O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores.
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A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.
Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira!
1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?
Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador.
O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.
2. Como funciona?
O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto.
Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.
A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.
3. O que muda na operação da loja?
O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.
4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?
As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.
No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras.
5. A loja deve fornecer troco para o entregador?
O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.
6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.
7. Como a loja recebe o valor do pedido?
Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.
A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.
8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?
A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.
Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.
O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.
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164 respostas
NAO CONSIGO PEDIR PARA PAGAR NA ENTREGA, POR QUE?
Oi, Caua. Vamos te ajudar! Você é cliente do iFood ou um restautante ou loja parceira? 🙂
Esses dias pedi pra pagar na entrega com 200 reais era só o que eu tinha e o entregador disse não ter troco e pediu pix e fiquei desconfiada e cancelei o pedido , tem como ele mudar o meu método de pagamento achei muito estranho
Olá, Josiane. Tudo bem?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉
Na minha região está disponível receber em dinheiro, mas na minha conta aparece a seguinte mensagem:
Recebimento em dinheiro desabilitado por impedimentos relacionado a sua conta, o que fazer?
Olá, Jeser. Tudo bem?
No Portal do Parceiro você consegue abrir um chamado para que nosso time possa analisar o seu caso individualmente. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
Espero aumentar asim meus clientes. Com esse tipo de pagamentos. Parece ser bom.
Oferecendo mais opções de pagamento, você aumenta suas chances de vendas!