Planejamento financeiro para empresas: como fazer seu negócio crescer?

Saiba como crescer de forma sólida a sua empresa seguindo esse passo a passo de planejamento financeiro!
5 Min
planejamento financeiro

O planejamento financeiro está diretamente atrelado ao acompanhamento do fluxo de caixa da empresa e do balanço saudável entre despesas e lucros. 

Assim, o planejamento trata-se de um documento que guiará a tomada de decisões estratégicas do negócio, como aumento do quadro de funcionários, expansão de unidades e, até mesmo, melhorias na infraestrutura com base na situação financeira da empresa atualmente e a sua projeção futura.

Para isso, o responsável administrativo do estabelecimento comercial deve realizar alguns passos para elaborar o planejamento financeiro e executar as ações a longo prazo, visando o crescimento do negócio. Afinal, nada como ver sua empresa evoluindo de forma saudável, certo? 

Ainda tem dúvidas sobre a importância de realizar um planejamento financeiro? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como aplicar o planejamento financeiro no dia a dia?

O planejamento financeiro é seu aliado a partir do momento em que você entende e estabelece as metas do seu negócio — e isso vai depender da maturidade da sua empresa.

Passo 1: Defina as metas

Há negócios em que a primeira meta a ser alcançada pode ser o ponto de equilíbrio financeiro. Já outras empresas podem estar em busca aumentar seus lucros, enquanto há aquelas ainda em um momento de quitar empréstimos.

Por isso, a primeira tarefa aqui é você, como empreendedor, ter clareza das necessidades do seu negócio de forma franca e honesta. A partir daí, o primeiro passo é identificar o principal elemento dificultador de um resultado alinhado às expectativas financeiras. 

Por exemplo, pode até ser que seu restaurante tenha uma boa saída de pedidos. Mas se você cobra um valor abaixo do que é necessário para cobrir a operação e gerar lucros, seu caixa pode seguir fechando no vermelho. 

O mesmo pode acontecer caso você tenha fornecedores com valores acima da média ou que exijam pagamento antecipado. Nesse caso, por exemplo, você terá que ter uma reserva financeira para isso, enquanto constrói uma nova com os novos produtos que serão comercializados. 

Outros problemas podem ser a falta de clientes, a limitação de mercado ou a alta concorrência. Se você ainda está estudando e não abriu seu negócio, boas notícias: comece entendendo quanto pode custar abrir e manter um CNPJ

Como fazer o planejamento financeiro de bares e restaurantes

A partir do momento em que você tiver as metas estabelecidas, já está preparado para seguir para a etapa seguinte. Agora, vamos para a parte mais prática e que você vai precisar do suporte da sua contabilidade para analisar dados e levantar os números. 

Caso você não tenha um contador, é recomendável que você utilize planilhas para o controle financeiro e tenha documentado entradas e saídas do caixa ao longo dos meses.  

Passo 2: Analise a situação financeira

De nada adianta o empreendedor desejar crescer, se o fluxo do caixa diz o contrário. Por isso, tenha o relatório contábil em mãos, o lucro do seu negócio, o valor do investimento na empresa nos últimos anos (incluindo aqueles que são a longo prazo e ainda não deram retorno), as dívidas com fornecedores ou investidores e o total de contas a receber.

Vale também entender o padrão de consumo do seu cliente. Procure analisar o quanto cada cliente gasta individualmente e a frequência de pedidos. Além disso, tenha visão dos custos extras da operação e do valor necessário para emergências.

Com essas informações, é possível projetar o caixa futuro e alinhar as ações para atingir as metas. Vale contar com um suporte especializado, que pode facilitar a projeção, seja pelo uso de ferramentas, seja pelo conhecimento aplicado.

Caso não consiga contratar um profissional, procure ajuda com outros parceiros comerciais e demais empreendedores que tenham negócios semelhantes. Afinal, a troca com quem está no mesmo desafio que você pode ser um grande apoio.

Passo 3: Acompanhe as metas e o fluxo de caixa

Muitas vezes, o empreendedor é a mesma pessoa que administra, executa a operação, realiza a venda e o atendimento ao cliente. Mas, aqui, a nossa dica é incluir na sua rotina o acompanhamento do planejamento financeiro a cada trimestre. 

É fundamental que você tenha clareza de quais os custos fixos e quais os variáveis do negócio. Mais uma vez, se você tiver um contador, inclua-o nesse fluxo para suporte. 

Passo 4: Revisite o planejamento

O seu planejamento financeiro deve considerar três cenários na construção: um otimista, um realista e um pessimista.

Para avaliar em qual cenário, de fato, o negócio está e se o planejamento está sendo cumprido, procure se aprofundar em métricas de finanças, como a margem de contribuição, a margem de lucro e o ponto de equilíbrio. 

Vale se aprofundar nas fórmulas e executar o controle de despesas antes de perder os valores de vista. Depois, a tarefa é replicar essa estratégia com os demais colaboradores que participam do atingimento da meta, como a equipe de atendimento e de compras. 

Alguns fatores externos também podem interferir no seu planejamento financeiro, como a mudança de hábito do consumidor e até tendências que surgem no universo gastronômico e no delivery. 

Por fim, não desista! Mesmo que os primeiros passos pareçam difíceis, a jornada de empreender é um caminho cheio de conquistas e aprendizados e, com o planejamento certo, seu negócio tem tudo para dar certo. 

Quer avançar seus conhecimentos no assunto? Baixe agora o guia prático de Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas!

Por iFood

Por iFood

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery