O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores.
A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.
Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira!
1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?
Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador.
O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.
2. Como funciona?
O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto.
Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.
A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.
3. O que muda na operação da loja?
O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.
4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?
As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.
No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras.
5. A loja deve fornecer troco para o entregador?
O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.
6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.
7. Como a loja recebe o valor do pedido?
Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.
A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.
8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?
A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.
Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.
O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.
Aproveite e acesse uma lista gratuita de planilhas para melhorar a operação do seu negócio!
177 respostas
Legal
Nossa fico muito feliz pois tava recebendo poucos pedidos! 😀
Maravilha mais uma opção..
Ótima notícia 🙌👏
Muito bom, isso ajuda muito a vender.
Na minha cidade acabou as OL e desde que viramos pra nuvem não conseguimos habilitar opção dinheiro como faço,pq a opção dinheiro no app disque tem restrição na conta pra recebimento em dinheiro
Olá, Roberto, tudo bem? Caso já tenha recebido os convites se gostaria ou não de receber Rotas em Dinheiro, basta acessar a opção ” Pagamento em Dinheiro” no App do Entregador e ativar essa modalidade. Ao ativar o recebimento dessas rotas, você estará aceitando os termos adicionais aos Termos e Condições de Uso do iFood para Entregadores. Os Entregadores e Entregadoras que optarem por não receber, não sofrerão nenhum tipo de penalidade e continuarão a receber apenas pagamentos pela Plataforma iFood. Os valores recebidos em Rotas em Dinheiro serão automaticamente contabilizados e compensados no valor de repasse. Ou seja, os pedidos com pagamento em dinheiro são uma forma de recebimento mais rápida. Saiba mais clicando aqui: https://entregador.ifood.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Termos-e-condicoes-adicionais-Pagamento-em-dinheiro.pdf
Que maravilha 😊
Achei ótimo essa forma de pagamento eu concordo e aceito
É muito bom, porque pode alcançar um público maior,pela praticidade!
Concordo
Adorei a novidade
Tudo que vem para ajudar a alavancar as vendas é bem vindo 😉
Estou em Florianopolis e nao consigo habilitar o recurso para receber em dinheiro.
Diz que não é possivel pois a impedimento na conta ?
conseguem resolver ?
Desde ja agradeço atenção !
Oi Thiago. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Olá bom dia parceiros Ifood , eu já fiz modal moto recebi muito em dinheiro , agora estou no modal carro nunca recebi em dinheiro , sabe me dizer se no modo carro recebo corridas em dinheiro tbm ?
Oi, Rodolfo! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
perfeito
❤️❤️
Gostei, Uma Boa Opção
Interessante vou aderir…
Tius Diversão
Sou entregador parceiro e. Recebi 11,98 em dinheiro , como faço para pagar ao Ifood O valor de 5,48 que está negativado no app?
Oi, Rafael! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
Quero saber sobre cliente não localizado em rota com pagamentos na entrega, quando finalizei o chamado com o suporte, descontaram o dinheiro de mim ,mais o cliente não apareceu não deu código e muito menos o dinheiro, eai ifood pra onde vai meu dinheiro?
Oi Claudecir! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Olá time Ifood, estou enfrentando um problema pois não consigo cadastrar,meu acesso em minha loja porque diz que tenho cadastro em outra loja, como resolver isso
Olá, Lucia. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.
Então aceitei esse tipo de pagamento em dinheiro e fui passada pra trás. O cliente pagou ao motoboy e o motoboy cancelou o pedido e a minha loja ficou no prejuízo. Eu quis denunciar ao ifood e não pude e nem pude contestar o cancelamento do pedido. Estou indignada , me sentindo impotente pois o ifood não fala sobre esses casos e ainda prejudica a loja que ainda tem que pagar ao mal caráter do motoboy.
Oi, Francinete! Sentimos muito por isso, não é essa a experiência que gostaríamos de proporcionar a nossos parceiros. Entre em contato com a gente pela DM do Instagram @ifoodparaparceiros ou pelo site https://portal.ifood.com.br/cases/help, por favor. Queremos entender melhor o caso. Te esperamos lá!