O que é nota promissória, como funciona e dicas para preencher!

Leia este post para descobrir do que se trata a nota promissória, como ela funciona e como preenchê-la sem erros!

Acordos verbais, por e-mail ou em alguns outros formatos podem não trazer tanta segurança em relação a pagamentos. Nesse sentido, vale a pena conhecer a nota promissória, que funciona como uma promessa oficial de pagamento em uma transação comercial.

Conhecida também como título de crédito de pagamento, ela tem valor jurídico, o que ajuda quem a utiliza a lidar com as suas obrigações de compra e venda com segurança. É por isso que esse documento é comum em negócios.

Entenda melhor o que é nota promissória, como funciona e como preencher!

O que é nota promissória?

A nota promissória é um título de crédito responsável por atestar a promessa de pagamento de uma dívida. Ou seja, é um documento utilizado na aquisição de serviços ou produtos, com o intuito de garantir ao credor a quitação do débito.

Embora não seja tão utilizado fora do mundo dos negócios, o documento ainda faz parte desse meio, e é importante que ele seja registrado pela gestão financeira juntamente ao fluxo de caixa.

As compras em atacado são um bom exemplo de contexto no qual o uso da nota promissória é recorrente. Elas são muito comuns por parte de estabelecimentos que precisam adquirir um grande volume de determinados itens para preparar seus produtos — por meio da compra em atacado, é possível economizar, já que cada unidade sai por um valor menor.

Como a nota promissória é um documento legal, caso o devedor que assinou não cumpra com o dever de realizar o pagamento, o credor pode levar seu nome a protesto, para que ele seja obrigado a pagar a dívida. É importante ter em mente que, se ela não for quitada a tempo, o devedor pode ser processado por meio do juizado de pequenas causas.

Como funciona a nota promissória?

A nota promissória, na prática, funciona como uma espécie de atestado. O credor, também chamado de beneficiário, fica com o documento, e o devedor, ou eminente, só o recebe de volta quando a dívida é quitada. No momento da devolução do título de crédito, uma anotação é feita atestando que a respectiva quantia foi paga.

Apesar de não exigir reconhecimento de firma na assinatura, a nota promissória precisa ser preenchida corretamente, com todas as informações necessárias para que o acordo seja legítimo e o beneficiário acione a justiça em caso de descumprimento. Em caso de valores parcelados, pode existir uma nota promissória para cada pagamento.

Como preencher o documento corretamente?

Para que a nota promissória tenha validade, é necessário seguir algumas regras. Veja, a seguir, o que deve constar no documento.

Soma do capital negociado

A nota promissória deve detalhar o valor total a ser negociado por extenso e em forma de numeral, seguindo o mesmo modo de preenchimento de cheques. Vale destacar que, se os valores apresentarem algum tipo de divergência, será validado o que está por extenso.

Não existe um valor máximo para a nota, e uma dica importante para que a adulteração seja evitada é a inclusão da forquilha no começo e no final do valor.

Nome completo e CNPJ ou CPF do credor e do devedor

É necessário anotar o nome completo, com todos os sobrenomes, sem abreviações, e o CNPJ ou CPF do beneficiário do valor informado na nota promissória.

As mesmas informações a respeito da parte devedora devem ser inclusas. Elas trazem as confirmações necessárias caso um processo judicial seja necessário.

Assinatura de próprio punho de ambas as partes envolvidas

Sem a assinatura de próprio punho do devedor, o documento não será considerado válido juridicamente. Por isso, é fundamental que a nota promissória tenha a assinatura de ambos os envolvidos. Isso evitará possíveis embaraços caso seja utilizada em meios judiciais.

Número da nota

Esse é momento de detalhar em quantas parcelas será efetuado o pagamento ou se será feito em uma única parcela. É importante deixar essa informação explícita no documento, para evitar confusões.

Data de vencimento

A data de vencimento é o prazo em que a nota promissória deve ser quitada, considerando o dia, mês e ano do pagamento da quantia. Caso o pagamento seja realizado à vista, é necessário deixar o campo da data de vencimento em branco.

Local de pagamento

É preciso, também, incluir o lugar da emissão do documento. Coloque a cidade e o estado onde a nota promissória foi expedida. Sem essas informações, o título de crédito não pode ser classificado como nota promissória.

Endereço do devedor

Por fim, você deve incluir o endereço do devedor de forma completa, com rua, número do apartamento ou casa, bairro e qualquer complemento que seja relevante. Lembre-se: quanto mais completo o endereço estiver, melhor.

Quais cuidados tomar ao emitir?

Como você pode perceber, o preenchimento da nota promissória deve ser feito com muita atenção. Isto evitará futuros problemas no seu negócio, sendo fundamental na gestão empresarial e gestão de restaurante. Por isso, fique de olho em detalhes como:

  • evitar rasuras: cuidado no momento de preencher os documentos e nomes, pois não será aceita uma nota promissória que tenha rasuras;
  • preencher cada campo com atenção: cuidado para não confundir os campos de cada dado. Não se esqueça que o eminente é quem deve a quantia negociada e o beneficiário (credor) é quem vai receber;
  • evitar contradições nos dados: cuidado para não criar contradições nas informações. Revise-as cuidadosamente;
  • enquanto devedor, ter certeza de que você conseguirá assumir a dívida: verifique, antes de assinar, se os valores finais do documento estão de acordo com o seu orçamento. Se necessário, procure outras alternativas que se encaixem ao que é melhor para o seu negócio.

A nota promissória é muito útil quando se trata de fechar negócio sem que o pagamento seja feito logo, já que ela garante que o valor prometido será pago. Dessa forma, caso as partes envolvidas queiram uma segurança maior para seu acordo, o melhor caminho é emitir e assinar esse documento.

Aproveite a visita e entenda agora mesmo o que é e como construir o planejamento estratégico do seu negócio!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery