Matriz GUT: o que é e como usar?

Neste post, entenda o que é Matriz GUT e como essa ferramenta pode auxiliar nas tomadas de decisões do seu empreendimento.

Tem dúvidas na hora de tomar decisões importantes para o seu restaurante, lanchonete ou outro empreendimento do ramo de alimentos? A Matriz GUT surge como uma grande aliada nesses casos.

Essa ferramenta ajuda a definir as prioridades, facilitando as tomadas de decisões para garantir uma melhor gestão do negócio.

Continue a leitura deste post e veja para que serve a Matriz GUT, suas vantagens e como usar!

O que é Matriz GUT?

A Matriz GUT é uma metodologia usada para identificar e solucionar problemas. Assim como qualquer empreendimento, a gestão de restaurantes, bares e lanchonetes exige a tomada de decisões importantes para resolver uma série de demandas. Também chamada de matriz de prioridade, ela permite que você se apoie na resolução dessas questões.

Seu uso permite classificar cada problema de acordo com os seguintes critérios:

  • Gravidade (G): considera os impactos que o problema vai gerar nos envolvidos, que são desde as pessoas da empresa até as tarefas, processos ou resultados da empresa;
  • Urgência (U): tempo ou prazo para solucionar o problema, sendo mais urgente quanto menor o tempo disponível;
  • Tendência (T): probabilidade de o problema crescer com o passar do tempo.
matriz gut: esquema com três colunas explicando cada etapa da matriz

Victor Macambira, sócio fundador da GASS Company, afirma que “quando você executa as práticas de gestão, por mais simples que sejam, alcança bons resultados”. Assim, a Matriz GUT se mostra uma grande aliada para guiar suas ações, melhorando a gestão como um todo.

Como usar a Matriz GUT?

Para usufruir dos benefícios da Matriz GUT, basta elencar os problemas que existem na empresa e pontuá-los conforme as 3 variáveis (Gravidade, Urgência e Tendência). Vamos lá!

1. Liste os problemas

Os problemas listados se referem a questões que merecem atenção. Pode ser desde um equipamento com defeito, falhas no processo de produção dos pedidos ou problemas no controle de estoque.

2. Defina Gravidade, Urgência e Tendência

Avalie cada problema e pontue de 1 a 5 para cada variante. Quanto mais grave a situação, maior é a pontuação. Por exemplo: forno com defeito (Gravidade 5, Urgência 4, Tendência 2), atraso na entrega de determinado insumo (Gravidade 4, Urgência 3, Tendência 3).

3. Defina o ranking dos principais problemas

Para identificar a prioridade de cada problema, multiplique os resultados das variáveis (Gravidade x Urgência x Tendência). Quanto maior o resultado, mais rápido o problema deve ser solucionado.

Nessa Matriz GUT de exemplo, o forno com defeito fica com 40 pontos, enquanto o atraso na entrega de insumo com 36 pontos. Assim, o conserto do equipamento deve ter atenção na escala prioritária de resolução.

4. Elabore os planos de ação

Macambira ressalta que “é preciso priorizar suas ações, pois não dá para tentar resolver tudo de uma vez”. A partir dessa análise e classificação, você pode identificar qual problema deve priorizar na gestão do seu estabelecimento. Assim, pode criar planos de ação para minimizar os impactos e alcançar os melhores resultados.

Quais são as vantagens da Matriz GUT?

Utilizar a Matriz GUT pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Os principais deles são:

  • ajuda na automação de processos;
  • facilita tomadas de decisões estratégicas;
  • previne ou reduz problemas mais sérios;
  • evita agravamento de situações por erro de priorização;
  • ajuda a diminuir desperdício de insumos e agiliza a entrega;
  • contribui para a otimização de recursos.

Agora, você sabe o que é Matriz GUT, como usar essa ferramenta e as vantagens para o seu negócio. Para finalizar, Macambira ressalta que “saber equilibrar bem o empreendedor, o gestor e o líder dentro de você é o caminho para poder chegar ao sucesso”. Ao colocar essa metodologia em prática, você estará no caminho para um melhor gerenciamento para se estabelecer no mercado.

Aproveite para baixar gratuitamente a planilha 5W2H e tenha mais eficiência na hora de gerir os projetos com a sua equipe!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery