas no link de marketing e promoções ela não aparece pra mim. Não consigo falar com ninguém através de nenhum canal. O ifood e muito complicado na comunicação. A gente não tem acesso a atendente nenhum

    1. Oi, Patrícia. O contato deve ser feito, nesse caso, direto pela opção de atendimento na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Se já tiver um chamado aberto sobre o assunto, informe pra gente o número!

  3. Boa tarde! Preciso de uma promoção para melhorar minha loja, pós minhas vendas no portal do ifood não andam bem.
    Tem dias que nada vendo!

    1. Oi, Maira. Você pode acessar a aba “Promoções” no Portal do Parceiro para verificar as principais opções. Qualquer dúvida, pode chamar a gente! 😉

  4. Minha loja está cadastrada no plano entrega, e está app Ifood como entrega grátis, eu não consigo desativar pq não está na aba de promoções, como desativar

    1. Oi. Para participar, você pode clicar na aba “Promoções” no menu lateral do Portal do Parceiro e selecionar as melhores para a sua operação de delivery no iFood.

      1. Como faço para saber quais os itens vão entrar na promoção de 0.99?
        O ifood paga quanto dessa promoção e valor cheio?

  5. Estou com um cupom ativo na minha loja que não coloquei e não consigo Desativar , já que não estou ativo em nenhuma. Quando chega pedido está descontando da minha loja . Não consigo falar com ifood, Abrir chamado e não tive resposta.

    1. Oi, parceiro! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

      Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.

  6. Comprei os cupons de desconto, estou dentro das regras e o sistema não libera. Gostaria de saber o motivo

  7. Não encontrei o que procurava eu queria participar da promoção de 0,99 centavos do ifood eu estava porém saiu não aparece mais. Como consigo um suporte pelo ifood o site não aparece mais no meu Portal.

  8. Estou com uma promoção no copo de acai de 700ml não mostra pra. Inguem essa promoção, e eu não consigo falar no portal, preciso tirar pois com essa promoção não tá dando para aumentar o preço do copo

    1. Nadia, tudo bem? Basta você abrir um chamado no Portal do Parceiro, na aba de chamados e ajuda, combinado?

  9. recebi uma mensagem falando sobre uma promoção exclusiva de inventario , estou sem enteder do que se trata e como sera essa promoção

  10. Quero participar do decola e do promobomb não chega convite como chegava antigamente o que está acontecendo participo de 19 promoções não chega pedidos por nada

  11. BOM DIA, QUANDO TENTO CADASTRAR NAS PROMOÇÕES APARECE OS CARDAPIOS QUE EXCLUIR JA FAZ TEMPO.
    INFELISMENTE NÃO CONSIGO NENHUM ACESSO DE ALGUM ATENTENTE PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA.
    TENHO OUTROS PROBLEMAS TAMBEM E PELOS CANAIS DE ATENDIMENTO NÃO CONSIGO SOLUCIONAR

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

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