O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores.
A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.
Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira!
1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?
Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador.
O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.
2. Como funciona?
O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto.
Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.
A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.
3. O que muda na operação da loja?
O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.
4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?
As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.
No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras.
5. A loja deve fornecer troco para o entregador?
O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.
6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.
7. Como a loja recebe o valor do pedido?
Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.
A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.
8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?
A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.
Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.
O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.
Aproveite e acesse uma lista gratuita de planilhas para melhorar a operação do seu negócio!
177 respostas
Não acredite der viável. Não tenho loja aberta e nem fluxo em dinheiro disponível para ajudar a troca de notas. Não entendi o seguinte NÃO DEVO EU FORNECER O VALOR DA DIFERENÇA? DO TROCO? ISSO?ATÉ PQ ESTE VALOR NÃO TEM COMO ME RETORNAR.
Oi Lilia. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos esclarecer suas dúvidas. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.
Iniciativa muito boa, principalmente para as pessoas que sinda utilizam dinheiro em espécie para realizar os pagamentos de suas despesas.
Felizes que tenha gostado de mais essa novidade, Henrique! 🤩❤️👊
Muito boa a iniciativa em pagar em espécie, pois já notei que as pessoas mais idosas tem dificuldade de pagar de outra modalidade, acho que vai facilitar muito certas pessoas. Grande abraço a todos do ifood. MASSAS D’MALU.
Que bom que gostou da novidade 🤩 Conte com a gente! ❤️
Muito bom. Gostei desse jeito pessoas que sò tem dinheiro vivo vai poder comprar. Legal
Oba! Felizes que tenha gostado de mais essa novidade 😍❤️
Tirem essa opção da cidade de fortaleza, isso vai ser usado para assaltar nós motoboy.
Porque não adotar pagamento em dinheiro na ENTREGA FÁCIL e pagamento online também.
Oi Valfredo. Agradecemos pela sugestão! Por aqui estamos sempre trabalhando em melhorias e vamos pensar sobre isso com carinho 😉
“Como as pessoas reclamam, meu Deus! Quanto mais oportunidades aparecem, mais reclamam. Eu não tenho uma loja aberta como muitos. Galera, vocês precisam resolver o problema, não arrumar mais problemas para cada solução. Peguem 100 reais, 200 reais, 50 reais; troquem por notas de, notas de , moedas. Arrumem um camarada que tem um comércio, um mercado ou padaria. Cheguem na humildade e falem: ‘Eu trabalho com delivery em casa e preciso muito de troco, pois não trabalho com dinheiro. Alguns entregadores do iFood precisam trocar o dinheiro. Se possível, podem me dar essa força? Sempre que possível, troquem para mim.’ Pow, simples e resolvido. Muita gente não tem cartão por motivos como nome negativado, pessoas de idade até 55 anos, pessoas que já tiveram problemas com cartão clonado. Então, dinheiro vai alavancar as suas vendas em 80%. Parecem de reclamar e agradeçam.”
Uma excelente semana abençoada, para todos vocês!
Atenciosamente,
Renomado Chef Borjano Oficial
📷Instagram:@Chefborjanooficial
Blz, tudo o que vem para agregar ou captar recursos que seja sem aumento de custo será sempre muito bem vindo.
É assim que se fala, Renato 🚀🔥😎
Ifiod sempre inovando e melhorando a plataforma parabéns a todos os envolvidos nesse novo projeto. Gostaria de aproveitar a oportunidade aqui e dar uma sugestão, seria muito bom se na tela aparecesse os pedidos já pedidos pelos clientes .Na tela aparece só a quantidade de pedidos anteriores eu gostaria de saber se o cliente pede sempre o mesmo pedido se ele tem alguma preferência. Desde já agradeço muitíssimo obrigada
Muito.bom, confio no IFood, bom para o cliente porém. Insegurança para os entregadores, quando os bandidos souberem dessa opção.
Muito bom parabéns pelo trabalho aproveitando yb gostaria de pedir por favor no cardápio quando acaba um. Produto passando um que consigamos pausar o restante ajuda bem obrigado
Opa, por aqui estamos sempre trabalhando em melhorias e pode deixar que vamos pensar sobre isso. Conta com a gente! 👊😉
Tive problemas e até cancelamentos nos primeiros meses de Ifood por falta dessa opção. Acredito que vai me ajudar muito.
Oba! Ficamos felizes por isso, Ney. 😎❤️🚀
Recebi o tal email de que poderia receber pedidos com forma de pagamento em dinheiro, so que nenhuma das minhas lojas aparece para o cliente usar esse metodo de pagamento.
Oi Juliano. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. 😎
Estou muito insatisfeita com a plataforma estou com problemas para acessa o portal do parceiro à dias tento contato abri chamado e não obitive nada até agora.
Oi Maria. Pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Sou obrigada mas no aceito do pedido irei recusar. Aqui na minha região, motoqueiros são roubados o tempo todo. Imagina o cliente pedir troco pra 200 reais e o motoboy ter que levar esse troco alto e o produto, além da moto, do produto ainda terá o troco roubado e sua vida colocada em risco. IDEIA DE FILHO DA PUTA
Sempre melhorando e inovando pra si msm, né?
Pensou na quantidade de roubos que vão aumentar? Assim que os bandidos souberem dessa “novidade”, irão dar saltos de alegria. O motoboy terá a opção de aceitar dinheiro ou não?
Só uma dúvida, mas pq, não irá reduzir a chance de risco.
Muito bom, a marmitaria Porvir Vegan agradece este serviço ao cliente, que dá acesso a mais pessoas poderem pedir sua comida de forma possível.
Obrigado pelo seu feedback! Ele é muito importante pra continuarmos trabalhando em melhorias 😊
Para conseguir habilitar essa função do pagamento em dinheiro, meu score precisa ser bom ?
Pois não consigo habilitar, tenho poucos dias ativo
precizo de ajuda nunca consigo comprar sozinha no ifood sempre precizo de ajuda ou os entregadores cobram absurdo na entrega o que fasso .
Olá,ótima opção ansiosa pra ter na entrega. Parceira tbm