O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores.
A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.
Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira!
1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?
Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador.
O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.
2. Como funciona?
O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto.
Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.
A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.
3. O que muda na operação da loja?
O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.
4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?
As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.
No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras.
5. A loja deve fornecer troco para o entregador?
O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.
6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.
7. Como a loja recebe o valor do pedido?
Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.
A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.
8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?
A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.
Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.
O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.
Aproveite e acesse uma lista gratuita de planilhas para melhorar a operação do seu negócio!
177 respostas
Achei ótima iniciativa da empresa ifood
Oi Isabel! Ficamos muitos felizes com seu comentário! Vamos continar trabalhando para trazer experiencias ainda melhores. Conte com a gente! 😉
Gostei bastante da nova modalidade ,mais uma dúvida a mesma comicao é cobrada . Exemplo para quem tem (entrega parceiro )???
Oi, Gleisy! Ficamos felizes com seu comentário! Aqui no iFood temos diferentes planos para atender a diferentes necessidades dos nossos parceiros. Acesse https://bit.ly/3Rkt2M2 e conheça cada um deles!
Olá, me chamo Erick Ruan e trabalho com o Ifood a muito tempo e não recebo rotas em dinheiro, gostaria de receber para aumentar minhas entregas, como eu faço para receber entregas em dinheiro ?
Oi Erick, tudo bem? Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq, ok? 🙂
Gostaria de deixar de receber rotas com pagamento em dinheiro, aceitei sem querer! Como faço pra mudar? Já fiz de tudo e não consegui mudar para não receber rotas em dinheiro
Oi Jenifer! Para saber quais formas de pagamentos estão disponíveis na sua loja no iFood, você deve consultar seu perfil e tela financeira no Portal do Parceiro (site) ou aplicativo iFood para Parceiros. Se o seu plano já inclui a entrega parceira direto no contrato, o pagamento online também já vem ativado para você, ok? Se quiser saber mais, converse com um de nossos especialistas pelo site https://portal.ifood.com.br/cases/help. 😉
Boa noite recebi essa novidade por e-mail porem no meu portal do parceiro não esta mostrando essa nova forma de pagamento , como faço?
Oi Cris. Para saber quais formas de pagamentos estão disponíveis na sua loja no iFood, você deve consultar seu perfil e tela financeira no Portal do Parceiro (site) ou aplicativo iFood para Parceiros. 🙂
Parabéns ao Ifood, por mais uma modalidade de pagamentos.
Oba! Felizes que tenha gostado na novidade e esperamos que ajude por aí ❤️😎
Essa modalidade só vem a ampliar aos nossos já clientes e aos novos, principalmente aqueles que, por algum motivo não se adaptou as antigas modalidades de pagamento. Ótima opção, isso gerará uma maior confiabilidade e oportunidade aos clientes. Por incrível que pareça, ainda existem muitas pessoas que só gostam de pagar quando recebido o produto em mãos.
Felizes que tenha gostado da novidade, Vilma! Esperamos que te ajude a vender ainda mais por aí 😍😎
Legal
Estabelecimento lucra
Cliente fica feliz
E o motoboy que se lasque pra arrumar troco pra nota de 100 reais sendo que o pedido foi 30.
Parabéns pela iniciativa assim que der to pulando fora disso
Boa noite recebi essa novidade por e-mail porém no meu portal do parceiro não esta mostrando essa nova forma de pagamento como faço, tem que ativar ?
Ei Antonio, beleza? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
Boa tarde gostaria de desativar a função entrega parceira e não estou conseguindo,estou tendo muitos problemas com entregadores que não aceitam pedidos ou vem de longe fazer a entregar e eu msm já havia feito…
Oi Vivi, você escolhe o plano na hora do cadastro do seu restaurante no iFood. Caso já seja parceiro e tenha o plano Básico, você pode alterar para o Plano Entrega, basta acessar esse link https://portal.ifood.com.br/cases/help e abrir um chamado solicitando a alteração do seu contrato. 😉
Como eu pago a minha mensalidade estou bloqueado e não consigo opção pra *pagamento* aí com isso mais uma vez me encontro 💯 receber meus repasses
Oi João. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Ótimo ,pra nós que vendemos e para os clientes pq as vezes tem cliente porque tem clientes às vezes que no momento não tem no cartão né tem só em dinheiro em mãos então facilitou bastante para nós vendedores e para os clientes também boa ideia
Essa novidade tem como objetivo diversificar as opções de pagamento para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para nossos parceiros. 🤩🚀
Sou parceiro lojista e acho desnecessario.
Mais perigoso pra entregador, consequentemente eles nao aderem ao serviço e a entrega fica mais demorada.
Adorei está modalidade,vamos atingir maior público, que não possui cartão.
😎👊🚀
ñ gostei dessa nova modalidade acho vai só atrapalhar a entrega gostaria de optar por aceitar ou ñ receber em dinheiro.
Gostei da ideia top
Conte com a gente, Rubstenia! 😍❤️
Excelente iniciativa, haja vista, já perdemos clientes por falta desse modal de pagamento.
Que bom que gostou da novidade, Roserval! 🤩 Conte com a gente!
Quando começa a operar o pagamento na entrega em dinheiro na cidade de Belém?
Oi Erbison. Fique de olho no Portal do Parceiro! 😉👊
Eu por exemplo perdi uma venda por não ter a opção pagamento em dinheiro, aí o cliente cancelou acho bom mas com entrega parceira precisamos de ter a colaboração dos entregadores para ter êxito.
Oi Janaina. Essa novidade foi pensada para ajudar ainda mais nossos parceiros. Conte com a gente! 😎👊
Não gostei da ideia.pois coloca em risco a vida dos motoristas e a maioria deles não vão querer aceitar as entregas por conta disso.e também por que dificilmente a loja vai querer aceitar pedidos assim haja vista que se o cliente disistir na hora que chegar lá a loja fica no prejuízo visto que o pedido já vai estar pronto e nem colocaram a opinçao da loja poder esconder vai querer esse tipo de pagamento ou não isso é muito errado.prenudica a loja e bota em risco a vida dos motoristas que vai correr risco de ser assaltado.a loja tem que ver o que é bom prós dois lados deveria colocar a opinçao da loja querer ou não aderir a essa nova modalidade de pagamento.