Mensagem automática WhatsApp: quando e como fazer?

Usar o recurso de mensagem automática no WhatsApp pode ser uma boa estratégia para se aproximar dos seu clientes. Saiba como fazer!

O envio de mensagem automática no WhatsApp é uma funcionalidade de grande utilidade para empreendedores de qualquer segmento. Afinal, esse recurso pode ser usado para ações como dar boas-vindas a novos clientes ou informar o momento em que você não pode retornar o contato.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box aponta que 79% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com empresas. Já 59% afirmam que utilizam o aplicativo na hora de adquirir um produto ou serviço. Isso demonstra a relevância da plataforma para os negócios e a importância de aprimorar a comunicação por meio dela.

Quer entender como criar e enviar mensagens automáticas pelo WhatsApp? Continue a leitura e veja como fazer!

Como fazer automação no WhatsApp?

A automação de respostas no aplicativo de mensagens é possível com o uso da sua versão empresarial, o WhatsApp Business. O download pode ser feito acessando o Google Play ou o App Store.

Após baixar e instalar o app, basta seguir algumas etapas para colocar a mensagem automática no WhatsApp Business:

  • no canto superior da tela, clique no botão do menu para acessar as configurações do WhatsApp Business;
  • clique na opção “Ferramentas Comerciais”;
  • selecione a opção “Conversas” para escolher o tipo de mensagem para automatizar (saudação ou ausência).

Mensagem de saudação

A mensagem de saudação no WhatsApp é usada para ser a primeira interação com o cliente, quando ele entra em contato pelo aplicativo. O conteúdo da mensagem pode ser, por exemplo, “Seja bem-vindo! Como podemos ajudá-lo?”. Também é possível mostrar informações sobre horário de atendimento.

Para configurar de forma automática é fácil:

  • clique em “Ferramentas comerciais” e, em seguida, na opção “Mensagem de saudação”;
  • ative o recurso “Enviar mensagem de saudação”;
  • toque sobre o lápis e escreva o texto desejado;
  • clique em “Ok” e finalize tocando na opção “Salvar”.

Mensagem de ausência

As mensagens de ausência servem para sinalizar que não é possível responder no momento. O recurso também costuma ser usado quando o cliente entra em contato fora do horário de atendimento.

Para ativar esse tipo de mensagem, siga os passos a seguir:

  • em “Ferramentas comerciais”, escolha a opção “Mensagem de ausência”;
  • na área de “Conversa”, selecione a opção “Mensagem de ausência”;
  • ative o recurso “Enviar mensagem de ausência”;
  • toque no ícone do lápis e edite a mensagem;
  • clique em “Ok” e depois em “Salvar”.

Respostas rápidas

Como o próprio nome diz, as mensagens rápidas têm o objetivo de agilizar a comunicação com o cliente via WhatsApp. Com essa opção, você pode criar respostas padronizadas que usa com mais frequência, como informar horário de atendimento e endereço.

Veja como ativar:

  • em “Ferramentas empresariais”, clique em “Respostas rápidas”;
  • clique em “Adicionar”;
  • clique em “Mensagem” e crie a mensagem desejada;
  • toque na opção “Atalho” e defina o atalho de teclado para a resposta rápida;
  • finalize clicando em “Salvar”.

Para entender como alterar mensagem automática no WhatsApp, é simples. Você só precisa selecionar novamente a opção “Mensagem” para editar o texto à sua necessidade.

Como programar o envio de uma mensagem no WhatsApp?

Além da opção de automação, outro recurso bastante útil para o seu negócio é o agendamento de mensagens. Com essa funcionalidade, é possível programar horários específicos para o envio das mensagens. Essa é uma boa alternativa para utilizar em promoções e em datas específicas e comemorativas.

Apesar de o WhatsApp para empresas não contar com esse recurso de forma nativa, é possível ativá-lo com o uso de outros aplicativos.

Programar mensagens no WhatsApp para Android

  • Faça o download do aplicativo SKEDit e realize a instalação;
  • clique no botão “+” e inicie uma nova mensagem;
  • toque na opção “WhatsApp Business” e escreva a mensagem desejada;
  • selecione os destinatários e programe data e hora para o envio da mensagem.

Programar mensagens no WhatsApp para iPhone

  • Baixe e instale o aplicativo Atalhos;
  • clique em “Automação” e informe a data e o horário para envio da mensagem;
  • selecione a opção “Adicionar ação” e selecione a aba “Apps”;
  • clique em “WhatsApp” e em “Enviar mensagem via WhatsApp”;
  • escreva a mensagem desejada e selecione os destinatários.

Quais ferramentas podem ajudar?

O uso de algumas ferramentas permite que o WhatsApp seja ainda mais completo para o seu negócio. A seguir, confira como elas podem contribuir para aprimorar suas estratégias de relacionamento e geração de leads.

Botão de WhatsApp para sites

A ferramenta Botão de WhatsApp permite que você capture os visitantes que estão navegando pelas páginas do site, blog ou loja virtual. Com fácil instalação, ela cria um botão flutuante nas suas páginas, permitindo que o usuário clique e seja levado para uma conversa pelo aplicativo.

Gerador de links

O Gerador de Link de WhatsApp transforma o seu número em um atalho. Dessa forma, permite a divulgação nos principais canais do seu negócio, facilitando a interação e a entrada de novos contatos.

API para WhatsApp

Se você deseja ter um sistema de atendimento mais completo, o API para WhatsApp pode ser a melhor opção. O uso dessa ferramenta permite fazer atendimentos mais complexos, aprimorando o gerenciamento e tornando a comunicação ainda mais eficiente.

Quais são as melhores práticas em mensagens automáticas?

Na hora de criar uma mensagem automática no WhatsApp, você deve ter atenção a algumas boas práticas. É importante, por exemplo, que as mensagens sejam sempre compatíveis com a identidade e o tom de voz do seu negócio.

Você também deve manter as mensagens sempre atualizadas para construir uma estratégia sólida e capaz de fortalecer os vínculos com os clientes. Evite mensagens longas ou com informações que não sejam essenciais para estimular uma conversão.

Na hora de usar o recurso para vender no WhatsApp, lembre-se de que as informações sobre cardápio, horário de atendimento e outras informações relevantes devem ser claras e corretas. Também é interessante segmentar as mensagens com base no perfil e comportamento de cada contato.

Agora você já sabe como colocar mensagem automática no WhatsApp Business e a importância de usar essa ferramenta para o seu empreendimento. Com a automação e personalização das mensagens, serão maiores as chances de conquistar novos clientes e ampliar suas vendas. 

Aproveite para entender como vender no WhatsApp e aumentar a lucratividade do seu negócio!

Por iFood

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