Networking empresarial: 4 dicas de um especialista para quem está começando nos negócios

Descubra o que é o networking empresarial e como ele pode beneficiar o seu negócio e ajudá-lo a crescer! Veja neste artigo!

Ao começarem um negócio, principalmente na área de gastronomia, muitos empreendedores focam em questões mais objetivas, como contratação de equipe, definição de cardápio, planejamento de estoque e afins — o que não está errado. Porém, não é interessante se concentrar só nesses tópicos e esquecer de investir em estratégias de marketing e relacionamento comercial, como é o caso do networking empresarial.

Afinal, mais do que estabelecer contatos no mercado, ele permite a ampliação e a consolidação do seu estabelecimento diante de uma concorrência cada dia mais desafiadora.

Taíne Hoffmann, especialista em Administração de Empresas, traz informações importantes sobre a importância do networking e como fazer isso de formar certeira. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância do networking para pequenas empresas?

Para que serve o networking empresarial? Ele é valioso para abrir novas portas para o seu empreendimento. Afinal de contas, “ele ajuda a empresa a se conectar com novos clientes, fornecedores e até eventuais investidores. Além disso, essa é uma excelente forma de trocar conhecimentos com quem tem experiência em outros nichos e pode partilhar insights valiosos sobre o mercado“, aponta Taíne.

Quais são os benefícios do networking?

Uma das principais vantagens do networking é a possiblidade de parcerias — algo que aumenta o campo de atuação da empresa e, consequentemente, os lucros dela. Além disso, a depender do êxito da colaboração, é possível que ela se desdobre para novos negócios, como o de demandas reprimidas.

Mas não acaba aí, já que muitas vezes o networking vai além disso, contribuindo para aumentar a visibilidade da sua marca, fazendo com que o negócio fique conhecido. Isso é importante, em especial, para quem está dando os primeiros passos no mercado e precisa estar em evidência para atrair o público.

Quais são as dicas de uma especialista para melhorar o networking empresarial?

Aqui, trazemos as sugestões de Taíne Hoffmann sobre como aprimorar o seu networking. Tome nota!

1. Defina um foco para o seu networking

A primeira dica é ter clareza sobre os seus objetivos ao fazer networking. Taíne destaca que “antes de começar a se conectar com outros profissionais, tenha em mente que tipo de parcerias você está buscando e o que deseja obter com elas“.

Por exemplo, você quer fazer uma colaboração comercial, realizar um projeto sazonal, encontrar melhores fornecedores ou fechar um acordo para obter suprimentos com melhor custo-benefício para o seu estabelecimento? Quanto mais consciente e seguro da sua decisão e das suas necessidades, mais fácil será abordar representantes de outros negócios, apresentar a sua proposta e até discutir contrapropostas.

2. Pesquise por potenciais parceiros empresariais

Para além de disposição e objetivos bem traçados, é fundamental ter os parceiros certos para fazer o networking funcionar. Por isso, comece a pesquisar o mercado da sua região e a mapear outros empreendimentos. que compartilham de valores e posicionamentos similares ao do seu negócio.

Desde que, é claro, eles não sejam concorrentes diretos ou indiretos da sua empresa. Vale destacar ainda que o que importa aqui não é a quantidade, mas a qualidade dos escolhidos.

3. Monte uma agenda de networking

Você pode entrar em contato com os profissionais de outros estabelecimentos de forma online (pelas redes sociais, por exemplo). Sem dúvidas, essa é uma alternativa. Porém, para um networking mais natural e humanizado, é interessante que a interação seja presencial e em um ambiente propício para a discussão da parceria.

Por isso, monte uma agenda de eventos em que você possa aproveitar o momento para criar e fortalecer sua rede de contatos. Porém, atenção: “evite participar de eventos que não têm a ver com o foco do negócio ou do sue potencial parceiro. O mesmo vale para mudar constantemente de posicionamento ou opinião conforme o profissional com que você conversa“, ressalta Taíne.

Afinal, essas posturas podem ser mais prejudiciais do que favoráveis para o seu empreendimento. Inclusive, gerando uma percepção negativa para a imagem do seu negócio.

4. Não tenha relações baseadas em ganhos, mas em reciprocidade

Aumentar as vendas de imediato é um propósito comum para muitos negócios que investem em uma rede de networking. Contudo, concentrar-se exclusivamente nisso e negligenciar a geração de valor que essa estratégia traz para todos os envolvidos é um erro.

Taíne Hoffmann exemplifica: “um excelente cliente pode não fechar uma compra significativa de primeira, mas ao nutrir um bom relacionamento com ele, você garante grandes ganhos em longo prazo — o que inclui desde vendas futuras até publicidade orgânica. No networking empresarial não é diferente“.

Ela ainda complementa que essa “agressividade” nas decisões pode gerar uma má impressão sobre o negócio. “Relacionamentos são redes de apoio mútuo e quando o seu foco é apenas em ganhar, não importa como, isso é prejudicado. Portanto, não se antecipe ao pedir favores ou forçar parcerias e projetos que tragam benefícios apenas para o seu lado“, destaca a bacharel em Administração.

Em vez disso, Taíne sugere que você perceba como pode contribuir com o meio e demandar dele de forma proporcional. Lembrando que isso vale tanto para clientes quanto para parceiros, fornecedores e investidores. O Sebrae traz uma visão muito importante sobre o assunto.

“Não se trata apenas de promover seu próprio negócio, mas também de cultivar relacionamentos genuínos e oferecer valor aos outros membros da comunidade”.

Como construir e manter relacionamentos eficazes em um ambiente de negócios?

Taíne defende que os empreendedores assumam uma posição de sinceridade nas interações. Isso significa esclarecer os próprios interesses, evitando ao máximo possíveis ganhos escondidos ou segundas intenções “por debaixo do pano”. Afinal, isso quebra a confiança e dificulta a manutenção e a renovação de parcerias.

Desse modo, o gestor deve estar tão preocupado em gerar valor aos seus contatos quanto está em se beneficiar deles. Oferecer informações relevantes sobre growth marketing, disponibilizar recursos e promover boas conexões são apenas algumas formas de fazer isso“, explica a bacharel.

Outro ponto sobre o qual ela lança luz é o cumprimento de promessas e eventuais compromissos firmados. “Os seus contatos, sejam parceiros, fornecedores ou colaboradores, precisam confiar que você entregará aquilo que acordou“, finaliza Taíne.

Como mostrado, o networking empresarial é uma importante estratégia para ampliar os horizontes do seu negócio e gerar mais oportunidades de crescimento, retorno financeiro e conhecimento de marca. Portanto, inspire-se nas nossas dicas para se sair bem na construção da sua rede contatos.

Agora que você já sabe o que é network e para que serve , aproveite para baixar nosso e-book sobre como começar a se capacitar para empreender e ter sucesso no mercado!

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