Saiba como aplicar o jeito Disney de encantar os clientes!

Neste post, entenda o que é e como colocar "o jeito Disney de encantar clientes" em prática no seu estabelecimento!

Não há como negar que existe um ar de magia nos parques temáticos da Disney, espaços de divertimento que atraem milhares de pessoas das mais diversas nações. A própria marca constrói sua identidade em torno dessa ideia de encanto, o que aparece, inclusive, em suas famosas obras midiáticas. O “jeito Disney de encantar os clientes” é considerado um dos principais segredos para todo esse sucesso.

Focada em temas como entendimento, atendimento e encantamento do cliente, essa metodologia pode ser usada em qualquer negócio. Isso inclui os estabelecimentos do setor alimentar, como restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e afins.

Entenda como funciona essa estratégia e como você pode aplicá-la no seu empreendimento!

O que é o jeito Disney de encantar os clientes?

Baseado numa cultura organizacional simples e forte, esse método consiste em proporcionar a melhor experiência possível aos clientes por meio de um atendimento de excelência.

Essa estratégia emblemática da Disney conta com um conjunto de ações, usado principalmente nos parques temáticos do Disney World, para conquistar os visitantes e dar a eles uma vivência excepcional.

A metodologia, desenvolvida pela multinacional fundada pelos irmãos Walt e Roy, foi abordada em um livro pelo Disney Institute, intitulado “O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar”. Ela também é ensinada em cursos e palestras a empresas de qualquer segmento que desejam desenvolver um poderoso diferencial competitivo.

Como essa estratégia funciona?

A principal ideia por trás da estratégia é buscar entender, da maneira mais ampla possível, a clientela. Como consta no resumo do livro do Disney Institute, isso significa que os desejos, as necessidades, as expectativas e os sonhos dos clientes devem estar sempre no radar da empresa.

Qualquer tipo de negócio pode oferecer os melhores produtos ou serviços e gerar experiências incríveis e memoráveis — efeito batizado pela Disney de fator “uau!”. Isso resulta em clientes não apenas fieis ao seu empreendimento, como em verdadeiros promotores espontâneos da marca.

Como aplicá-la no ramo alimentício?

A boa notícia é que o seu estabelecimento também pode se beneficiar dessa estratégia. Se você quer saber como, confira alguns ensinamentos do renomado livro sobre o jeito Disney de encantar os clientes!

Dê atenção a todos os detalhes

A atenção aos detalhes é fundamental para criar o encantamento e agregar valor à sua marca. Algumas dicas são:

Escute o feedback dos clientes

Se o cliente deu sugestões de itens que gostaria de ver no cardápio, criticou o atendimento ou elogiou o delivery, anote tudo — e use essas informações.

A Disney leva os feedbacks dos clientes muito a sério, usando-os para melhorar o serviço oferecido. Essa atenção vai oferecer pistas importantes para você se destacar cada vez mais no mercado.

Tenha empatia

O jeito Disney de encantar clientes, em resumo, tem como referência o atendimento de excelência, o que inclui entender a dor do outro e oferecer um atendimento humanizado.

Houve algum equívoco na entrega ou o item não atendeu às expectativas? Escute o desabafo do cliente com atenção, sem interrupções ou julgamentos, e prontifique-se a esclarecer tudo e encontrar formas de compensar.

Vá além das expectativas

Alta qualidade e preços justos podem ser o suficiente para atrair a clientela. Para encantá-la, porém, é preciso superar as suas expectativas. Então, entenda a fundo as necessidades e desejos do seu público.

Superar as expectativas agrega valor à sua marca e deixa os clientes muito contentes. Como resultado, você consegue fidelizá-los e fazer com que recomendem seu estabelecimento a outras pessoas. Algumas boas ideias nesse sentido são oferecer sobremesa gratuita para clientes fiéis e enviar uma mensagem escrita à mão nas entregas.

Implementar o jeito Disney de encantar os clientes é aderir a uma fórmula com eficácia comprovada, que vai alavancar o desempenho do seu negócio. Então, recolha feedbacks, invista em formas de aprimorar o atendimento, treine a equipe e surpreenda sua clientela!

O marketing pode ser uma ferramenta poderosa para atrair e encantar os seus clientes. Baixe gratuitamente um guia completo de marketing para restaurantes!

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Por iFood

14 respostas

  1. Estou com dois repasses retidos alegando comportamento suspeito em minhas transações e que estavam sendo BLOQUEADOS para minha proteção, e que entrariam em contato em até 72 horas. Faz uma semana e nada, EXIJO MEU REPASSE IMEDIATAMENTE.

  2. Eu uso os feedbacks ao meu favor tanto o negativo como o positivo, adorei as dicas e vou com certeza usa-las

  3. Já usamos o feedback ao nosso favor, usamos também o preço justo com qualidade e o envio de mensagem ocorre tbm como ainda não estamos tão bem ainda não vai a sobremesa….mas em breve terá.

    1. Frederico, temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok?

  4. Sensacional essa ideia, inclusive já utilizamos antes de vcs postarem isso aqui!
    Quanto a qualidade sempre estamos em dias,pois demos essa preferência para o cliente se surpreender cada vez mais!
    Referente ao preço justo,seria maravilhoso oferecer um produto de qualidade dentro da plataforma do ifood, se não tivesse tanta taxa absurda do aplicativo! Chega ser até engraçado ler esse post de vcs quando se fala de preço justo kkkkkk
    Mais o conteúdo é bom para quem está começando!

    1. Falou uma verdade. O conteúdo do texto é ótimo, mas queria saber como praticar o “preço justo” com taxas elevadas do Ifood?

  5. Oi, Frederico. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok?

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