Pagamento instantâneo: saiba como implementar no seu negócio com segurança

O que é o pagamento instantâneo, e quais são os benefícios dessa modalidade, para os clientes e para a empresa? Confira no post!

Concluir transações financeiras rapidamente não é algo que interessa apenas às empresas — os clientes também amam resolver as suas pendências rapidamente. Nesse sentido, implementar o pagamento instantâneo no empreendimento é algo que agiliza a vida de todo mundo.

Contudo, a implementação requer alguns cuidados, já que há medidas de segurança e tecnologias que precisam ser levadas em conta. Para explicar melhor essa modalidade, este post conta com a participação do contador Afonso Melotti. Com um MBA em Gestão Empresarial, ele vai explicar os benefícios das transações instantâneas e as etapas para adotar esse modelo.

Continue a leitura para entender o que significa pagamento instantâneo e como ele funciona!

O que é o pagamento instantâneo?

É uma modalidade de pagamento digital em que os valores são enviados de uma conta bancária para a outra, em tempo real. Quer um exemplo prático? O Pix, que revolucionou a forma com que as pessoas enviam dinheiro umas para as outras.

Inclusive, um estudo da Febraban mostra que ele já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado no país:

“O Pix encerrou o ano de 2023 com quase 42 bilhões de transações, consolidando-se mais uma vez como o meio de pagamento mais popular do Brasil, um crescimento de 75% ante o ano anterior, revelando a eficiência e grande aceitação popular da ferramenta, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia. As transações do Pix superaram as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC no Brasil, as quais, juntas, totalizaram quase 39,4 bilhões. “

Um dos diferenciais da modalidade de pagamento instantâneo é que não é preciso ter um intermediário para concluir a transação. Tudo pode ser feito por um aplicativo de banco, carteiras digitais ou por um site.

Como funciona o pagamento instantâneo?

Qualquer pessoa física ou jurídica, que já tenha uma conta em uma instituição financeira que habilite essa modalidade de pagamento, pode realizar transferências ou pagar débitos online — de maneira instantânea.

No momento em que o pagamento é autorizado (quando o sistema verifica que a quantia certa foi incluída), o dinheiro é transferido e chega à conta do destinatário. Tudo em poucos segundos, ao contrário dos métodos antigos de transferência, como DOC e TED, que levavam horas ou até um dia inteiro.

Quais são os benefícios do pagamento instantâneo?

Os pagamentos instantâneos têm um impacto significativo na experiência do cliente, assim como na gestão financeira da empresa. Do ponto de vista do consumidor, o principal impacto é a agilidade nas transações.

Com a possibilidade de realizar pagamentos em tempo real, os consumidores não precisam mais aguardar dias para a confirmação de transferências ou liquidação de pagamentos.

Afonso enfatiza que a disponibilidade de pagamento imediato também melhora a flexibilidade das compras. “Isso permite que os consumidores adquiram produtos a qualquer momento, o que é especialmente valioso em plataformas online e aplicativos móveis”, explica o contador.

Quais são as vantagens para empresas?

Como a transação é feita rapidamente, há um benefício claro para a empresa: não há tanto tempo para o consumidor desistir da compra. Afinal, ao acionar os comandos de transferência, aquele negócio estará a pouquíssimos segundos de ser consumado.

Afonso explica que, por ser uma experiência mais fluida e conveniente, o pagamento instantâneo aumenta a satisfação e a confiança na marca. “Além disso, os pagamentos instantâneos, muitas vezes, vêm com baixos ou nenhum custo adicional, proporcionando uma vantagem econômica aos clientes, que não são penalizados com taxas bancárias ou de processamento elevadas”, explica.

Melhoria da gestão financeira

Outro benefício marcante é a melhoria na gestão financeira como um todo. Com a liquidação rápida dos pagamentos, o fluxo de caixa é otimizado, o que permite um melhor controle sobre as receitas e despesas.

Esse fato ajuda a empresa a ter uma visão mais precisa de sua liquidez, facilitando a tomada de decisões financeiras, como novos investimentos ou pagamento de fornecedores.

Redução no tempo de recebimento de valores

A redução no tempo de recebimento dos valores também diminui a necessidade de obtenção de crédito ou uso de reservas de emergência, uma vez que o dinheiro entra na conta da empresa quase que imediatamente após a transação.

Conciliação financeira

Como os pagamentos são processados instantaneamente, o rastreamento e a correspondência de cada transação tornam-se mais fáceis e precisos. “Desse modo, o trabalho manual é reduzido e os riscos são mitigados”, explica o contador.

Transparência nas transações

A transparência nas transações — afinal, toda transferência será registrada pelas instituições financeiras acionadas — também contribui para maior segurança e facilita auditorias e revisões financeiras.

“Além disso, ao proporcionar uma experiência de pagamento rápida e eficiente, as empresas podem aumentar suas taxas de conversão de vendas”, afirma Afonso. Com isso, fica mais fácil atrair clientes que preferem métodos de pagamento ágeis e seguros.

Como implementar o pagamento instantâneo de forma segura?

Implementar um sistema de pagamentos instantâneos não é algo complexo, o que garante que até os pequenos e médios negócios possam trabalhar com essa modalidade. Afonso mostra um passo a passo para que esse sistema funcione com eficiência:

  • a primeira etapa é a escolha de um provedor de pagamento instantâneo. Especialmente, uma opção que ofereça uma integração simples e que tenha taxas competitivas e suporte técnico adequado. Além disso, também é importante verificar a reputação e os serviços oferecidos, como segurança, suporte ao cliente e facilidade de uso;
  • após a escolha de um bom provedor de pagamentos instantâneos, é preciso avaliar a segurança do sistema selecionado. É importante investir em certificações de segurança, como PCI-DSS, e utilizar a criptografia de dados para proteger informações sensíveis;
  • verifique as regulamentações locais para garantir que o sistema atenda aos requisitos de conformidade, como KYC (Conheça seu Cliente) e AML (Prevenção à Lavagem de Dinheiro);
  • por fim, você deve investir em treinamento para que as equipes de vendas e suporte saibam manusear o novo sistema, ajudando-os a resolver possíveis problemas e a prestar suporte eficiente aos clientes.

Medidas de segurança

Além dos trâmites gerais de implementação, há alguns cuidados financeiros que permitem que a implementação seja a mais segura possível. Assim, a empresa protege a si mesmo e aos seus clientes de fraudes e ataques cibernéticos.

“Uma das medidas mais importantes é a implementação de criptografia robusta”, enfatiza Afonso. “Isso garantirá que as informações sensíveis dos usuários — como dados bancários e pessoais — estejam sempre protegidas durante o processo de transação”, complementa o contador.

Essa criptografia deve ser aplicada em todas as etapas, desde a transmissão até o armazenamento dos dados, a fim de evitar que informações sejam interceptadas por por criminosos e pessoas não autorizadas.

O contador ainda destaca que a autenticação multifator (MFA) é fundamental para adicionar uma camada extra de proteção. “Contudo, esse elemento deve ser avaliado com cautela. Afinal, exigir esse tipo de autenticação pode atrasar o processo de pagamento“, explica.

Uma alternativa ao MFA é a inclusão de regulamentações e padrões de segurança, como o PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standard). Afonso afirma que esse padrão garante que o negócio segue práticas seguras de tratamento de dados de pagamento, evita penalidades legais e fortalece a confiança dos consumidores.

Por fim, é recomendado que a empresa monitore os pagamentos em tempo real para identificar qualquer atividade incomum ou uma fraude em potencial.

Para garantir a segurança das transferências, transações rápidas e uma experiência satisfatória para os clientes, nada melhor do que contar com uma instituição financeira sólida. Nesse sentido, conte com o iFood Pago para desfrutar de todos os benefícios do pagamento instantâneo.

Agora que você entendeu como funciona o pagamento instantâneo e as maneiras de implementá-lo de maneira ágil e segura em seu empreendimento, você já poderá explorar essa nova modalidade. Ela traz rapidez e confiabilidade para as operações, características que agradam tanto às empresas como aos clientes.

Quer conhecer a melhor instituição financeira para restaurantes para proporcionar transações seguras e rápidas? Então, saiba mais sobre o iFood Pago!

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

18/01/2025

Saiba quem são os principais chefs brasileiros na atualidade!

17/01/2025

Como vender no iFood com CPF?

16/01/2025

Margem bruta: saiba o que é, importância, como calcular e como melh...

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.