Pagamento em dinheiro na entrega iFood: tire suas dúvidas!

Tire 8 dúvidas sobre a modalidade de pagamento em dinheiro no iFood!
4 Min

O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores. 

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A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.

Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira! 

1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?

Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador. 

O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.

2. Como funciona?

O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto

Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.

A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.

3. O que muda na operação da loja?

O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.

4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?

As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.

No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras

5. A loja deve fornecer troco para o entregador?

O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.

6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?

A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.

É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.

7. Como a loja recebe o valor do pedido?

Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.

A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.

O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.

8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?

A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.

Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.

O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.

Aproveite e acesse uma lista gratuita de planilhas para melhorar a operação do seu negócio!

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Por iFood

164 respostas

  1. Esses dias pedi pra pagar na entrega com 200 reais era só o que eu tinha e o entregador disse não ter troco e pediu pix e fiquei desconfiada e cancelei o pedido , tem como ele mudar o meu método de pagamento achei muito estranho

    1. Olá, Josiane. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  2. Na minha região está disponível receber em dinheiro, mas na minha conta aparece a seguinte mensagem:
    Recebimento em dinheiro desabilitado por impedimentos relacionado a sua conta, o que fazer?

    1. Olá, Jeser. Tudo bem?
      No Portal do Parceiro você consegue abrir um chamado para que nosso time possa analisar o seu caso individualmente. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

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