Como alcançar a liberdade financeira atuando na gastronomia

Saiba como você pode alcançar a liberdade financeira investindo no ramo da gastronomia para aproveitar boas oportunidades.

A liberdade financeira tem relação com a autonomia na hora de tomar decisões, sem se preocupar tanto com dinheiro. Por exemplo, uma pessoa pode deixar o emprego e empreender para fazer os seus próprios horários, trabalhando mais ou menos, conforme sua escolha.

É possível ter esse tipo de liberdade atuando no setor alimentício, principalmente se você souber aproveitar as oportunidades para ter sucesso e melhorar os resultados financeiros. Assim, o poder de decisão ficará ainda maior em função da estabilidade financeira.

Taíne Hoffmann, especialista em administração de negócios, explica como isso é possível. Neste post, separamos algumas das melhores ideias para você conquistar a sua liberdade financeira atuando com empreendimentos gastronômicos. Fique com a gente e confira!

Food truck

O food truck é, ao mesmo tempo, um empreendimento e uma conquista financeira. Afinal, esse investimento tende a trazer um excelente retorno em função da grande aceitação que ele tem no momento. Além das várias possibilidades para fazer negócio.

Atualmente, modelos como o food truck têm trazido bons retornos por causa da versatilidade. Você não precisa esperar que o público venha até o seu estabelecimento. Ele pode ir até onde as pessoas estão. Por essa razão, ele se tornar um grande aliado para alcançar o sucesso financeiro.

Como o food truck é uma espécie de restaurante ou de lanchonete sobre rodas, ele atua de uma forma itinerante. Assim, além de ter um local específico para atender ao público fiel, ainda é possível, por exemplo, participar de feiras, festas e outros eventos.

Por isso, é uma excelente oportunidade para você alcançar a liberdade financeira. Cada participação como essa contribui de forma significativa para aumentar a quantidade de pessoas atendidas. Sem falar que esse tipo de exposição também fortalece a marca.

É importante também lembrar que haverá os custos com manutenção, deslocamento e a possibilidade de acontecer algum problema no meio do caminho. Por isso, Taíne recomenda: “É fundamental ter capital de giro que assegure a operação do negócio, para estar preparado para qualquer imprevisto”.

Restaurante

Quando o assunto é gastronomia, o restaurante é o estabelecimento clássico que as pessoas pensam em abrir. Essa continua sendo uma excelente decisão para alcançar a liberdade financeira. Afinal, são vários os nichos a que você pode se dedicar.

Já que existem muitas alternativas, é interessante estudar o mercado que vai atender para identificar a melhor oportunidade. Por exemplo: se na sua cidade já existem diversos restaurantes de comida caseira, mas nenhum de culinária italiana ou portuguesa, vale apostar em uma das duas.

A ideia é encontrar um nicho de mercado ainda pouco explorado, mas que possa ser bem recebido pelo público para ter um bom movimento. Isso trará ainda mais segurança financeira para o investimento.

Para obter a sua liberdade financeira ainda mais rápido, você pode ampliar os serviços oferecidos. Taíne tem algumas ideias bem interessantes.

“Um restaurante pode expandir suas fontes de renda oferecendo, além do serviço tradicional, opções de catering para eventos, venda de produtos alimentícios exclusivos (como molhos caseiros ou pães artesanais) e aulas de culinária online ou presenciais. Essa diversificação ajuda a criar múltiplos fluxos de receita, aumentando a estabilidade financeira”.

Refeições saudáveis

Já não é novidade que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a própria saúde. Existe o interesse em prevenir doenças, evitar o excesso de gordura corporal e alcançar a longevidade. Por isso, muitas têm optado pelas refeições saudáveis também fora de casa.

Você pode explorar essa tendência para alcançar a liberdade financeira no ramo da gastronomia. Nesse caso, são várias as possibilidades de estabelecimento com foco na alimentação saudável.

Vale apostar, por exemplo, em restaurante, lanchonete ou marmitaria específicos para quem busca opções saudáveis. Ao mesmo tempo, é interessante diversificar o cardápio para trazer tanto essas alternativas quanto os pratos que não se encaixam nessa categoria.

Isso permite, também, trabalhar com diferentes públicos. Esse tipo de diversificação atende a necessidades distintas. Taíne fala um pouco sobre isso e dos bons retornos que traz.

“Focar em nichos específicos, como alimentação vegana, sem glúten ou pratos típicos de uma determinada cultura, também pode funcionar. Isso vai atrair uma clientela fiel e disposta a pagar mais por produtos que atendam às suas necessidades específicas. A consequência são margens de lucro mais altas”.

A margem de lucro fica melhor porque ao trabalhar com algo diferenciado você pode colocar uma precificação um pouco mais alta. Portanto, pode ser um bom caminho para alcançar a riqueza financeira no ramo da gastronomia, inclusive porque traz a possibilidade de selecionar o público que será atendido, dando atenção, por exemplo, para o consumidor premium.

Delivery

Os serviços de entrega são uma excelente alternativa para alcançar a liberdade financeira porque atendem a realidades bem distintas. Um estabelecimento já formado pode começar a trabalhar com o delivery para ampliar o seu campo de atuação.

No entanto, vale destacar que quem está começando a buscar a autonomia financeira no ramo alimentício pode escolher atuar apenas no delivery, sem atendimento no salão. Isso reduz o investimento inicial e permite alcançar o equilíbrio financeiro mais rápido para depois expandir as ações.

Quem oferece um bom serviço de entrega consegue conquistar clientes em diferentes locais, evitando que os serviços fiquem muito restritos. Basta fazer um bom trabalho de marketing na internet para que as pessoas conheçam o estabelecimento e comecem a consumir os produtos que ele oferece.

Taíne também traz algumas recomendações e dicas para alcançar o sucesso no delivery e caminhar em direção à liberdade financeira. Veja só:

“simplifique seu menu focando em pratos que sejam queridos pelo público, fáceis de preparar e que entreguem bem;

adote tecnologia para integrar pedidos, controlar estoque e facilitar entregas, usando os dados para entender melhor seus clientes;

invista em marketing digital, como SEO e redes sociais, para atrair mais clientes”.

Para finalizar, a especialista aponta algumas práticas e estratégias que contribuem de maneira significativa para melhorar os resultados financeiros:

“é possível usar softwares de gestão para otimizar o controle de estoque, reduzir desperdícios e melhorar o atendimento ao cliente. A automação de processos pode reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência”.

Uma das grandes vantagens de buscar a liberdade financeira na gastronomia são as várias possibilidades. Você pode ter um estabelecimento fixo, ir até os clientes com o food truck e trabalhar com nichos específicos, mas em todos eles o delivery é sempre uma boa opção para ampliar as operações. São muitas opções que podem viabilizar a conquista da tão sonhada liberdade financeira.

Não se esqueça de que a organização também é fundamental para ter sucesso com as finanças. Faça o download desta planilha financeira pessoal e alcance mais eficiência na gestão financeira do dia a dia.

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery