Programa de fidelidade: o que é, como funciona e benefícios!

Quais são as principais vantagens de adotar um programa de fidelidade no seu estabelecimento? Descubra neste post!

Os clientes que compram regularmente seus produtos são os que mais ajudam sua empresa a se sustentar. Afinal, trata-se de uma receita constante, que abastece o seu caixa e permite que você toque o seu negócio. O programa de fidelidade serve para agradar e recompensar os clientes mais fiéis.

Com essa estratégia, você premia a preferência dos consumidores pelos itens, se aproxima dessas pessoas e ainda se beneficia do marketing boca a boca. Além disso, programas assim servem como estímulo para que mais clientes sejam fidelizados.

Para entender melhor o que é um programa de fidelidade e como adotá-lo em seu negócio, continue a leitura!

O que é um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade é um serviço que fornece benefícios para clientes que compram de forma constante em um estabelecimento. Dessa forma, a empresa cria um vínculo mais próximo com aquela pessoa, premiando-a com condições especiais.

A estratégia visa fornecer incentivos para que os clientes continuem comprando. Entre eles, é possível destacar os cupons de desconto e as condições exclusivas.

Com clientes fidelizados fazendo pedidos regulares, o estabelecimento consegue programar a sua operação e expandir o negócio. O dinheiro conquistado com os programas pode, ainda, ser aplicado em prol da empresa de diferentes formas, como na reposição do estoque e na divulgação da marca.

Não à toa, programas de fidelidade têm sido apontados como uma excelente forma de manter a saúde financeira da organização. Afinal, os projetos bem-sucedidos não apenas garantem compras, mas a regularidade dos consumidores.

Como funciona?

Cada programa de fidelidade é diferente. Há estabelecimentos que usam um sistema de pontos, enquanto outros empreendimentos recompensam seus clientes fiéis com base no valor que eles gastam na loja.

O que une todos os programas de fidelidade é que eles partem do mesmo conceito: os clientes realizam uma inscrição. A partir daí, as empresas podem diversificar as formas como desejam manter os consumidores mais fiéis em seu radar.

Uma maneira que as empresas encontram de fomentar o programa é, por exemplo, enviar mensagens por meio de aplicativos — como o WhatsApp Business, que pode ser utilizado para tirar dúvidas, mostrar promoções e divulgar o cardápio, por exemplo.

Quais os tipos de programa de fidelidade?

Embora o termo “programa de fidelidade” possa remeter exclusivamente ao ganho de cupons de desconto e outros benefícios, a verdade é que existem diferentes modalidades. Seis tipos interessantes são:

  1. Modelo educacional: o estabelecimento oferece informações exclusivas sobre novos produtos. Esse tipo de programa é muito utilizado por empresas de games e música.
  2. Modelo de recompensa: é o mais conhecido e o mais usado por restaurantes, bares, lanchonetes e outros comércios do ramo alimentício. Como o próprio nome indica, o cliente fiel recebe recompensas como cupons de desconto e pontos à medida que faz pedidos.
  3. Modelo contratual: o cliente firma um contrato com a empresa, fornece informações pessoais e pode ganhar coisas como ingressos exclusivos, participação em eventos fechados e acesso a informações privilegiadas.
  4. Modelo de afinidade: os clientes são reunidos para trocar experiências em eventos exclusivos. Um exemplo é o Clube da Barbie, que reúne fãs da boneca.
  5. Modelo de valor agregado: oferece serviços para clientes mais assíduos. Um exemplo seria uma estadia grátis para um cliente que já utilizou um mesmo hotel diversas vezes.
  6. Modelo de aliança: nessa modalidade, há uma parceria mais próxima entre cliente e empresa para otimizar a experiência. Uma empresa de turismo pode oferecer a utilização temporária de um carro de alto padrão após a compra de um pacote, por exemplo.

Quais as vantagens?

O programa de fidelidade pode trazer várias vantagens para os estabelecimentos que adotam essa estratégia. Confira, a seguir, as principais.

Compras regulares

O primeiro e mais óbvio benefício é que esse programa estimula os consumidores a comprarem com regularidade, garantindo um bom fluxo de vendas para o estabelecimento. Quando essas pessoas se sentem premiadas, a tendência é de que elas espalhem a notícia para amigos e familiares, além de retornarem mais vezes.

Melhoria no relacionamento com os clientes

Manter um relacionamento especial com os consumidores é outro benefício de um programa de fidelidade bem-sucedido. Com essa interação próxima, será possível conhecer melhor essa pessoa e melhorar ainda mais a experiência de compra.

Com um vínculo legal com os clientes, os empreendedores terão a oportunidade de sugerir novos produtos, apresentar novas ofertas e promoções. Além disso, uma boa ideia é estrear novos pratos com condições especiais para os consumidores fidelizados.

Aumento das vendas

Já dizia o guru do marketing e das finanças Philip Kotler, em seu livro “Princípios de Marketing”: conquistar novos clientes é bem mais caro do que manter os já existentes. Nesse sentido, a retenção de consumidores é um investimento no aumento das vendas.

Diferencial competitivo

Por fim, todos os benefícios listados resultam em um ganho expressivo para o estabelecimento: um diferencial competitivo. Isso porque a empresa otimiza a sua operação e mantém uma cartela fiel e lucrativa de clientes que compram regularmente seus produtos.

Quando um cliente vai fazer o pedido, já terá em mente que se comprar novamente em seu estabelecimento, em breve terá uma recompensa e isso pode influenciar a tomada de decisão.

Isso garante mais estabilidade para lidar com as contas do dia a dia e a investir na compra de equipamentos, na divulgação ou na contratação de mais pessoas.

Já em relação às recompensas que podem ser oferecidas, veja algumas:

  • gratuidade de taxa de entrega;
  • descontos exclusivos;
  • cartões-presente;
  • brindes;
  • prioridade no atendimento ao cliente.

Quais as desvantagens?

Para as empresas, há um risco que representa uma possível desvantagem: atrelar a recompensa às receitas que o negócio projete obter. Portanto, caso os clientes não sejam grandes compradores, ele acaba tendo prejuízo ao apostar em metas irreais.

Nesse caso, o estabelecimento oferece descontos excessivamente altos, sem ter uma receita por trás para cobrir essas ofertas no longo prazo. Por isso, é importante apostar no programa somente quando ele não leve a gastos não planejados.

É preciso entender que os programas de fidelidade devem ser vinculados a hábitos de consumo — isto é, a compras regulares. Para restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos alimentícios em geral, a boa notícia é que o serviço oferecido (comida) é uma necessidade natural dos clientes.

Como o iFood ajuda o seu negócio a criar um programa de fidelidade?

Com o iFood você consegue criar programas de fidelidade de forma totalmente automatizada. Ao vender pelo aplicativo, você pode configurar uma promoção que proporciona ao consumidor obter uma recompensa após completar determinado número de compras.

Portanto, firmar uma parceria com o iFood é uma excelente maneira de conseguir bons índices de fidelização de clientes. Além disso, você passa a ter outras vantagens significativas, como:

  • utilização de uma plataforma totalmente otimizada para receber os pedidos;
  • divulgação do estabelecimento para milhares de clientes em potencial;
  • pessoas entregadoras com um treinamento adequado para transporte rápido e seguro dos produtos;
  • ferramentas de gerenciamento operacional, que também trazem indicativos do desempenho de vendas.

Com a parceria com o iFood, o seu estabelecimento pode aparecer como uma das principais sugestões para clientes que gostam do tipo de comida que você vende. Essas características, somadas a um bom atendimento e à produção de comida saborosa, ajudarão o estabelecimento a lucrar ainda mais.

Um programa de fidelidade é uma estratégia excelente para a empresa manter boas receitas e ainda estreitar o vínculo com os seus melhores consumidores. O iFood fornece essa possibilidade para seus parceiros, para que todos cresçam juntos.

Cadastre-se como parceiro e comece já a fidelizar seus clientes!

Por iFood

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10 respostas

  1. Boa noite, consumo comida de uma hamburgueria com mt frequência. Ja ganhei o cupom fidelidade diversas vezes. Na última compra completei mais uma, ganhei o cupom (que inclusive aparece no menu do cupom fidelidade) mas na hora de realizar a compra, onde escolho o cupom, ele nao aparece, nem como cupom inativo!

    1. eU ESTOU TENTANDO UTILIZAR A FIDELIDADE E NÃO CONSIGO, JÁ PEDI 3X E NÃO APARECE PRA MIM PARA RESGATAR OS 20% NA FIDELIDADE

    1. Boa noite !
      Já pedi mais de 3x em um restaurante e não ganhei desconto nenhum, e não aparece nada em cupons

  2. Isso não funciona. Já pedi diversas vezes em períodos pequenos de dias e nada de receber esse desconto de fidelidade. A loja possui o selo mas isso nunca acontece de receber o desconto.

    1. Sentimos muito pela experiência que você teve! Entre em contato por meio do nosso atendimento no Portal do Parceiro para entendermos o que pode ter ocorrido.

    1. Ei, Alexandre! Aqui ajudamos apenas os restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 😉

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